Maiores proteções para anfitriões e hóspedes

Airbnb
Official Account

Maiores proteções para anfitriões e hóspedes

image.png

 

O ponto forte do Airbnb se baseia no compromisso em garantir que os hóspedes tenham ótimas estadias. No caso raro de acontecer algo fora do seu controle, que não consiga resolver, queremos que seus hóspedes saibam que o Airbnb estará lá para ajudar.

 

Em novembro, apresentamos o AirCover para anfitriões.** Agora estamos adicionando o AirCover para hóspedes, oferecendo proteções avançadas gratuitas para toda a nossa comunidade. Queremos que todos tenham tranquilidade e segurança para hospedar e reservar acomodações no Airbnb.

 

Também temos novas informações sobre o AirCover para anfitriões que permitirão que você encaminhe um pedido de reembolso com mais rapidez e atualizações sobre depósitos de segurança, seguro de viagem para hóspedes e remoção da COVID-19 como causa de força maior. 


Acesse a Central de Recursos para acessar todas essas informações e nos contar: qual foi sua experiência com o AirCover para anfitriões desde o lançamento no ano passado?

5 Respostas 5
Fabricio50
Level 10
Recife, Brazil

Olá @Airbnb !

 

Bem interessante estender o AirCover para o hóspede também. 

 

 O selo do AirCover colocado no anúncio de forma bem visível e evidente, foi uma sacada, pois passa mais segurança para os hóspedes fazerem uma reserva, notadamente, para aqueles hóspedes que nunca reservaram pela plataforma. 

 

Vamos em frente.

 

Fabrício:)

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Fabricio50 , esperamos que a Aircover para os hóspedes também dê aos hóspedes muito mais tranquilidade para reservar uma acomodação com essas garantias ...você viu o esse link que saiu explicando o que vai ser oferecido?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Vi @Laura , achei também bem justo da plataforma oferecer um seguro gratuitamente para os hóspedes, como tem hóspede 💼 também tem anfitrião 💼 e segurança + proteção, geram confiança que, por consequência, vão gerar mais negócios. 

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura e @Airbnb 
Chegando pra comentar...

Gostei do Aircover ser estendido para os hóspedes. Não fazia sentido um tratamento diferenciado.
Porém alguns pontos me deixaram confusa e preocupada.
São 3 as "Garantias" em que o Airbnb diz "... encontraremos uma acomodação parecida ou melhor para ele pelo período da estadia original, ou ofereceremos um reembolso às custas do Airbnb."
São elas "Garantia de proteção de reserva", "Garantia de check-in" e "Garantia de veracidade de anúncio".
Pergunto... o que seria "custas de reembolso"? Se é um reembolso, ou seja, devolução de valor já pago, a que custas está se referindo?
Gostaria muito de ter uma resposta a isso.
Para a "Garantia de proteção de reserva" o reembolso integral já era feito anteriormente por ocasião de um cancelamento pelo anfitrião. Também o Airbnb já buscava encontrar outra acomodação, tanto no caso de cancelamento, como nos casos citados nas outras duas Garantias.

Tudo isso já se fazia.

Portanto não entendi quais mudanças aconteceram aqui.
Foi somente a adição do título "Aircover"?
Porém, a situação que verdadeiramente precisa de garantia e proteção são as consequências decorrentes dessas atitudes. 
Um anfitrião honesto não cancela, e se o fizer, será por algum motivo grave e justo e aceitará arcar com o ônus e penalidades dessa ação, sem prejuízo ao hóspede.
Um anfitrião honesto não fará um anúncio mentiroso e não medirá esforços em solucionar qqr problema real que surja.
Porém, o que vêm acontecendo são "anfitriões" que não merecem tal título, praticando todo tipo de artimanhas.
Publicam anúncio num valor baixo, como chamariz, pra depois cobrar mais caro, e muitas vezes "por fora", ou mesmo exigir um período maior de dias.
Cancelam próximo a datas festivas como Natal, Ano Novo e etc. depois de fazerem verdadeiros "leilões" de valores das diárias, entre outras plataformas (ou mesmo "por fora").
De nada adianta a "Garantia" dizer que ajudará o hóspede no rebooking, pois na alta temporada e datas especiais onde se faz reserva com bastante antecedência, é impossível achar nova acomodação nos mesmos padrões e para a mesma data, assim, "em cima da hora", principalmente com os mesmos valores. Isso sem falar de toda a logística muitas vezes já reservada (e paga) em torno dessa estadia (voos, passeios, aluguel de veículo, transladis e a própria expectativa).
E o reembolso pode ocorrer em até 2 ciclos do cartão, deixando o hóspede sem dinheiro e sem limite para custear a nova reserva.
Sei que, no caso do anfitrião cancelar, há o bloqueio das datas e uma multa de US100, mas de que isso serve para o hóspede?
Tanto o bloqueio quanto a multa, são punições inócuas visto que, o anfitrião que faz uso dessas artimanhas, já têm garantida reserva com valor muito superior (a cobrir a multa com folga), seja de forma direta ou através de outras plataformas, usando o Airbnb como isca.
E pra quem vai essa multa? Para o hóspede???!!!
Não, vai para o Airbnb!!!

O "anfitrião" tem a reserva superfaturada; o Airbnb, o valor da multa; e o Hóspede? O que restou a ele?
Chupar o dedo e chorar.

O Aircover não o protegeu.
No meu ponto de vista, a tratativa correta seria uma penalidade mais dura para o anfitrião, até mesmo seu banimento, e que a multa fosse revertida para o hóspede (o verdadeiro prejudicado) e de forma imediata. Ainda que o motivo tenha sido desatenção, desconhecimento e não má fé, penso que o Anfitrião deve ser responsabilizado pelos seus etos. 

Sem uma penalidade à altura, acaba-se passando uma " licença" para o mau anfitrião.

Nós, anfitriões, temos deveres e obrigações; nossa conduta ilibada dentro da plataforma é o que garante a "CONFIANÇA" tão apregoada pelo Airbnb.
Pelo mesmo motivo, ainda vejo com temor a ampliação do prazo para 72h da "Política de Reembolso e Remarcação", também pelo fato de hóspedes desonestos fazerem mau uso das ferramentas utilizando-se de denúncias falsas e das várias brechas ainda presentes e que se avolumam a cada nova versão.
Tirando o trecho modificado que agora diz que "Se surgir um problema durante a estadia, você precisará primeiro entrar em contato com o anfitrião para ver se ele pode resolvê-lo facilmente.", dando destaque a essa obrigação do hóspede (ainda que não esteja claro que o Anfitrião tbm terá o mesmo prazo de 72h para dar solução ao problema), deixaram de ser tratados, nesssa versão "Airbnb 2022", outros tantos problemas que muito prejudicam os anfitriões como as Avaliações, o Suporte sem a empatia e personalização apregoados, por exemplo.
São situações já amplamente recorrentes, que criam má fama para o Airbnb e contaminam todo o bom e dedicado trabalho dos anfitriões verdadeiramente comprometidos.
As mudanças, acima de tudo, devem primar pelos de "boa fé".

Outra situação que pude observar, diz res às novas tratativas para o COVID-19 citadas no artigo "Proteções melhoradas para anfitriões e hóspedes" que a partir de 31 de maio remove o COVID-19 como circunstância atenuante para os hóspedes.
Não ficou claro se tal atenuante também será aplicada ao "Processo avançado de higienização em 5 etapas". Sempre será de suma importância uma limpeza e higienização adequadas, porém as autoridades sanitárias já eliminaram algumas exigências como o uso de máscaras, por ex. item que consta no artigo.
Seria adequado que se fizesse tbm uma atualização em todos os artigos relacionados ao Covid para que não sejamos alvo de denúncia pelo hóspede, caso estejamos sem máscara ou qqr outra exigência não mais necessária.
Acho que consegui abordar todos os pontos que considero relevantes.
É isso..

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Denise583 , segue o que o Airbnb forneceu de informação sobre o Aircover e cancelamentos:

"Sob a AirCover, os hóspedes são protegidos por 4 proteções cada vez que se hospedam no Airbnb - Garantia de Proteção de Reserva, Garantia de Check-in, Garantia de Obtenção de Reserva, e acesso à nossa Linha de Segurança 24 horas.

 

Como exemplo para a Garantia de Proteção de Reserva - No caso improvável de você precisar cancelar a reserva de um anfitrião dentro de 30 dias após o check-in, encontraremos uma casa semelhante ou melhor para seu hóspede, às custas da Airbnb, ou os reembolsaremos.
Além disso, quando um cancelamento ou outro incidente se qualificar, o Airbnb fornecerá um crédito ou cupom ao hóspede para o aumento dos custos associados à uma nova reserva.

 

Continuamos investindo na Equipe de Suporte  para garantir que você tenha a melhor experiência possível e para a AirCover, oferecemos uma equipe dedicada para dar suporte a qualquer problema do Host e do hóspede.

 

Num futuro próximo, trataremos de cancelamentos por parte dos anfitriões e de questões graves causadas pelos anfitriões - como uma dupla reserva - que tornam necessário que a Airbnb remarque os hóspedes. Nas próximas semanas, estaremos trabalhando para saber como abordar com você esses cancelamentos causados pelos Hosts.

Como sempre, se você tiver uma circunstância atenuante válida ou situação similar fora de seu controle, trabalharemos com você e seus hóspedes para encontrar uma solução mutuamente agradável e justa.

"

 

Sobre o processo de higienização, realmente não observei nada sendo mencionado em relação à isso, como a pandemia parece estar caminhando para uma endemia, é provável que todas as medidas tenham sido eliminadas, mas olhando nos artigos na Central de Ajuda, não parecem ter sido atualizados. Eu tomei nota desse feedback! Boa observação!

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias