[Jogo] Anagramas: Comidas ao redor do Brasil

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

[Jogo] Anagramas: Comidas ao redor do Brasil

Screenshot 2022-07-06 at 14.00.52.png

 

Olá a todos,

 

Existem muitos pratos brasileiros famosos mundialmente, e viajar pelo país nos dá a oportunidade de experimentar comidas que talvez não tenhamos experimentado antes na nossa região. Você pode até ter descoberto um novo prato depois de hospedar um hóspede de outro estado do outro lado do país.

 

Com isto em mente, eu gostaria de começar um novo jogo 🧩

 

As regras são muito simples: abaixo fiz uma lista de 25 pratos nacionais e misturei as letras, então sua tarefa é decifrá-los e me dizer quais são os pratos. E se você me disser de que país é o prato, é um bônus extra!

 

Quantos pratos você consegue adivinhar?

 

Para permitir a participação de todos, só vale postar apenas uma resposta por comentário 😎

 

1-Abará

2-Acarajé

3- Arroz doce

4-Baião de dois

5-Bobó de camarão

6- Bolinho de chuva

7- Bricelet

8-Buchada de bode

9- Canjica 

10 - Carne de Sol

11 - Cocada

12-Coxinha

13- Cuscuz de tapioca

14- Entrevero de pinhão

15- Furrundu

16- Galinhada

17.Guariroba

18 - Jabá com Jerimum

19- Paçoquinha

20 - Pé de Moleque

21 - Queijadinha

22 - Rabada 

23 - Sarapatel

24 - Tapioca

25 - Vatapá

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

258 Respostas 258

Essa diferença na quantidade de sal eu desconhecia,  por isso a carne de sol é mais macia e suculenta.

 

Óia amigo @Fabricio50 como é interessante as diferentes estratégias de cada região para conservar o alimento.

Aqui em Minas os antigos faziam a "carne de lata".

Geralmente carne de porco (é a mais usada), mas pode fazer tbm com carne de boi. 

Numa época que não havia geladeira, após matar e "tratar" o porco, a maior parte da banha vai ao fogo pra tirar a "gordura" (no Rio se diz o contrário, gordura é a crua e banha é a derretida ao fogo). 

Essa "gordura" entrará no preparo de todo e qqr prato da roça, inclusive quitandas.

A maior parte da carne, após temperada, vai ser frita na gordura até ficar bem sequinha (pra não mofar) e conforme vai fritando, vai jogando numa lata com gordura suficiente pra cobrir todos os pedaços.

Aquela gordura vai se solidificar (aqui diz-se talhar) e essa lata pode ficar tranquilamente até 2 anos ou mais em temperatura ambiente, que a carne não estraga. 

Pra comer, basta tirar o pedaços que quer, levar rapidamente ao fogo com algumas rodelas de cebola e uns pingados d'água pra ela ficar suculenta.

E mete pra dentro kkkk

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Caramba @Denise583 , eu não fazia ideia da carne na lata assim, cheia de gordura para conservar a carne 😳

Não fica muito oleosa não? Ainda mais depois de ser frita.....

Esse mundo da carne é completamente novo pra mim, já que faz muito pouco tempo que eu comecei a comer(bem aos poucos ainda!)

 

Eu era Laurinha Palmito por isso mesmo, pra mim era só palmito e uma saladinha pra acompanhar! 😂

Eu também era da cor de um palmito @Fabricio50 ! Era o combo perfeito! Quase uma garota propaganda!

 

Eu amo cuscuz de tapioca doce @Denise583 ! Pra mim sempre me lembra o pessoal vendendo na praia no domingo, eu pedia sempre pra colocar extra de coco ralado e leite condensado!! hmmmmmm

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Um combo perfeito...🤣🤣🤣... uma boa definição @Laura ...kkkk

 

22 - Rabada (é a carne do rabo do boi),  a pessoa faz um guisado, acompanhado geralmente com arroz e um purê de batata, quem sabe preparar, fica uma delícia 😋...

Pois eu não conhecia esse processo de conserva da carne com gordura de porco não @Denise583 , menina a culinária da gente é fera, isso vende onde Denise? Ou é só artesanal para consumo próprio? Sei que o pessoal sertanejo, meu pai era quem dizia isso, fazia tudo com banha de porco, não existia margarinas e óleos enlatados, para o sertanejo, fritura só com banha de 🐷... rssss 

 

Agora fiquei pensando🤔, como a rapaziada lacrava essa lata cheia de carne, qual o tamanho e o tipo de lata que eles acondicionavam a carne e quantidade também... eu comeria uma carne dessas, deve ser gostosa... 😋 

 

Em relação a carne de sol, vc acertou novamente, ela é mais suculenta e macia porque leva menos sal do que as outras...👏👏👏👍😁👍

 

@Laura e @Fabricio50 

Óia que esse processo é antigo, viu?

A culinária raiz é extraordinária de tão resilente. Vide as compotas, os doces, as frutas "passas" e cristalizadas, as conservas...

São inúmeros os processos para a conservação do alimento.

 

Fabrício, é essencialmente artesanal, acredito que se encomendar vc consegue comprar. 

Ainda tem quem faça, mas mais por tradição do que por necessidade.

Mss não é nada complicado de fazer, qqr boa cozinheira saberá preparar, ainda mais aí no nordeste e tem vários tutoriais e dicas na Internet. 

A lata não precisa estar lacrada, uma tampa simples apenas, para permitir a vc tirar os pedaços para o consumo; e a gordura estando livre de umidade, não estraga fácil. O importante é não ficar nenhum pedaço descoberto pois é a gordura que irá isolar a carne do ar.

O povo daqui usa aquelas latas de aluminio, a maior daquele jogo para mantimentos, muito comum nas cozinhas antigas.

A carne é bastante saborosa pois além de levar temperos, a gordura tbm é um ingrediente essencial para dar sabor.

E não fica gordurosa, não mais do que qqr carne frita, há todo um procedimento para o uso.

Porém há de se levar em conta que estamos falando de cozinha raiz, aquela que era feita pra dar "sustança" ao povo que não tinha máquina de lavar, liquidificador ou qqr das benesses de hj.

Para fazer um simples arroz era necessário tirar a casca  (sim, o arroz nasce com casca) na base da batida do pilão.

A comida precisava nutrir e dar caloria para a lida do dia a dia

 

Há anos eu faço (quase) tudo com gordura de porco. Ao contrário do que a indústria nos fez acreditar durante décadas, para preparos que vão ao fogo, é muito mais saudável que qqr outro.

 

Eu conheço as duas (sol e seca). A seca por conta de ser carioca e a de sol através da minha sogra que, como vc, era Pernambucana.

Através dela conheci o bolo de massa puba, tapioca (bem antes dessa febre), o cuscuz amarelo, incorporei  o cominho e o coentro nas minhas receitas e outros artigos regionais.

 

Laura, tbm amo cuscuz doce, como já disse, amo tudo que tem coco, mas prefiro no estilo tradicional, sem leite condensado. 

Abraços a todos!!!

 

@Denise583 , doidinho aqui pra comer essas coisas todas descritas por vc, o cominho, coentro e o colorau são bases dos temperos nas comidas Pernambucana...hehehe, difícil um feijão, uma carne guisada, sopas, sem esses temperos por aqui...

Vdd @Fabricio50 , esqueci do colorau!!

Tbm faço uso, só que do verdadeiro, não essas misturas cheias de fubá e corante que são vendidas. 

Eu mesma faço meu colorau, tenho um pé de urucum pra isso.

Adoro comida de verdade, adoro rabada, feijoada, língua, chouriço (ou morcela), galinha ao molho pardo (ou à cabidela), mocotó...

@Laura , aqui em Carrancas não encontro rabada, aqui o forte é porco, então adaptei o "suam" (a coluna do porco), para o preparo da "rabada" kkk

Adoro angu (o fubá aqui eu processo do milho que planto), é acompanhamento perfeito pra preparos que levam algum molho ou caldinho.

Um angu com frango, ô coisa boa!!!

Curioso que o angu tradicional do interior de Minas não leva sal.

E vamos que vamos 

 

Abraços!!!

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oxi, vocês dois são dois carnívoros @Fabricio50 @Denise583  😳

Eu nem comer carne vermelha comia até pouco tempo atrás, que dirá cozinhar isso tudo....

@Denise583 você já é quase auto suficiente, até o colorau (que até agora não sabia oque era) e o fubá você faz você mesma! Acho que poderia existir um programa só seu ensinando tudo oque você faz!

Essa parte da conservação da comida me fascina, como as civilizações antigas chegaram à essas conclusões, hoje em dia o ser humano ta muito mais lesado, todo mundo só quer ficar em rede social e no bem bom😅

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Vc vai ter que aprender a comer carne com a gente @Laura  e quando passar a comer as iguarias preparadas com vários tipos de carnes, creio que não vai parar mais...🤭🤭🤭

Que boa idéia essa sua @Denise583 , de adaptar a rabada com a coluna do porco, uma rabada sui generis, mas também,  é assim que surgem os novos pratos, né? 😉

 

Esse lance de produzir de forma natural comidas (fubá) e os temperos é genial Denise e, acima de tudo, bem saudável...👏👏👏

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu também fiquei super curiosa com esse conceito da carne envolta da banha dentro da lata @Fabricio50 

.... que doideira inteligente! Porque se você for pensar o pessoal não tinha o conhecimento tão disponível quanto a gente possui hoje em dia, essa sacada de fazer os alimentos durarem mais tempo foi incrível!

Agora é como a @Denise583 disse, os alimentos eram feitos pra dar "sustança", então imagino que depois de você comer uma dessas carnes, tem que tirar uma cochilo de dois dias!😂

Quando eu morava no Rio no auge do verão só conseguia comer comida leve ( tipo palmito 😅)

 

A rabada eu não consigo comer de jeito nenhum....só de pensar de onde vem já me revira o estômago 😳

 

Conta pra gente como é a culinária tradicional do Sul @Izabel88 !

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

@Laura , o ser humano já fazia coisas incríveis para conservar alimentos, no Egito antigo, se conservava frutas deixando-as submersas no mel, na idade moderna, as chamadas especiarias buscadas nas Índias, eram muito apreciadas e caras, eram ervas, temperos e pimentas que conservavam por mais tempo carnes e outros alimentos, realçando sabores e mascarando sabores de alimentos vencidos...

 

A rabada é uma carne muito saborosa Laura...😉, muito gostosa, na França tem pratos sofisticados com origem que, aparentemente, não abriria meu apetite, patê de fígado de ganso, patos ou marrecos (Foie Gras), Escargot (caracol), são comidas que, a primeira vista, eu não comeria, mas, como traço tudo, experimentaria fácil...rssss

 

Segue uma foto de uma rabada preparada:

 

Screenshot_20220719-114917_Chrome.jpg

 

@Laura e @Fabricio50 

Seguindo com o jogo

 

15- furrundu (Brasil)

 

Aqui em Minas é tradição, mas não com esse nome.

 

 

 

Conheço essa comida não @Denise583 ...🤔

@Fabricio50 

Pois é...

A coluna do porco (aqui se chama suam) é muito semelhante à rabada, tanto no formato como no tamanho, e a carne de porco saborosa como é, deixa o prato ainda melhor.

Não sei como é feita aí, mas no Rio é tradição "Rabada com agrião", aliás onde melhor se come (falo de comida raiz de verdade) é nos botecos. Se diz "comida de buteco).

Mocotó, rabada com agrião, vaca atolada, feijoada e feijão amigo, dobradinha e etc. são figurinhas fáceis nesses lugares

 

Qual comida vc não conhece?

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias