Reserva Instantânea: O que deve ser incluído na mensagem inicial?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Reserva Instantânea: O que deve ser incluído na mensagem inicial?

Reserva instantanea - Airbnb Central da Comunidade.jpg

Olá pessoal, 

Boa quarta-feira para vocês!

Já tivemos algumas conversas aqui na Comunidade sobre reservas instantâneas, e alguns anfitriões preferem não utilizá-las enquanto outros gostam da facilidade e rapidez em não precisar aceitar a solicitação de reserva.

O bom é que não há regras para isso, apenas oportunidades de aprendizado que podem melhorar nossa experiência como anfitrião, e o que funciona para um pode não funcionar para outro.

Ao decidir usar essa opção, há algumas mensagens que podem ser necessárias para criar uma boa primeira impressão, como por exemplo iniciar uma conversa para conhecer melhor o hóspede ou compartilhar algumas regras básicas da acomodação para que esteja tudo comunicado de antemão.

Dito isso, gostaria de perguntar a vocês: quais são as informações mais importantes para incluir na mensagem inicial ao ativar a reserva instantânea? 💡

Também podemos elaborar alguns prós e contras e como tudo na vida, em tudo existe um lado bom e ruim para ser analisado - então não deixe de compartilhar, seja você um fã ou não tão adepto à isso.

Quero ver qual vai ser a opinião mais popular aqui!

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

76 Respostas 76
Vanessa1883
Level 7
São Paulo, Brazil

Eu utilizo mas confesso que me sinto insegura! Não temos muita chance de checar se o hóspede tem bom histórico. Já tive problemas com isso! Mas de maneira geral é uma boa ferramenta, mas acho que os critérios do hóspede deveriam se maiores como bom histórico, a partir de uma pontuação X, sei lá, alguma maneira de assegurar que o anfitrião não se preocupe!

Eu não uso reserva instantânea!

Prefiro conversar com os hóspedes primeiro!

Fico sempre atentas às consultas e respondo sempre imediatamente!!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Aucivania0 , que eu me lembro aqui da Comunidade, a @Denise583 e a @Cristina1875 também não usam....

Vocês tem receio de acabarem recebendo hóspedes que normalmente não gostariam de ter na sua acomodação?

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

@Laura @Aucivania0 @Vanessa1883 @Denise583 Laura, eu não utilizo (e nunca utilizei) pois, assim como a Aucivania, faço questão de conversar com o(a) hóspede antes e explicar o motivo de precisar que me enviem os documentos (no meu condomínio é obrigatório fazer um Termo de Autorização) e também para reforçar outros itens do meu anúncio pois, infelizmente, são POUCOS (1%) os que leem as Regras da Casa por completo.

E, como já tive casos bem estranhos no passado (foto de mulher mas cadastro masculino, ou vice-versa), onde até menores de idade estavam conseguindo fazer reservas utilizando os dados do pai, percebi que a parte de verificação do Airbnb era bem falha.

TALVEZ seja uma ferramenta bem interessante para alguns casos específicos. Para mim, especificamente, não se encaixa.

Boa noite! Como você controlaria o fato de reservarem para 4 pessoas, mas na verdade virem 6 pessoas? A cama estaria arrumada já para o máximo de estadia…

Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

@Tuca8 bom dia eu deixo pré arrumadas e cubro com com um lençol que tiro quando o hóspede chega

sempre tem um espaço ZTE q ele chega deixo tudo organizado e revisado

Tuca8
Level 2
São Paulo, Brazil

Bom dia, Loni. Desculpe. Eu não entendi sua reposta.

Me refiro a uma família que faz reserva instantânea para 4 pessoas (valor é mais baixo). Contudo, na verdade, chega com 6 pessoas (valor cobrado seria mais alto). Contudo, como o espaço já está todo preparado (para 6 hóspedes), as pessoas acabam ficando bem acomodadas, mesmo reservando para apenas 4 pessoas e pagado menos.

Caso não fosse reserva instantânea, eu teria maior controle disso. 

Se você, Loni, ou alguém puder ajudar, agradeço muito.

Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

@Tuca8 entendi 

Achei q estava se referindo no organizar as Camas o ambiente!

neste caso 

reserva instantânea 

realmente  fica complicado

e bom você  configurar para hóspede extra 

exemplo  3 um 

Valor

quando são mais paga adicional o problema 

que reservam para 3 e vem 6

aconteceu p mim este feriado era 2 pessoas 

Chegou 3 adultos uma criança

expliquei q nao pode sempre tem q colocar 

o certo na hora da reserva!

N sei se você entendeu.

att.Loni

Tuca8
Level 2
São Paulo, Brazil

Sim. Era exatamente isso que estava perguntando. Complicado isso. Por isso que não estou usando ainda a reserva instantânea. =\

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Tuca8 

Duas das minhas acomodações podem receber até 4 hóspedes e uso a ferramenta "Taxa para o hóspede adicional" além de 2 hóspedes.

Penso que cabe ao hóspede que fornece roupa de cama e banho, fornecer apenas a quantidade de acordo com o reservado. 

Se tive reserva pra 1 ou 2 pessoas, não tenho que deixar todos os cômodos e camas arrumadas.

Não faz sentido. 

Contudo, para evitar esse tipo de situação e desencorajar os "espertinhos, deixo informado no anúncio que, no caso de reserva para apenas 2 hóspedes, só será arrumado e disponibilizado o quarto principal, ficando trancado e sem acesso o outro quarto.

Simples assim.

Uma tática que usava na acomodação que fica na cidade, longe de onde moro, é informar nas Comodidades a presença de câmera de segurança direcionada para o portão principal e o de garagem.

Só que não tinha câmera nenhuma.

Mas isso já afastava os maus intencionados.

Agora já instalei e te digo, foi uma das melhores coisas que fiz.

Agora posso monitorar qqr ação do hóspede a tempo de tomar uma providência com rapidez.

Abraços!

Tuca8
Level 2
São Paulo, Brazil

Obrigado, Denise. Faz bastante sentido. Agradeço mesmo. Deixa eu te perguntar: depois que vc colocou "reserva instantânea", você sentiu aumentar suas reservas? É significativa a diferença? Grato, Tuca

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Tuca8 

Deixa explicar melhor.

Como disse na minha respsta de 08/06.

Eu não faço uso da Reserva Instantânea. 

Só fiz bem no comecinho, lá em 2018 e por pouquíssimo tempo. Somente até da nota da acomodação aparecer no anúncio. 

E como destaquei, o Airbnb era outro, muito msis simples e confiável e, consequentemente, seus clientes tbm eram mais verdadeiros e tbm confiáveis. 

Agora, do jeito que o Airbnb lava as mãos qdo há algum problema, nem me arrisco.

Em relação à sua pergunta, não tenho como saber pois já iniciei no Airbnb com a Reserva Instantânea ativada, portanto não tenho parâmetros para dizer como seria sem ela.

Mas uma coisa posso atestar, não tive menos procura ou reservas, após deixar de usá-la, muito pelo contrário.

E estou certa que esta minha opção já tenha me livrado de muitos perrengues.

Muita coisa conseguimos detectar em meio à consulta e pedido de reserva. Com o tempo vc aprende a interpretar os "sinais" e detectar os "alertas" e isso só é possível se tem tempo de interagir com o hóspede antes de aceitar seu pedido. 

É isso...

olá, sempre usei a reserva instantânea pois muitos hóspedes locam sem me comunicar, daí quando vejo já está feita a locação sem que eu precise falar nada; só falam quando eu agradeço pela reserva feita! Como meu anúncio só está no Airbnb - não uso outra plataforma - não tenho problema com o calendário, então prefiro usar a RI.

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Tuca8 

Só corrigindo um trecho da minha mensagem anterior 👇🏻

"Penso que cabe ao ANFITRIÃO que fornece roupa de cama e banho, fornecer apenas a quantidade de acordo com o reservado. 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias