Você já renovou algum um móvel na sua acomodação?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Você já renovou algum um móvel na sua acomodação?

Reaproveitamento, reuso e reciclagem de móveis - Airbnb Central da Comunidade.jpg

 

Olá a todos,


Oferecer uma acomodação visualmente atraente, que se destaque das demais e, acima de tudo, proporcione uma sensação de conforto, é uma tarefa que exige tempo, esforço e um investimento financeiro significativo por parte dos anfitriões.

Muitas vezes, esse toque especial vem do resgate de móveis que ainda têm muito a oferecer. Talvez seja aquela cama que adorna o quarto principal, as mesinhas de cabeceira com um toque vintage, aquela escrivaninha que agora serve perfeitamente como espaço de trabalho ou aquela televisão que, embora não seja a mais recente, faz o trabalho perfeitamente.

Ou melhor ainda, aquele móvel que você comprou em um brechó e não dava nada, ou até encontrou abandonado e deu a ele uma nova vida, o deixando cheio de personalidade na sua acomodação 🛋


A @Denise583 é referência nesse quesito e consegue dar um charme todo especial às peças que ela encontra por aí!


E você, já reutilizou algum móvel ou item na sua acomodação? Se a resposta for sim, qual peça ou item foi o protagonista dessa transformação?

Não deixe de compartilhar algumas fotos ou até o antes e o depois! 📸

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

108 Respostas 108
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Laura , @Sueli76 , @Leandro420 , @Dinamara2 , @Roberta986  e demais colegas!

Finalizando falo da Xainã, minha acomodação mais recente. 👇🏻

 

airbnb.com/h/xaina-um-beija-flor-na-serra-das-bicas

 

Na mesma propriedade da Serra das Bicas tenho a Xainã, uma casa de campo com mais espaço para minhas reinações kkk.

 

image.jpg

 

20230323_061855~3.jpg

 

20201108_181503~2.jpg

 

pngtree-bonfire-in-the-middle-of-a-lake-picture-image_2603346~3.jpg

 

Já ao pisar na varanda o hóspede é recebido po um antigo banco de madeira esculpido à mão. Pertencia à uma capela familiar de uma antiga fazenda de café.

image.jpg

 

Esse tem uma história engraçada.
Eu e o maridão estávamos num brechó de móveis usados quando olho para a área externa nos fundos da loja e me chama atenção esse banco, que quase passou despercebido estando ali jogado em meio a uma pilha de restos e recortes de madeira.
Cheguei mais perto e instantaneamente vi seu potencial, apesar de todo desconjutado e enegrecido de mofo por estar jogado ao relento.
Ele literalmente havia sido descartado naquela pilha de refugo, mas qdo o vendedor viu meu interesse veio com uma conversa fiada botando um preço significativo.
Eu e o maridão temos um método para combater esse tipo de exploração, a velha tática do "policial bom e policial mau".
Enquanto eu mostrava interesse ele se fazia irredutível, dizendo que era lixo, que aquilo não entraria em nossa casa e coisas do tipo.
Até que o vendedor, sem querer perder uma venda "de lixo", botou um precinho bem mais baixo, mas justo visto que eu teria trabalho para arrumar e o pobre já estava destinado à fogueira mesmo.
Foi preciso trocar a madeira do assento que apodreceu, reforçar os encaixes e muita esfregação com escova de aço e água sanitária pra tirar todo aquele mofo incrustado nos relevos dos desenhos esculpidos.
Isso já faz uns 20 anos e por muito tempo ficou na minha varanda da casa do Rio.
Hoje, na Xainã, ganhou pintura em 2 tons de azul para destacar os relevos e leves detalhes em dourado. Como assento somente duas esteiras de palha compradas numa viagem ao Maranhão que lá são usadas por baixo da sela dos cavalos.

 

Compradas de uma vizinha, renovei duas mesinhas de cabeceira que eram de sua mãe, ambas no estilo Chippendale do início do século passado.

 

image.jpg

 

20230731_102128.jpg

E por falar em cama... o destaque do quarto principal é uma antiga cama de ferro. 

Munida de tinta spray em 6 cores diferentes, fiz uma pintura bem ousada.

Gostei muito de como ficou.

 

image.jpg

 

E minha última "arte" foi um bercinho antigo da primeira metade do século passado, daqueles com estrado de molas.

Garimpei num "brechó" daqui mesmo de Carrancas que sempre dou uma bela fuçada pra ver se tem algum tesouro.

E lá estava ele, todo desmontado tristinho num cantinho da parede. 

Tadinho, estava beeeem detonado. O cupim tenha feito uma festa.

Mas o maridão fez milagres e voilá, eis-lo em toda sua majestade kkk.

 

821419.jpg

 

20230711_114322.jpg

 

20230711_113510.jpg

 

Uma pintura num tom de azul claro com técnica de "esponjado" em branco, deu a suavidade necessária.

De resto foi costurar retalhos pra fazer a proteção lateral e demais complementos.

Eu achei que ficou bem lindinho.
E vocês, o que acham?

 

Então colegas, eis um pouco das minhas histórias e experiências.
Adorei compartilhá-las com vocês.
Espero que sirva de inspiração.
Abraços!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

EU ESTOU NO CHĀO @Denise583 , quantos detalhes e talento vocês tem para ver o potencial nesses itens todos 🤯🤯🤯

 

Eu por exemplo nem percebi a cadeira de leitura quando fui ai pra Carrancas, agora tenho que voltar pra ver ela de perto de novo 😅

 

Morri de ri com a história do banco de madeira, vou usar essa tática do policial hein, agora tenho que treinar quem estiver comigo...como vocês se dão esses sinais? É tipo piscadinha pra o outro perceber? 😅

 

Eu também fui bem fazer uma busca no Google por "ovo" de madeira para cerzidos ....esse ainda não entendi para que serve  🧐

 

Eu não sei nem por onde começar...a cama, o berço da Xainā estou a coisa mais linda, você tem um talento e visão sem igual Dê! Conta para gente como você faz pra se livrar dos cupins!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Que bom que gostou cumadi @Laura.

Mas não tem mistério nenhum. 

Não tem como deixar de notar o potencial de uma peça esculpida à mão!

E com a experiência, vc fica com os "olhos treinados" kkkk.

 

A cadeira de leitura não estava qdo vc veio. Estava na casa do Rio e só a trouxemos depois.

 

Essa tática do "policial bom e policial ruim" dá super certo. E já entra automático sempre que nos deparamos com uma situação semelhante. 

Aberaldo já olha pra mim e manda na lata "vc não tá pensando em levar essa coisa, né? Isso tá bom pro lixo" (uma fala que jamais nossa educação nos permitiria dizer numa situação normal). 

Então está dada a "deixa" e é só seguir com a encenação kkk. 🤭

 

Pra eliminar os cupins tem que usar veneno mesmo, não dá pra arriscar, ainda mais por termos muita madeira na construção.

Aqui usamos solução à base de deltrametrina, que tem o menor teor tóxico. 

É preciso abrir os canais feitos pelos cupins, por vezes só tem a casca, tudo por dentro está oco. Dá uma boa raspada e lixada e passa a deltametrina com pincel, e agulha e seringa para os buraquinhos. Pode acontecer de precisar substituir um pedaço ou uma seção inteira. Se não conseguimos reproduzir aqui, levamos pro marceneiro da cidade.

Deixamos o móvel por cima de um papel ou plástico de cor clara e observamos se cai aquele pozinho característico do cupim.

Se ainda tiver, faz mais uma rodada de tratamento. 

Como prevenção passamos uma camada de "Pentox" (um cupinicida de ação preventiva e combativa). Esse vai em todo o móvel.

Após isso é remendar os buracos maiores com massa "Durepox" e pros menores vai a "F12" (uma massa própria pra cobrir imperfeições de madeira).

Aí é lixar pra tirar as imperfeições e pintar.

 

O "ovo" de madeira é isso mesmo, é um pedaço de madeira num formato de ovo, muito usado antigamente para cerzir, principalmente meias que são molegas e "tubulares", assim como mangas e similares.

Vc enfia o ovo na meia e expõe a área que precisa cerzir (veja as fotos).

Ainda vi sendo vendidos uns poucos lugares, mas não é maciço como o meu, é oco como um ovo de Páscoa.

Então é isso...

Agradeço a iniciativa da postagem e a oportunidade de compartilhar, com os colegas, um pouco do que fazemos.

Bjcão 💋

 

20230731_122109.jpg

 

20230731_123147.jpg

 

 

 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu adoro essas dicas, para mim é quase como um mundo novo que eu nunca conheci antes....até o ovo de madeira eu nunca tinha visto!

Eu confesso que não tenho olho bom pra brechó, nunca tive muita paciência, mas outro dia andando na rua encontrei uma cadeira antiga e pensei na hora, " A @Denise583 iria amar isso!" 

 

Agora só fiquei chocada com a quantidade de processos a serem feitos com a questão do cupim! Minha mãe teve que se desfazer de uma bancada inteira porque não tinha mais como lutar contra os cupins que estavam tomando conta!!

picture.jpg

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Cumadi @Laura 

É importante avaliar se vale a pena mesmo todo esforço e gastos.

Móveis mdernos por exemplo, nem pensar. A maioria é descartável mesmo. Tudo de MDF, quando muito compensado de baixaualidade.

Desmontou uma vez, já era!

Tô fora., 

Meu olho caça os antigos.

Tem que avaliar primeiramente o estilo, ele lhe dirá a "época" de fabricação.

Depois é ver detalhes como a madeira usada e técnicas de marcenaria empregadas pra saber se é autêntico da época ou imitação barata.

E por último o estado geral.

 

Nem sempre vc consegue recuperar o móvel inteiro, mas pode usar parte para outra finalidade.

Exemplo essa "cadeira" aí da sua foto, se é que é mesmo uma cadeira tá bem estranha, me lembra um berço mas parece muito pequeno).

Enfim, sendo uma cadeira ou outra coisa, tem muito encaixe numa estrutura bastante frágil. Mesmo que conserte tudo, vai desconjuntar rapidinho.

Mas é bonito todo torneado, daí eu aproveitaria apenas as três estruturas semelhantes a "escadas". Repararia os encaixes, cortaria os excedentes, lixa e tinta.

Pendurada ou apoiada na parede, serve pra pendurar toalhas no banheiro, panos de pratos e avental na cozinha ou mantas junto a um sofá, poltrona ou rede. 

Suspensa no teto, acima do fogão ou pia, vira um paneleiro tanto pra panelas como pra frigideiras, leiteiras, conchas e demais utensílios. Lembrando que pela aparente fragilidade, só serviria para coisas leves.

É isso...

 

Cupim é coisa séria que exige atenção. 

Se a infestação estiver ativa, vc verá aquele pózinho característico junto ao móvel. 

Se a infestação já foi debelada, ficam os danos, buraquinhos e canais pelo interior da madeira. Como disse, por vezes só temos a casca, a peça tá oca, tudo por dentro foi comido.

Se a infestação está demasiada e o dano muito avançado, só resta mesmo queimar.

 

Bjcão 💋

 

 

Alguns exemplos das ideias que mencionei 👇🏻

71jE839GQXL._AC_SX679_.jpg

 

mantas-quentes-penduradas-na-escada-decorativa_392895-331852.jpg

 

imagem-4.jpg

 

 

Laura, o Texto foi seu, mas quem reinou foi a @Denise583  😂

Tudo perfeito, né?

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Aline473 

Muito agradecida por seu elogio.

Fico feliz que tenha gostado.

Abraços!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Hahahahaha esse tópico é todinho da @Denise583 , @Aline473 , até a ideia do assunto foi ela que me deu 😅

Em relação à esse tópico de reaproveitamento de móveis e materiais, não tem igual à ela!!

A bichinha é uma fera mesmo viu....Se quiser aprender umas dicas muito valiosas já sabe com quem falar (ao contrário de mim que ainda estou engatinhando nisso 😂 )

 

Adorei a ideia dessa 'escadinha' pra colocar toalhas Dê, eu já vi em banheiros e acho lindinho, só fico com medo dessa questão do cupim que se eu trouxer pra dentro de casa to lascada....e tem outra: eu moro no apertamento lembra, não tenho nem area externa pra fazer esse tipo de estripulias 😅

 

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Cumadi @Laura 

A coisa do cupim vc identifica logo (os furinhos e a casca oca). Uma ou duas passadas de veneno já resolvem.

Evidente que se estiver muito detonado, larga pra lá 

E cupim é coisa de pais quente. Nem sei se há esse risco aí na Inglaterra.

E lixa e tinta não é assim tanta estripuliu não, viu?

Forre uma mesa com pspel (jornal, papel pardo, de embrulho e etc), uma serrinha pra cortar, cola pra colar, uma lixadinha à mão pra tirar qqr imperfeição e vestígio de tinta solta, um pano úmido e depois é só pintar.

Dá pra fazer em qqr lugar.

Mãos à obra kkkk

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Vou tentar hein @Denise583 !

Vou começar bem pequeno porque o apê não permite grandes feitos kkkk

 

Agora pensando em qual primeiro item investir.....

 

É verdade sobre o cupim, acho que aqui é bem menos comum mesmo!!

Mas deve ter com certeza, principalmente em móvel abandonado 🧐

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Isso cumadi @Laura 

Vai experimentando.

O lance é começar. 

E tem tanto, mas tanto tutorial de DIY.

Daqui a pouco vc tá craque.

Bjcão 💋

 

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

 

Oi cumadi @Laura 

Se me permite uma sugestão como pontapé inicial.

Vá até uma lojinha de móveis usados, uma venda de garagem, o que for e garimpe um banquinho de madeira, por exemplo. Compre um que esteja em boas condições, que não exija trabalho estrutural.

Vá numa loja de artesanato (ou via Internet) e compre um stencil (é um molde vazado com infinitos motivos - escritos, flores, folhagens, animais e geométricos). 

Lixa pra dar uma lixadinha básica (só mesmo tirar a camada superficial), pincel e tinta na cor para o banco e outra para o stencil.

E voilá, fico esperando o resultado aqui.

Se quiser dividir comigo o processo, nos falamos em privado. 

Bjcão 💋

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Ai, acho que vou fazer isso mesmo Dê, e falando nisso essa conversa também me inspirou a voltar pra aula de cerâmica que eu amava, mas ô troço difícil , e precisa de paciência viu, porque são vários processos e a professora não tinha pressa nenhuma rs .... 

 

Vou até ver se tem alguma lojinha aqui por perto, eu lembro de ter visto uma aqui na região sim, mas nunca nem entrei, porque fico pensando que ou sou eu o a peça aqui em casa 😅 (problemas de quem aluga e fica insegura com essas coisas)

 

Assim que for te mando umas fotos pra você ver se bate o olho em alguma coisa legal @Denise583 ! Já animada!!!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Cumadi @Laura 

Pensando aqui na minha sugestão do "pontapé inicial".

Tem uma técnica bem barata, mas igualmente linda.

Carimbo invertido.

No lugar do stencil, colete algumas folhas de árvores daquelas mais recortadas, cujo formato seja bonito e lhe agrade.

Daí vc as usa como um molde invertido.

Explico:

Pinte o banquinho (ou o que vc estiver renovando) na cor escolhida, após secar, separe as folhas (que devem estar frescas), use um pedacinho de fita durex ou similar no verso pra prender no móvel.

Estude bem como vc irá distribuí-las.

Escolha outra tinta numa cor contrastante e derrame um pouquinho num pratinho descartável e, usando um pedaco de esponja macia (dessas de banho mesmo), passe na tinta, tire o excesso num papel absorvente ou paninho velho e vá dando batidinhas leves no contorno da folha. 

Dessa forma a silhueta da folha ficará impressa .

Se vc se animar a fazer, me contate no privado que lhe dou mais instruções. 

Bjcão 💋

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Ai eu AMO esse tipo de efeito @Denise583 , ótima ideia.....

Agora olha que curioso: enquanto estava lendo o seu comentário recebi a ligação da pessoa que vai me vender o meu PRIMEIRO VIOLĀO (para canhotos obviamente 😅) ! Estou até emocionada porque sempre foi o meu sonho aprender a tocar (isso me lembra a gente na mesa de café da manhã ouvindo o Abe cantando pra gente.....) mas nunca tive coragem ou paciência de aprender, mas agora vai!!

Estou doida pra começar a voltar com os meus hobbies e coisas que quero aprender!!

Alguma dica pra dar?

 

Hoje também vou na loja que tem aqui atrás de móveis antigos e vou ver se acho alguma coisa interessante, vou te avisando!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias