[Jogo] Anagramas: Comidas ao redor do Brasil

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

[Jogo] Anagramas: Comidas ao redor do Brasil

Screenshot 2022-07-06 at 14.00.52.png

 

Olá a todos,

 

Existem muitos pratos brasileiros famosos mundialmente, e viajar pelo país nos dá a oportunidade de experimentar comidas que talvez não tenhamos experimentado antes na nossa região. Você pode até ter descoberto um novo prato depois de hospedar um hóspede de outro estado do outro lado do país.

 

Com isto em mente, eu gostaria de começar um novo jogo 🧩

 

As regras são muito simples: abaixo fiz uma lista de 25 pratos nacionais e misturei as letras, então sua tarefa é decifrá-los e me dizer quais são os pratos. E se você me disser de que país é o prato, é um bônus extra!

 

Quantos pratos você consegue adivinhar?

 

Para permitir a participação de todos, só vale postar apenas uma resposta por comentário 😎

 

1-Abará

2-Acarajé

3- Arroz doce

4-Baião de dois

5-Bobó de camarão

6- Bolinho de chuva

7- Bricelet

8-Buchada de bode

9- Canjica 

10 - Carne de Sol

11 - Cocada

12-Coxinha

13- Cuscuz de tapioca

14- Entrevero de pinhão

15- Furrundu

16- Galinhada

17.Guariroba

18 - Jabá com Jerimum

19- Paçoquinha

20 - Pé de Moleque

21 - Queijadinha

22 - Rabada 

23 - Sarapatel

24 - Tapioca

25 - Vatapá

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

258 Respostas 258

@Izabel88 

É isso que tô tentando dizer pra @Laura 

Guariroba é um ingrediente, não um prato. 

Só que não é fruto, o que se come é o PALMITO.

Tanto que tbm é conhecido como palmito-amargoso

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Ixi @Denise583 , @Izabel88 , eu não sabia da existência da Guariroba até hoje sabia? 

Apareceu como comida tipo no Brasil e olhando fotos até parece um prato 😅

queroba04.jpegarroz-com-guariroba-7193.jpeg

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Então @Laura 

Aqui vemos a guariroba pura na salada (como se faz com qqr palmito), e tbm no preparo com arroz (como se faz com o pequi - arroz com pequi).

Mas nem por isso palmito ou pequi são considerados pratos, e sim ingredientes, uma iguaria e etc.

Mas enfim, vamos que vamos!!! 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Acho que então o mais diplomático seria colocar no título 'comidas típicas do Brasil' @Denise583 , porque o @Fabricio50 achou agora cocada (que eu também amo!), que também não é um prato  🧐

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura 

Por que cocada não é um prato?

Se mencionasse apenas coco, não seria, mas cocada envolve um preparo e a adição de outros ingredientes, caracterizando-a como um prato, sim.

Esta é a diferença entre um ingrediente e um prato.

O ingrediente entra no preparo de vários pratos.

O prato é o resultado do preparo de um ou mais ingredientes. 

É isso...

 

 

Entrando nessa polêmica agora🤭, também acho que cocada seja uma comida, mas não um prato,  entendo como tal, o preparo de vários ingredientes para uma refeição, daí ser um prato, cocada, quando muito, seria uma sobremesa, mas prato não,  ninguém come um prato de cocada ou de bolo, mas come um prato de arroz doce, como janta da noite, quando era pequeno, muitas vezes o prato de janta da noite era arroz doce ou munguzá, por exemplo @Denise583 ...

Oi @Fabricio50 

É que nesse caso, prato ganha um sentido mais amplo.

Um "prato" é, ou faz parte de uma refeição e dependendo do conceito, a refeição pode ter vários pratos, inclusive a sobremesa (prato doce, prato salgado), que pode ser servida num prato (objeto) para o uso com colher ou garfo, ou porções mais sólidas para se comer com as mãos.

Usamos a definição de prato qdo é algo elaborado.

Uma goiaba, mesmo servida como sobremesa, não é um prato; já goiabada é, como é o prato de número 15 😊

Um salada é um prato, mas a alface é apenas um ingrediente. 

Mas usar o termo COMIDA realmente contempla melhor o objetivo do jogo kkk

O melhor mesmo neste jogo é fazer cada um destes pratos e mandar ver.

Fazemos e postamos as fotos aqui!!!

Um prato cheio pra quem gosta dde comer e tirar fotos de comidas.

O que acha @Laura ?

Kkkkk... eu tô fora @Denise583 , comer um prato cheio eu sei, mas fazer algum prato, aí a coisa muda...rsssss... sei não...

 

10 - Carne de Sol (minha mãe sabia fazer, o princípio era assim: escolhida a carne - colchão mole ou alcatra - salgava ela com muito muito sal, depois minha mãe colocava no varal, ao sol, de um dia para o outro, mandando a gente vigiar para os gatos não pegarem ou outro animal...rssss, ficava uma delícia,  aliás, foi assim que conheci o que era carne de sol).

Opa, olha que boa ideia, @Fabricio50 

Faça a carne de sol, receita de sua mainha!!!

 

Eu já amo cozinhar, sei fazer muitos dos pratos do jogo. (não carne de sol)

@Denise583 , mainha fazia uma carne de sol saborosa, visse?

 

Quando era criança eu só conhecia carne de sol caseira, agora elas são fabricadas, né?

 

Acho que ninguém faz mais não, eu mesmo não sei fazer não Denise, tem todo um toque e um jeito que eu não arrisco, também não tenho varal externo, moro em apto, não dá...

 

Agora, cozinhar é uma arte, né não?

 

Sei que para fazer comidas boas, o princípio é praticar, fico só imaginando teus pratos...hummm...😋😋😋

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Título atualizado @Denise583 , @Fabricio50 !

Agora dá até pra gente adicionar outros ingredientes, como o palmito mesmo que a @Denise583 falou, que eu sou doidinha por um..... quando eu vejo aqueles vidros de 1 kilo bem grande, fico até arrepiada kkkk 

curiosidade: meu apelido na infância era Laurinha Palmito, porque 1: eu parecia um palmito de tão magra e 2: só comia palmito kkkk

 Sabe que eu nunca provei Jabá com Jerimum nem carne de sol @Fabricio50 ?🧐

é tipo carne seca ou eu estou é viajando?

Eu também estou doida pra comer os quitutes da @Denise583 , @Fabricio50 ..... Jájá estaremos juntinhas proseando em Carrancas!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Eita @Laura 

Faz coro com o maridão. Tbm adora palmito kkk

 

Putz, não sabe o que está perdendo...

O "doce" da abóbora com o "salgado" da carne seca é "bão dimais".

Fazia muuuuuito no Rio.

Desde que vim pra Carrancas definitivamente, nunca mais...

Curiosamente aqui em Minas e adjacências não se encontra carne seca, como no Rio. Lá, por conta da Feijoada, qqr mercado tem alas inteiras lotadas de charque, embutidos e defumados.

Faça um dia, não é difícil. Basta deixar a carne de molho pra dessalgar (trocsndo as águas como se faz com bacalhau), refogar com temperos (allho, xebola, tomate, um pouquinho de pimentão, pimenta) e botar pra cozinhar (tal qual se faz com uma carne assada de panela).

Qdo estiver cozida apure o caldo (tem que ficar um caldo grosso tal qual carne assada de panela, não é sopa kkk), acrescente a abóbora em pedaços pra cozinhar naquele caldo da carne, tomando o cuidado pra ela não desmanchar e não virar uma gororoba kkk.

É isso...

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Mas carne seca e carne de sol são parecidas @Denise583 ? Porque já fiz um escondidinho de carne seca pro marido e os amigos gringos dele na época da Copa e todo mundo ficou doido, o problema agora é lembrar oque eu fiz porque foi só daquela vez!

Eu gostei dessa receita com a abóbora, amo misturar doce com salgado e a abóbora docinha fica uma delícia na comida....

Eu não comia carne nenhuma no Rio, uma época era vegetariana total, eu e o @Fabricio50 em um churrasco ia dar ruim (ou bom!) porque ele só ia querer carne e eu iria levar os meus legumes pra fazer na chapa kkkk

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Sao semelhantes mas não iguais. 

Ambas são salgadas pra conservar, a de sol é seca ao sol, acho que a outra se faz uma pilha e fica fechada num galpão ou coisa parecida e vai desidratando soltando aquela água que escorre pelo chão 

Com a palavra, nosso amigo @Fabricio50 .

 

Então @Denise583 , como disse no outro post, carne seca, carne de sol, charque, são carnes que levam sal na sua produção, a diferença vai ser na quantidade de sal para a produção do tipo de carne, mais ou menos sal e o tempo da cura e o modo da cura, sendo a carne seca a que leva mais sal na sua produção e a carne de sol leva menos sal na sua produção.

 

Essas carnes eram preparadas assim, desde muito tempo, para que durassem mais, pois o sal conserva e não existia congeladores, daí usavam o sal para conservar por mais tempo a carne...

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias