Qual é a sua rotina de limpeza?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Qual é a sua rotina de limpeza?

Rotina de limpeza - Central da Comunidade Airbnb.jpg

 

Olá a todos 👋

As primeiras impressões são cruciais quando os hóspedes chegam à nossa acomodação. Eles geralmente dão uma olhada rápida para se certificar de que tudo está em excelentes condições e, acima de tudo, limpo.

 

Embora a rotina de limpeza possa variar de acordo com o tipo de acomodação e o número de hóspedes, há certas ações comuns que geralmente fazem parte desse processo:

🪟 Preparativos: ventilar o espaço, retirar cobertores e toalhas e recolher produtos de limpeza, como sabão, vassoura, entre outros.
🧹Retirada de pó e sujeira: lavar roupas de cama, toalhas, louças, varrer e passar pano no chão e aspirar os carpetes.
🧼Desinfecção: após a limpeza geral, é recomendável desinfetar as superfícies.
🧺Arrumação: verifique se tudo está em seu devido lugar e em boas condições após o fim da limpeza.


Essas etapas são comuns para você?

Compartilhe nos comentários sua própria rotina de limpeza e qual etapa você considera mais importante de acordo com sua experiência 🤩

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

89 Respostas 89

Oi, Laura! Antes da chegada de um novo hóspede, é feita uma limpeza geral, cuidando de superfícies, roupas de cama&banho,?reabastecimento de papéis sanitários e de uso em cozinha. Também sao cuidados os eletrodomésticos para ter condições de uso adequadas, e o ambiente recebe sabonetes para uso pessoal e lavabo, detergente na cozinha e difusores aromáticos ambientais

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Olá @Francisco-Ivan0 , então você checa todos os eletrodomésticos antes da chegada dos hóspedes para ver se está tudo funcionando?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Fatima-E-Ademir0
Level 2
Balneário Camboriú, Brazil

Minha rotina de limpeza e diária e não cobro por isso

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Fatima-E-Ademir0 , você tem todos os dias alguém limpando a acomodação toda para os hóspedes?

 

Como funciona essa rotina de limpeza?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Felipe969
Level 2
State of Bahia, Brazil

Minha rotina de limpeza toda semana e antes e após todas as reservas 

Meu imóvel se localiza em stella maris salvador Ba 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

E quais aspectos da limpeza você dá maior enfoque @Felipe969 ?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Marcelo951
Level 10
Florianópolis, Brazil

Oi @Laura, a minha rotina de limpeza é sempre feito após o checkout, minha faxineira quem cuida disso pra mim, mas já fiz muita faxina também, ela vem sempre com a filha e com isso consigo resolver tudo rápido, desta forma não tenho dia de intervalo entre as reservas.

Troco toda a roupa de cama, inclusive protetores de colchão e travesseiros, capa de edredom e separa para a lavanderia, passa o aspirador em todo apartamento, depois pano úmido.

Cozinha limpeza geral, dentro das gavetas, ver se não tem louças sujas escondidas, por fim uso um aromatizador spray pela casa, nas cortinas, tapetes.

 

Caso o apartamento fique um período sem locar, ai sim eu faço uma limpeza só de ajuste antes do check-in.      

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Então toda a roupa de cama é levada toda vez pra lavanderia @Marcelo951 ? 

Eu sempre fiquei curiosa pra saber como os anfitriões gerenciam a roupa de cama e banho porque a minha de casa que é branquinha sempre acaba ficando amarelada, a @Denise583 já deu várias dicas mas oque me falta é espaço pra entender a roupa 🥹

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Marcelo951
Level 10
Florianópolis, Brazil

Oi @Laura , realmente essa questão de lavanderia para mim é a pior, é muita função, mas eu troco todas as vezes sempre, tenho uns sacolões (tipo daqueles que fazem compras no Paraguai), talvez você nunca tenha feito a sacoleira né kkk, então eu passo no imóvel para pegar as roupas sujas e destinar para lavanderia  no verão por conta da demanda ser maior,  mas custa pouco mais caro, eles pegam todos os dias na minha casa, e o restante do ano lavo em casa mesmo, tenho uma secretária do lar 2x na semana que cuida de toda a roupa.           

 

Quanto amarelar não aconteceu comigo, eu tbm uso brancas, já tenho a 2 anos e estão ótimas ainda, o que aconteceu é que as pessoas usam protetor solar, aqui é praia, e se usar alvejante ele reage com o protetor e fica rosa as roupas.

 

Eu uso Pecal de algodão 200 fios, foi um investimento alto no início, mas se pagou. Hoje eu estou fazendo reposição mas estou trocando o Percal de algodão por Percal de microfibra 400 fios, é mais barato, sai quase seca da maquina, vou avaliar a longo  prazo.        

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Roupa de cama é uma função mesmo @Marcelo951 ....

Então quantas vezes por semana você faz essa viagem pra lavanderia? 

 

Eu tô sabendo bem dessa sacolona  de compras, aqui a gente tem aquela azul enooorme da Ikea, você já viu?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Marcelo951
Level 10
Florianópolis, Brazil

Normalmente 1 ou 2 vezes na semana @Laura 

Eu tenho a sorte de fazer mais reservas entre 5 e 7 dias do que 2 ou 3, então facilita nesta questão.

 

Sacola da Ikea eu tbm tenho 🙄, roubei de uma amiga da Bélgica . 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Essa sacola da Ikea é uma mão na roda @Marcelo951 ! Eu faço até mudança de apartamento com elas....

 

Então é só no verão que você leva você mesmo pra lavanderia porque tem mais movimento?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Marcelo951
Level 10
Florianópolis, Brazil

Isso @Laura , no verão vai tudo para a lavanderia, que pega e me entrega, onde eu estiver, as vezes marcamos num estacionamento e pego as roupas, são bem flexíveis. O restante do ano faço o serviço na minha casa mesmo.    

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Ahhh, entendi agora @Marcelo951 🤯 (demorou hein 😅)

 

Depois me conta do resultado com o Percal de microfibra 400 fios?

 

Eu nem sei qual a diferença, mas como falei tenho muito problema com roupa de cama que amarela, tenho duas capas de colchão aqui no pé da mesa pra tirar mancha de sangue do meu marido que machucou o joelho e manchou tudo (🫠) e também que ficaram amareladas....elas são da Ikea, não muito caras mas fico com pena de jogar fora não é!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Marcelo951
Level 10
Florianópolis, Brazil

Em relação a diferença entre os tecidos @Laura , é a composição do fio.

Percal é um tipo de trama do fio, que pode ser feito em qualquer fio, algodão, misto, microfibra, linho, o fio de algodão  é mais grosso que o fio de microfibra, por isso a quantidade de fios por m² no tecido faz a diferença no toque.

Neste caso Percal 200fios de algodão e percal de microfibra 400 fios são equivalentes, porem o algodão amassa muito mais.

Os de microfibra são mais fáceis de limpar.

 

No caso de manchas amareladas, eu particularmente quase não tenho esse problema, mas quando acontece eu uso (VANISH), passo em cima da mancha com um borrifador, deixo agir e lavo normalmente, o produto nada mais é que um alvejante sem cloro, com nome chic.

 

Quanto as manchas de sangue nunca aconteceu nos meus alugueis, mas, uma amiga que tem veterinária me ensinou que sangue se tira com água somente.

coloca a roupa de molho sem nada de produto limpeza e deixa o sangue se diluir na água, as vezes tem que esfregar pouco, e só lavar com sabão depois.       

Eu uso as capas da Ikea tbm. 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias