🐞 Onde relatar erros identificados no AIRBNB?

Respondido!
Ricardo1643
Level 10
Praia Grande, Brazil

🐞 Onde relatar erros identificados no AIRBNB?

Olá comunidade do AIRBNB, tudo bem? 😀

 

Estou publicando este texto devido à necessidade e dificuldade que tenho sentido em ter um canal para informar as poucas e raras inconsistências que identifico na plataforma.

 

Hoje, em 03/05/2023, o AIRBNB liberou novos recursos muito bons. Particularmente, amei o novo layout e a organização que ficou.

Falando especificamente sobre as ferramentas de preços, ficou ótimo terem sido consolidadas em um único local (no calendário).

No entanto, senti falta da opção de editar a promoção que existia anteriormente e que foi removida na nova versão. Já enviei meu feedback, mas, no geral, as novas funcionalidades ficaram boas.

 

Há algum tempo, tenho identificado algumas melhorias e bugs que vêm ocorrendo no AIRBNB . Procurei um artigo e um canal para poder reportá-los, mas foi bem difícil encontrar.

 

Gostaria de compartilhar com todos vocês o local para que, juntos, possamos nos ajudar e informar o AIRBNB no momento em que identificarmos algum bug. Lembre-se sempre de evidenciá-los ( para poder enviar caso entrem em contato ) e também a descrição e o caminho no qual seja possível reproduzi-lo para que a equipe técnica possa entender e solucioná-lo.

 

E vamos lá!

 

Na página de edição do anúncio, desça até o final e clique na opção "Dar feedback", ao abrir as opções, seleciona "Outra coisa" e clique em continuar. Nesse ponto descreva o ocorrido e não esqueça de marcar o checkbox "Estou relatando uma falha", ai é só enviar. 😊

 

Com isso, estaremos contribuindo com a melhoria da plataforma e ampliando a comodidade em nosso dia a dia ao ser corrigido. 🥰

 

Espero ter ajudado com essa informação.

Até a próxima. 🚀

Ricardo1643_0-1683155096808.png

 

Ricardo1643_1-1683155104045.png

 

Ricardo1643_2-1683155112186.png

 

Ricardo1643_3-1683155119160.png

 

Ricardo1643_4-1683155173772.png

 



 

Ricardo Santos QA
Me segue no insta: @ santosqa_

.
.
1 Melhor Resposta
Ricardo1643
Level 10
Praia Grande, Brazil

Oi @Laura sim, precisa ter, mas acredito que a obrigatoriedade trata-se das mensagens de sistema, informando atualizações, melhorias, comunicações de marketing e promoções, etc...

As mensagens de " checkin" e checkout, entendo que seja obrigatória para que o hospede possa ter uma boa experiencia.

 

Se colocarmos na prática, por mais que o usuário inativou as comunicações, nós (anfitriões) já enviamos da mesma forma por mensagens e por whatsapp.

Tem pessoas que enviam além de mensagens gigantes nesses canais, ainda enviam vídeos e fotos. 

Ou seja, provavelmente (dedução minha) se a lei fosse clara no que tange receber mensagens, com essa ação nossa, o AIRBNB já estaria com inúmeras denuncias e processos.

Acredito que mensagens informativas de checkin e checkout podem ser sim obrigatórias, sobre a justificativa de ser necessário para o bom funcionamento do aplicativo e experiencia do hospede, dado que existe avaliação no qual ambos os lados serão pontuados.

 

É só a minha perspectiva, não estou dizendo ser uma verdade, mesmo porque a lei não é tão clara e eu não tenho dados analíticos do AIRBNB de uso e reclamações do tema.

 

 

 

Ricardo Santos QA
Me segue no insta: @ santosqa_

.
.

Exibir Melhor Resposta no post original

65 Respostas 65
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Ricardo1643 

Essa foi bem útil mesmo.

Também gostei.

Assim ambas as partes tem respaldo pra rebater algum argumento falso de que "não li", "não sabia".

Sim @Denise583 , bati até palmas aqui quando vi kkk
Ajudou muito.

Se eu percebo que não leu, já copio a mensagem e mando no whats, e quando respondem no whats eu falo para enviar no chat do AIRBNB só para educar o uso na ferramenta correta rs

Ricardo Santos QA
Me segue no insta: @ santosqa_

.
.

@Denise583 , @Ricardo1643  e @Laura, penso que tudo que fosse lançado pela plataforma deveria não precisar de tantos poréns, haja vista que, não estamos lidando com uma empresa amadora, ao reverso, é uma empresa grande, estruturada, profissional, do ramo e uma multinacional, daí seus lançamentos deveriam vir prontos, acabados e claros, ou seja, sem tantas dubiedades ou dúvidas do funcionamento dos seus lançamentos. 

 

Dito isto, como não fizeram e nem fazem uma campanha educativa para que os hóspedes não desabilitem a maioria das notificações do app, para que as ditas notificações dos hóspedes do seu check-out funcione de forma plena e atinja o seu intento, basta a plataforma deixar habilitado a notificação do push do check-out sem que o hóspede possa ter a possibilidade de desabilitar a notificação, isso não seria novidade, para alguns casos a plataforma já faz isso, vide print do meu app, como exemplo.

 

Screenshot_20230512_000427_Airbnb.jpg

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Amigo @Fabricio50!

Concordo inteiramente contigo. Aliás, esta é um modus operandi que tem sido habitual no Airbnb.

Há muito já falamos sobre isso aqui!

O fato de lançarem atualizações, ferramentas e configurações sem o devido estudo, de não fazerem uso de um grupo de consulta e teste, de não nos ouvirem (aqueles que lidam diariamente com as funções e disfunções a nós impostas, principalmente nos últimos dois anos).

Algumas tão básicas e já devidamente institucionalizadas que nos custa a crer que uma empresa do nível do Airbnb seja capaz de tanto amadorismo.

Como já apontei diversas vezes aqui parece que faltam "cabeças pensantes" no Airbnb. 

Ainda assim comentando em cima da sua ideia, que acho muitíssimo válida, ainda insisto que seria muito mais simples que as notificações e apenas elas sejam enviadas não somente via push, mas tbm sms, e-mail ou outro meio disponível, e que as instruções fossem passadas via chat. 

Afinal tais instruções são orientações que partem do anfitrião e, como o próprio Airbnb orienta que toda comunicação entre anfitrião e hóspede seja no chat, nada mais lógico que essa tbm siga tal premissa.

É o mais lógico e coerente.

Abraços!

 

 

Perfeito, eu já mandei até um feedback referente ai isso também.

No meu caso, sou viajante tabém, tenho todos as comunicações ativa de sms/email/push...

mas nunca recebo alguma comunicação como viajante, nem mesmo os emails mkt com sugestões de lugares.

talvez além das opções ligadas para eles se atentarem, possam analisar se estão realmente sendo enviadas.

Ricardo Santos QA
Me segue no insta: @ santosqa_

.
.
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Bom dia @Ricardo1643 , @Denise583 , @Fabricio50 !

 

Vou dar meu parecer como leiga nesse assunto (talvez até o @Ricardo1643 possa dar a opinião dele que conhece melhor sobre tecnologia no geral já que ele trabalha com isso), mas acho que nenhum aplicativo pode ' proibir' o usuário de desabilitar a opção de notificações, eu por exemplo desabilito tudo!

Não tenho interesse e me distrai muito ter sempre uma mensagem aparecendo na tela....

Eu ainda não testei na prática @Denise583 ,acho que essa notificação irá levar o hóspede até as instruções de check out do anúncio, isso é somente um " a mais" para relembrar o hóspede mesmo....agora se for um que faz igual a mim e não tem nada ativado, poderia ser notificação por email também não? Ou isso já é feito? A última vez que fui hóspede foi com você @Denise583 !

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Ricardo1643
Level 10
Praia Grande, Brazil

Sim @Laura , assim como os dados a decisão também é total do usuário, o mais ideal seria no momento de efetuar a reserva, subir um trava tela solicitando a permissão de enviar notificações.
Muitas vezes o usuário inativou essas notificações e nem lembra mais. Ai vem a necessidade deste trava tela ao efetuar a reserva como uma mensagem de exemplo "para concluir sua reserva é importante ativar as comunicações...."  Se ele aceitar ativa as principais. 

Ricardo Santos QA
Me segue no insta: @ santosqa_

.
.

Pois é @Laura , o problema é que a quase totalidade das pessoas desabilitam as notificações dos apps, verdade que culpa disso são dos próprios apps, que abusam das notificações, muitas das vezes são de pura propagandas.

 

Todavia, devemos sempre separar o joio do trigo, certos apps devem ter suas notificações habilitadas, porque necessárias para certos serviços, por exemplo, o app do uber não deixamos habilitadas as suas notificações? Então, temos que selecionar os apps que devemos receber notificações, simples assim, além do que, podemos, nas configurações do app, selecionar quais notificações do app queremos receber.

 

Outro ponto que vc levantou Laura, se o app pode proibir ou não a desabilitação de notificações, penso que sim, não seria proibir a desabilitação de certas notificações, é simplesmente não ter a opção dessa função em uma notificação específica e essencial, tanto é assim que o próprio Airbnb faz isso, vide print que coloquei no outro post, a notificação via e-mail é desabilitada, fica marcada sem possibilidade de ser desmarcada pelo anfitrião.

 

Possivelmente essas permissões que damos a plataforma são previstas nos seus termos os quais aceitamos quando concordamos em fazer parte da plataforma. 

 

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Então cumadi @Laura 

Até concordo, em parte, que o usuário deve ter a liberdade de decidir receber ou não alguma notificação, contudo numa relação de serviço on line, a comunicação é imprescindível. 

Na mesma proporção do direito, aquele que se recusa a receber uma notificação tbm não poderá requerer qqr reparação por prejuízo advindo de desconhecimento de informação importante por ausência de notificação.

Causa e consequência!!!

Imagine a enxurrada de queixas jorrando no Suporte, que mal dá conta do sistema atual?

Complicado...

 

E se notar as configurações de permissão de notificações, todas incluem push, sms e e-mail, algumas tbm contato telefônico. 

E como bem disse o amigo @Fabricio50 , outras de interesse do Airbnb, já vêm pré marcadas. 

Então por que essa novidade de somente no push?

 

Não entendi direito se as notificações já incluiriam as instruções ou um link levaria ao anúncio (como vc apontou), mas ainda assim é limitado e disfuncional devido não só à necessidade de ativação das notificações como tbm pelo fato de, no anúncio, estar incompleto. Alí só consta o cabeçalho dos quesitos e não o detalhamento que editamos (pelo menos é assim que está no meu anúncio).

Veja os prints abaixo 👇🏻. O de cima é como aparece no anúncio, o de baixo é com o detalhamento editado por nós, que não aparece no anúncio. 

 

Então o que se vê é que a novidade da ferramenta não traz um benefício significativo que já não temos com as mensagens programadas, entende?

Esperamos 1 ano enviando feedbacks, discutindo aqui mesmo na CC, vários problemas que em muito prejudicam e impactam nossa atuação na plataforma, para vermos esse tipo de atualização que, apesar de algumas coisas boas, não são determinantes ou mesmo imprescindíveis para o bom funcionamento da plataforma. 

Enquanto situações graves e prejudiciais continuam a prejudicar e injustiçar vários usuários. 

Me desculpe o desabafo, mas não consigo engolir.

 

 

 

Screenshot_20230512-175749_Airbnb.jpg

 

Screenshot_20230512-163513_Airbnb.jpg

 

É @Denise583 , com esse debate todo, acho que essa novidade da notificação das instruções e do horário para o check-out, se não tiver efetividade para o seu uso, será uma funcionalidade morta.

 

Além do que, tem outra novidade desse lançamento que não abordamos por aqui, a plataforma diz que também vamos ser avaliados pelas instruções dadas no check-out é o chamado feedback do check-out e, dependendo dessas avaliações, ou seja, se as instruções do check-out forem avaliadas reiteradamente como tendo tarefas excessivas, resultando em avaliações baixas, nossos anúncios poderão sofrer punições como as suas remoções da plataforma.

 

Vide print 👇

 

Screenshot_20230513_002649_Airbnb.jpg

 

 

 

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Pois é amigo @Fabricio50 

Esperamos 1 ano, pra isso!

 

Depois dessa acho que morto estaremos nós, os anfitriões.

E o Airbnb ainda dá um exemplo de como fazer!!!

Mais uma pá de cal.

Quem determinará se as tarefas são ou não razoáveis???!!!

Já tive quem super elogiou e afirmou que só ficaria num espaço onde houvesse cuidados, e também quem já disse que era difícil chegar no meu "padrão de exigência".

 

Pra muitos, deixar a louça lavada e a acomodação limpa e organizada é o fim do mundo, principalmente depois que o próprio Airbnb passou a aceitar acomodações "profissionais".

Afinal estão pagando, né?

 

Quer dizer, o camarada leu o anúncio e fez a reserva, o que demanda uma aceitação do que ali está descrito.

Aí depois dá nota baixa por entender que as tarefas não são razoáveis???!!!

Me poupe, né!!!

Não razoável é essa diretriz abominável. 

E ainda insistem nas notas estelares.

Airbnb!!! O que está havendo com vocês???!!!

É algum complô pra exterminar os anfitriões???!!!

Mais uma aberração pra somar às outras. 

E nós que pagamos o pato!!!

Tá saindo muito caro isso...

 

 

 

 

Verdade @Denise583 , alguns são incapazes de tirar o lixo, que por sinal o estacionamento do carro está no mesmo andar das lixeiras. 

 

Ricardo Santos QA
Me segue no insta: @ santosqa_

.
.
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

@Ricardo1643 e @Fabricio50 

Se a coisa desandar pra isto, esta casca de banana que o Airbnb jogou pros anfitriões, eu deixo de usar as instruções de check-out, retiro todas as marcações e volto a enviar por WhatsApp, aliás como fiz por muitos anos sem ter nenhum tipo de problema qto a isso.

Aff!!!

Sim @Denise583 eu mesmo já removi quase todas, deixei somente uma instrução mesmo e vou continuar comunicando pelo chat mesmo.

Ainda mais agora que o chat tem marcação de lido. 😀

Ricardo Santos QA
Me segue no insta: @ santosqa_

.
.
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Pois é @Ricardo1643 

Acho que vou usar o print do quadrinho assim arrumadinho e enviar kkkk

Nada a ver essa atitude do Airbnb. 

Totalmente inconcebível!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias