Como arrumar seu espaço: o que os anfitriões precisam saber

Airbnb
Official Account

Como arrumar seu espaço: o que os anfitriões precisam saber

Declutter.jpg

 

Seus hóspedes precisam mesmo de três abridores de garrafas? E todas aquelas bugigangas no armário do banheiro? É provável que algumas das coisas que você tem guardadas estejam apenas ocupando espaço valioso. Organizar o espaço pode ser demorado, desgastante ou até mesmo sentimental, mas pode ajudar muito a tornar seu espaço mais confortável para os hóspedes e mais fácil de organizar para você.

 

Independentemente de receber hóspedes em um quarto inteiro ou uma casa inteira, estas dicas de anfitriões vão inspirar você a caprichar na organização.

Deixe seu espaço impecavelmente limpo

Mesmo se você não adotar uma abordagem minimalista em sua vida pessoal, é útil adotá-la na hospedagem. “Acho que quanto menos itens desnecessários houver, mais limpo e arrumado o espaço ficará", opina Kath, anfitriã de Albany, na Austrália. E os hóspedes se importam muito com a limpeza — de acordo com os dados do Airbnb, ela é uma das principais razões para comentários negativos. Se o espaço estiver limpo e sem itens desnecessários, também fica mais fácil limpá-lo entre as estadias, visto que haverá menos coisas para limpar ou retirar.

Libere espaço para as coisas dos seus hóspedes 

A maioria dos hóspedes precisa de um lugar para colocar suas roupas, produtos de higiene pessoal e outros itens pessoais. Então, se seu próprio guarda-roupa tiver se espalhado para o quarto do hóspede, talvez seja hora de abrir mão de algumas coisas. “Se eu não tiver usado uma roupa ou a vestido em um ano ou dois, eu me livro dela", diz Sarah, anfitriã de Sayulita, no México. Talvez seja interessante liberar ainda mais espaço, especialmente se você recebe hóspedes para estadias de longa duração, como Jessica, anfitriã de Seul, na Coreia do Sul. "Tenho certeza de que eles trarão livros, lembranças, fotos de família e sua própria 'bagunça' para colocar na mesa de cabeceira, na escrivaninha ou em uma prateleira", afirma ela.

Simplifique a arrumação da cozinha e do banheiro

Cozinhas e banheiros precisam ser extremamente funcionais — no entanto, tendem a ser as primeiras áreas de uma acomodação a acumular itens desnecessários. “Pessoalmente, não gosto quando acho que tudo na cozinha da acomodação foi comprado de segunda mão ou era de outro lugar e ficou sem utilidade", diz Alexandra, anfitriã de Lincoln, na Califórnia. Pense no que os hóspedes realmente precisarão nesses espaços e retire todo o resto. A maioria dos hóspedes vai gostar de encontrar um abridor de garrafas na cozinha, mas provavelmente não vai precisar de um cortador de bananas. O condicionador é uma boa comodidade para o banheiro, mas os hóspedes provavelmente não esperam ter quatro marcas diferentes à sua escolha.

Verifique regularmente se há itens deixados para trás

Às vezes, os hóspedes deixam para trás suprimentos em perfeitas condições, como sacos plásticos, alimentos enlatados ou condimentos. Pode ser muito tentador deixá-los na acomodação, principalmente se não estiverem abertos. No entanto, tenha em mente que itens de outros hóspedes podem se acumular e que novos hóspedes talvez não fiquem à vontade para usá-los. A anfitriã Michelle, de Chicago, só mantém alimentos e bebidas que estiverem "selados como foram comprados originalmente", como "água engarrafada, refrigerante, condimentos de uso único, etc.". Consolidar algumas coisas também pode ajudar a manter o espaço arrumado. Por exemplo, você pode colocar os sacos plásticos extras em um porta sacos ou juntar o sal de recipientes diferentes.

Organize as comodidades e facilite o acesso a elas

Você não quer que os hóspedes deixem de aproveitar todas as comodidades incríveis que você oferece simplesmente porque não conseguem encontrá-las. Kelly, anfitriã de Austin, no Texas, aconselha "deixar o espaço dizer o que ele oferece" e não o contrário: "Se só cabem cinco toalhas de forma adequada na prateleira, então você não deve ter seis toalhas." Confira a roupa de cama e outros itens regularmente, e doe ou descarte qualquer coisa que não esteja em bom estado. Depois de simplificar suas comodidades, pense na melhor maneira de exibi-las. Chantal é uma anfitriã de Yvignac-la-Tour, na França, que tem um armário dedicado para os hóspedes: "Tem de tudo, de garrafinhas de água a papel higiênico... Tudo organizado por prateleira e categoria em cestos separados."

Itens desnecessários, dicas de limpeza, dicas de design

“Tudo no cômodo deve ter um propósito, sem itens desnecessários", diz Kelly, anfitriã de Austin, no Texas. "Dito isso, não significa que o cômodo não deve ser elegante nem ter uma atmosfera calorosa e aconchegante." Não há uma abordagem única para isso, naturalmente — o equilíbrio certo pode depender do seu espaço, tipo de propriedade e estilo de hospedagem. No entanto, temos aqui algumas diretrizes a serem consideradas:

 

  • Não deixe o espaço pessoal demais. Tente manter as áreas dos hóspedes sem fotos de família, obras de arte das crianças ou outros itens muito pessoais.
  • Por outro lado, personalidade é bem-vinda. Arte local emoldurada, uma peça peculiar de mobiliário ou um espelho sem igual podem fazer com que seu espaço se destaque.
  • Adicione objetos decorativos, mas não muitos. Sejam plantas, almofadas ou pequenas esculturas, itens tridimensionais podem ajudar a criar uma sensação de lar em seu espaço. O truque é usá-los com moderação e organizá-los de forma intencional.
  • Inspire-se nos anfitriões do Airbnb Plus, cujos espaços são conhecidos por ter um design coeso e cheio de personalidade. Confira os anúncios deles ou assista aos vídeos de instruções que eles ajudaram a criar.

 

Com estas dicas em mente, você estará no caminho certo para ter um espaço mais organizado e acolhedor, que os hóspedes vão adorar. Boa arrumação!

56 Respostas 56
Ilka84
Level 2
Balneário Camboriú, BR

Adorei a ideias dos petiscos e dos bilhetinhos 

obrigada 

Miltes-Goulart0
Level 1
Taubaté, BR

Faço questão de receber meus hóspedes, deixo um bolo para os mesmos , agora vou copiar a ideia de deixar bilhetes carinhosos. Abraços e grata pelas dicas .

Silvia1314
Level 2
Porto Alegre, BR

Eu sempre deixo uma cômoda inteira para uso exclusivo dos hóspedes e ainda cabides para suas roupas. Questiono na chegada se necessitam usar a máquina de lavar, explico como funciona, bem como ferro de passar. Sugiro locais para as refeições e o que podem fazer por perto da residência nas horas de lazer. Enfim, me preocupo com o bem estar do início ao fim da estadia.

Sandra1359
Level 2
São Paulo, Brazil

Muito interessante! 

Silvia1742
Level 1
São Paulo, Brazil

Obrigada adorei as dicas

Helena567
Level 2
State of Santa Catarina, BR

Dicas legais. Sempre deixo suspiros que faço para meus hospedes . E espaço numa comoda inteira para que possam guardar seus pertences

Wagner66
Level 2
State of São Paulo, Brazil

Excelente. Tenho certeza que aplicarei algumas boas dicas a minha acomodação. Essa semana fui questionado por meu anfitrião sobre alguns armários trancados o qual mantenho objetos de uso pessoal. Confesso que fiquei pensativo sobre o que meu anfitrião sentiu naquele momento e eu não estava lá na hora pois foi um self checkin. Expliquei que parte dos armários estavam livres e poderiam ser usado á vontade e outra parte dica inacessíveis, em fim. Tudo ficou bem mas eu fiquei meio chateado. Não sei. Vou tentar melhorar isso de algum modo. 

Eli-B0
Level 1
Itupeva, BR

Muito boas as dicas 

Renato284
Level 1
Ribeirão Preto, BR

Otimas dicas!

Benedita1
Level 2
São Paulo, Brazil

Procuro sempre por tudo do melhor para os hóspedes , para  que tenham conforto e se sintam a vontade.

Edson6
Level 3
Brazil

Grato pelas considerações!!

Deixo lençóis reservas para os hóspedes,toalhas de rosto,etc,só dá pena de ver o q alguns fazem ,costumo deixar uma cesta de café de boas vindas.

Mirian66
Level 1
Cachoeiro de Itapemirim, Brazil

Sem querer já o faço..pois possui um quartinho de bagunça tracado com utensílios pessoais..na cozinha deixo sal, açúcar, pó de café, e temperos do resto tiro tudo para acomodar os alimento dos hóspedes... Nos quartos desfiz dos guardas roupas e coloquei prateleiras com cabides e com roupas de cama apenas..fica um excelente espaço livre para os hóspedes..deixo tudo impecável como nunca..roupas de camas lavadas com um gostoso amaciante..o qual recebo bastante elogios pelo perfume de cama limpa e agradável.

Otimas dicas! Acabei de receber meus primeiros hospedes e vejo que estou no caminho certo! 

Eduardo220
Level 2
State of Goiás, BR

Obrigado pelas dicas foram muito úteis

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias