Como cobrar consumo de energia dos hóspedes?

Rodrigo12
Level 5
Campo Grande, Brazil

Como cobrar consumo de energia dos hóspedes?

Olá a todos.

Infelizmente não posso fazer o check-in pessoalmente e não acho eficiente ficar pedindo para conscientizar o uso do ar condicionado.

 

Como alugo o apartamento inteiro também não posso ficar de sentinela olhando o consumo tal como aqueles que alugam somente 1 ou 2 quartos.

 

Não vejo nada de mal em cobrar pela energia pois quando eu fui a espanha me disseram que eu poderia gastar somente uma caixa dagua de 500l. Tb achei estranho mas tive que me adaptar pois eu estava visitando a casa de outros.


Acho que o airbnb poderia disponibilizar uma ferramenta para esse tipo de cobrança (energia) já que nosso governo fez o favor de colocar em alta inflação.

 

 

81 Respostas 81

Oi, aqui comprei um medidor bifásico no Mercado livre (260,00), que fica na caixa de energia dentro do imóvel. O hóspede mesmo tira a foto no check-in e no check-out, a gente calcula pelo kw da Cia. 

 

Nas regras da casa posso cobrar o que exceder, como era antes da pandemia, ou total como estou fazendo agora.

É preciso ver o outro lado,eu como hóspede acho injusto para ter que pagar "integralmente" o valor da luz, já pagamos a diária e a taxa de limpeza, e o valor da diária deveria abranger o valor da energia elétrica, daqui a pouco vão querer cobrar do hóspede parcela do iptu? gás do ar condicionado também etc? não é de bom senso!!. Minha sugestão seria traçarem uma média de consumo por dia e colocarem um limite diário de KW/H para hospede, se o hospede extrapolar o limite de gasto ele deve pagar o que exceder, isso seria de bom senso! o que não é de bom senso é o hóspede pagar toda a luz, meu deus do céu né? anfitriões que colocam essa regra eu não me hospedo. Espero ter demonstrado o "outro lado" da moeda e ter acrescentado para o debate.Por exemplo na experiência que o autor teve na Espanha ele diz que o anfitrião disponibilizou apenas 500l de água, mas não cobrou 500l de água certo? a mesma lógica tem que ser empregada quanto a luz, hospede só paga se extrapolar, simples.

Estou testando essa regra, já incluo uma franquia no preço da diária. Quem usar com base na media nacional brasileira +50%, não paga nada adiconal. Já quem usa acima, para por KWh apenas o que exceder a franquia. Coloquei um contator no quadro de energia do flat. Eu mando uma foto do contatdor após a limpeza e outro no checkout se der acima da franquia faço a cobrança adicional pelo Airbnb.

Felipe407
Level 1
Novo Hamburgo, Brazil

Oi Eiran,

Penso em fazer o mesmo. Por favor, como é o processo para cobrança pelo Airbnb?

Obrigado,

Felipe

Aqui, tenho um contador na caixa de energia, o hóspede mesmo tira foto no check-in e no check-out. Desta forma ele também tem o controle. Antes da pandemia tínhamos uma franquia, agora cobro a parte.

Laudemiro0
Level 2
Salvador, Brazil

Olá 

 

Tambem estou com este problema sobre o alto consumo de energia. Minha sugestão é todos que já sentiram o problema enviar  um pedido para o airbnb solicitando a implantação da cobrança de energia de maneira separada e evidenciada assim como é feito com  a taxa de limpeza. Poderiamos cobrar um valor por dia pois simplifica ou então cobrar após o consumo e sugerir uma forma defazer isso. Talvez com um deposito antecipado por garantia.

 

Enquanto isso não ocorre , vou parar de oferecer quartos com arcondicionado.

Oi, aqui comprei um medidor bifásico no Mercado livre (260,00), que fica na caixa de energia dentro do imóvel. O hóspede mesmo tira a foto no check-in e no check-out, a gente calcula pelo kw da Cia. 

 

Nas regras da casa posso cobrar o que exceder, como era antes da pandemia, ou total como estou fazendo agora.

Rose0
Level 5
Rio de Janeiro, Brazil

Pesquisei sobre aparelho(s) (q fica acoplado junto aos dijuntores e com acesso pelo local do interruptor de luz = entrada do apto). Não precisa quebrar parede ou coisa assim, basta, um eletricista de sua confiança que faça a instalação. Parece bem fácil com o esquema.

 

Funciona como em muitos hotéis ou pousadas. O hóspede terá um cartão imantado junto a chave da porta. Para fechar precisa tirar o cartão da caixinha - no lugar do interruptor e assim, a energia do apto é desativada.

 

A principio me preocupei com geladeira/frigobar, mas, o eletricista pode deixar as tomadas com energia, normalmente, assim o aparelho de wi-fi ou mesmo um celular que deixem carregando, não pára de funcionar. Apagaria apenas as luzes e o ar condicionado (disjuntor que sempre é a parte).

 

Só encontrei esse recurso em 2 empresas de "economizadores de energia", ambas em Curitiba. Estou deixando aqui linkada a de melhor preço (mas, fique(m) a vontade se quiser(em) pesquisar outra(s)). Nesta, falei com o Sr.Rafael ou Sra.Deise, que me deram total assistência por e-mail e zap, respondendo a todas as minhas perguntas e mandando o esquema de ligação do aparelho nas caixas, conforme a voltagem.

 

Dúvidas principais q eu também tinha:

 

- Se colocar outro tipo de cartão magnético no aparelho - para tirar o seu com a chave, o aparelho funciona, ou seja, o ar condiconado fica ativado? Resp. Depende.... É imantado e exclusivo para leitura, exceto, se for cartão de chave magnética. Esse sim. O aparelho dentro do apto lê qualquer outro tipo de cartão. O ideal é que use (compre o aparelho) para chaves normais: Mecânicas. Esse NÃO lê qualquer outro tipo de cartão.

 

- Se der algum problema e o cartão parar de funcionar? Resp. Provavelmente será na ligação elétrica (junto aos dijuntores), então, a Sra.Deise, sugeriu a compra de "plug de emergência, hoje custa 10 reais", q substituirá a peça principal, enquanto mandamos ela para conserto ou troca (garantia de 1 ano).

 

- E quando tiver mais de 2 pessoas no apto? Se der 2 cartões, podem deixar um ativando a eletricidade, certo? Resp. Bem, para isso, quebrei a cabeça, mas, achei uma solução q não custa muito barato, mas, com o passar do tempo e ao longo de anos, será facilmente pago (além do economizador).

 

Comprei na Amazon uma caixa de ferro fundido ( a única q encontrei com espaço suficiente para guardar um cartão/chave). Também estou deixando aqui. Você(s) pode(m) comprar essa caixinha e no caso do hóspede(s) querer mais de uma chave, basta sugerir que guardem ali, na entrada da porta, com senha que será escolhida por ele (pelo menos 4 digitos SEM repetir números). Não precisa de pilha ou coisa assim, basta instalar no alizar da porta. Quem sair, deixa sua chave/cartão para o próximo que for chegar.

 

Pessoal, essa caixinha é muito útil também para deixar chaves extras, (Ex. Em caso de perda, vc não precisa ir no apto levar uma cópia). Neste caso, EU, escolho uma senha e só informor SE acontecer isso.Mas lembre-se, essa caixinha só serve SE vc NÃO quiser usá-la com este intuito de cartão/chave/energia. É pequena.

Encontrei aqui mesmo, no BR, bem mais barato. Veja: Guarda chaves Key Holder.

 

Bem, acho q isso é tudo... Em breve vou instalar o economizador de energia e daqui há algum tempo, se alguém quiser, pode me perguntar se tudo está funcionando bem, sem dar problemas (aparelho).

 

Gostaria de "cobrar pela energia elétrica", mas, como isso não é uma prática em geral, temo q os hóspedes não dêem preferência ao meu espaço, e pareça "mais custos" para eles (q sempre pensam em pagar menos)!

 

Li aqui sobre o sensor de presença para o ar condicionado, sinceramente não conheço, talvez seja uma boa solução também, mas, se a casa for grande, e tenha pessoas em outros cômodos ou split (no alto da parede), será q vai funcionar bem? O aparelho, com esse dispositivo de ligar/desligar não vai ocasionar mais sobrecarga? Talvez seja uma besteira o q estou pensando, mas, eu precisaria entender melhor, afinal, os aparelhos são sempre muito frágeis e cada vez com fabricações mais deficientes 😞

 

Também vi sobre a leitura remota = fantástica, mas, cai no caso de cobrança extra ao hóspede.

 

 

Sandra1563
Level 2
Niterói, Brazil

Eu também estou perplexa. Não tenho como pedir ao hóspede para usar o ar somente ao dormir. Eles alegam que só vão usar o local para dormir mas não e isso que acontece. Casal então e ainda pior pois um sai o outro fica e pelo valor não está compensando as contas de luz altíssimas. Também não sei como proceder. 

Sandra1563
Level 2
Niterói, Brazil

Houve caso em que o ar ficou ligado dia e noite triplicou o valor da minha luz. Estou a pouco tempo com o aplicativo. Não sei como mudar isso. 

 

Estou testando essa regra, já incluo uma franquia no preço da diária. Quem usar com base na media nacional brasileira +50%, não paga nada adiconal. Já quem usa acima, paga por KWh apenas o que exceder a franquia. Coloquei um contator no quadro de energia do flat. Eu mando uma foto do contatdor após a limpeza e outro no checkout se der acima da franquia faço a cobrança adicional pelo Airbnb.

Sonia1546
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Oi, Poderia me colocar o que você escreve nas regras da casa?

Silvana83
Level 7
Guarulhos, Brazil

Olá sou Silvana.

Estou precisando de um sistema de chave, em forma de cartão, e o mesmo cartão ser encaixado em um dispositivo para ativar a energia. Nosso gasto de energia no mês de dezembro, janeiro, fevereiro  foi imenso. Aqui no Brasil nessa época é quente, e os hóspedes saem e deixam o ar condicionado e ventiladores ligados. Eles tendo de tirar o cartão para depois ter de usa-lo para entrar, acabaria esse problema.

Ja existe esse sistema em hotei. 

Rose0
Level 5
Rio de Janeiro, Brazil

Pesquisei sobre aparelho(s) (q fica acoplado junto aos dijuntores e com acesso pelo local do interruptor de luz = entrada do apto). Não precisa quebrar parede ou coisa assim, basta, um eletricista de sua confiança que faça a instalação. Parece bem fácil com o esquema.

 

Funciona como em muitos hotéis ou pousadas. O hóspede terá um cartão imantado junto a chave da porta. Para fechar precisa tirar o cartão da caixinha - no lugar do interruptor e assim, a energia do apto é desativada.

 

A principio me preocupei com geladeira/frigobar, mas, o eletricista pode deixar as tomadas com energia, normalmente, assim o aparelho de wi-fi ou mesmo um celular que deixem carregando, não pára de funcionar. Apagaria apenas as luzes e o ar condicionado (disjuntor que sempre é a parte).

 

Só encontrei esse recurso em 2 empresas de "economizadores de energia", ambas em Curitiba. Estou deixando aqui linkada a de melhor preço (mas, fique(m) a vontade se quiser(em) pesquisar outra(s)). Nesta, falei com o Sr.Rafael ou Sra.Deise, que me deram total assistência por e-mail e zap, respondendo a todas as minhas perguntas e mandando o esquema de ligação do aparelho nas caixas, conforme a voltagem.

 

Dúvidas principais q eu também tinha:

 

- Se colocar outro tipo de cartão magnético no aparelho - para tirar o seu com a chave, o aparelho funciona, ou seja, o ar condiconado fica ativado? Resp. Depende.... É imantado e exclusivo para leitura, exceto, se for cartão de chave magnética. Esse sim. O aparelho dentro do apto lê qualquer outro tipo de cartão. O ideal é que use (compre o aparelho) para chaves normais: Mecânicas. Esse NÃO lê qualquer outro tipo de cartão.

 

- Se der algum problema e o cartão parar de funcionar? Resp. Provavelmente será na ligação elétrica (junto aos dijuntores), então, a Sra.Deise, sugeriu a compra de "plug de emergência, hoje custa 10 reais", q substituirá a peça principal, enquanto mandamos ela para conserto ou troca (garantia de 1 ano).

 

- E quando tiver mais de 2 pessoas no apto? Se der 2 cartões, podem deixar um ativando a eletricidade, certo? Resp. Bem, para isso, quebrei a cabeça, mas, achei uma solução q não custa muito barato, mas, com o passar do tempo e ao longo de anos, será facilmente pago (além do economizador).

 

Comprei na Amazon uma caixa de ferro fundido ( a única q encontrei com espaço suficiente para guardar um cartão/chave). Também estou deixando aqui. Você(s) pode(m) comprar essa caixinha e no caso do hóspede(s) querer mais de uma chave, basta sugerir que guardem ali, na entrada da porta, com senha que será escolhida por ele (pelo menos 4 digitos SEM repetir números). Não precisa de pilha ou coisa assim, basta instalar no alizar da porta. Quem sair, deixa sua chave/cartão para o próximo que for chegar.

 

Pessoal, essa caixinha é muito útil também para deixar chaves extras, (Ex. Em caso de perda, vc não precisa ir no apto levar uma cópia). Neste caso, EU, escolho uma senha e só informor SE acontecer isso.Mas lembre-se, essa caixinha só serve SE vc NÃO quiser usá-la com este intuito de cartão/chave/energia. É pequena.

Encontrei aqui mesmo, no BR, bem mais barato. Veja: Guarda chaves Key Holder.

 

Bem, acho q isso é tudo... Em breve vou instalar o economizador de energia e daqui há algum tempo, se alguém quiser, pode me perguntar se tudo está funcionando bem, sem dar problemas (aparelho).

 

Gostaria de "cobrar pela energia elétrica", mas, como isso não é uma prática em geral, temo q os hóspedes não dêem preferência ao meu espaço, e pareça "mais custos" para eles (q sempre pensam em pagar menos)!

 

Li aqui sobre o sensor de presença para o ar condicionado, sinceramente não conheço, talvez seja uma boa solução também, mas, se a casa for grande, e tenha pessoas em outros cômodos ou split (no alto da parede), será q vai funcionar bem? O aparelho, com esse dispositivo de ligar/desligar não vai ocasionar mais sobrecarga? Talvez seja uma besteira o q estou pensando, mas, eu precisaria entender melhor, afinal, os aparelhos são sempre muito frágeis e cada vez com fabricações mais deficientes 😞

 

Também vi sobre a leitura remota = fantástica, mas, cai no caso de cobrança extra ao hóspede.

Cátia12
Level 2
Florianópolis, Brazil

Olá, Rose!

Eu tenho um apto na praia e me interessei por este sistema, pois em Florianópolis o consumo de energia aumenta muito no verão  (principal época de locação por aqui), especialmente por conta da utilização de aparelhos de ar condicionado.

Porém, fiquei com dúvidas com relação ao mecanismo. Você informou que o sistema é acionado por "um cartão imantado" que ficaria "junto a chave da porta", certo? Se não for uma "chave/cartão" única (como nos hotéis), quem garante que o hóspede não vai tirar a chave para sair e deixará o cartão no interruptor?

Entrei no link que você encaminhou, mas não encontrei esclarecimento para esta questão. Se você souber e puder me esclarecer, agradeço muito.

 

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias