Você tem uma estratégia de preços para a sua acomodação?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Você tem uma estratégia de preços para a sua acomodação?

host picture.jpg

Olá a todos,

O preço da sua habitação é um dos fatores mais importantes que os hóspedes levam em conta no momento de decidir onde vão se hospedar. 🏡

Entretanto, encontrar a melhor estratégia de preço não é fácil, já que é preciso conhecer a região onde o anúncio está, o tipo de propriedade, se o espaço é inteiro ou compartilhado, os serviços principais, a época do ano do calendário….enfim, uma gama enorme de fatores que são determinantes para o valor da diária!

Oferecer um preço competitivo pode ajudar com que o seu anúncio se destaque e se posicione melhor nos resultados de pesquisa, atraindo ainda mais reservas e hóspedes.

E você, como se adapta com as mudanças da demanda durante as diferentes épocas do ano e como você estabelece a sua estratégia de preço? Você usa alguma ferramenta de configuração de preços como os preços personalizados ou descontos para impulsionar as visitas no seu anúncio? 💵

Grande abraço,

Laura

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

49 Respostas 49
Ricardo-M-M0
Level 3
São Francisco Xavier, Brazil

Olá!

Agradeço sua atenção e espero ter colaborado na clareza aos fatos.

Somos uma pequena comunidade onde temos menos moradores fixos que visitantes de final de semana.

A demanda por leitos segue caindo junto com a rentabilidade do negócio.

Caso precise de mais detalhes me avise.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

oi @Ricardo-M-M0 , tem algum motivo aparente para a queda da demanda por acomodações?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Ricardo-M-M0
Level 3
São Francisco Xavier, Brazil

Olá! Espero que seu dia esteja agradável.

Os motivos são: fim da pandemia, aumento da oferta de leitos, foco dos clientes na aplicação dos recursos em projetos pessoais e recomposição da capacidade de pagamento.

grato, Ricardo

Teresa1808
Level 4
Costa da Caparica, Portugal

Olá Laura, eu pesquiso sempre os preços praticados em alojamentos locais semelhantes ao meu aqui na área e recentemente publiquei um anúncio de outro quarto, um dormitório para 4 pessoas, em que ofereço um desconto de 20% para os 3 primeiros hóspedes. Também aumentei ligeiramente os preços à sexta-feira e ao sábado, mas só para os quartos que ainda estão disponíveis. Estou também a aceitar alugueres de longa duração, com preços diferentes, porque todos os meus quartos têm características diferentes. Mas ainda estou a aprender! 😉 Beijinho Laura.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi querida @Teresa1808 !

Então você faz um preço personalizado para cada quarto? Quantos você aluga na plataforma e como faz para chegar à um valor final?

Imagino que agora no inverno os preços devam diminuir bastante não? Você faz por porcentagem, tipo 20% mais baixo que no verão ou algo do tipo?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Teresa1808
Level 4
Costa da Caparica, Portugal

Olá Laura! Sim, faço preços diferentes paea cada quarto porque são 4 quartos todos com características diferentes. Sim, eu baixo os preços um pouco no inverno, à volta de 20-25%. Neste momento, tenho 1 quarto de casal com wc privativo, que é  o mais procurado, tenho um quarto com beliche para duas pessoas, outro quarto de solteiro onde irei colocar outro beliche e o quarto jaior, que agora tem uma cama de casal e outra de solteiro, mas eu quero colocar 2 beliches para receber 4 pessoas. Já tenho reservas até Abril e um dos quartos, tenho 2 residentes de longa duração, com renda mensal.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Nossa @Teresa1808 , cada quarto é bem diferente mesmo!

Chegar a um preço para cada um deles deve ter sido bem difícil, eu imagino...você prefere esse mix de longa e baixa duração nas estadias ou para você é melhor deixar todos os quartos reservados por vários meses?

Deve ser uma diversão a sua casa com todo mundo interagindo no fim do dia 🥳

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Olá Laura, sim tem sido muito animado! Tire-me uma dúvida, por favor, como faço com o meu quarto partilhado, uma vez que já tenho uma reserva e o calendário ficou bloqueado só para este hóspede. Como posso dar oportunidade a outros hóspedes de reservarem o mesmo quarto? Muito obrigada desde já pela sua ajuda preciosa! 🙂 Cumprimentos. 

Oi @Teresa1817 

A única forma que conheço é vc duplicar o anúncio quantas forem as camas.

Tipo assim:

"Quarto do Jardim - beliche 1" (ou cama 1)

"Quarto do Jardim - beliche 2"

Aí vc terá um anúncio pra cada, com valor e calendário próprio.

Espero ter ajudado

Abraços!

Teresa1808
Level 4
Costa da Caparica, Portugal

Olá @Denise583 , ajudou sim muito obrigada! 🙂

Eu ontem falei com o apoio do airbnb e foi o que me sugeriram também.

Abraço da Caparia! 

Teresa1808
Level 4
Costa da Caparica, Portugal

Também pratico preços diferentes no verão e no inverno, tanto ao dia, como ao mês.

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Laura

Para mim nunca foi um problema mensurar preços.

A base sempre é o praticado na região por acomodações semelhantes e daí parto para um valor que me atenda, sem prejuízo e qie me dê um certo lucro.

Paralelo a isso, tenho alguns princípios como:

  1. Pratico valor fixo durante o ano todo, não aumento nos fins de semana pois sei que a nós simples mortais que trabalham e têm filhos em idademescolar, só resta mesmo o fim de semana.
  2. Exceto Natal, Ano Novo e Carnaval, também não aumento os valores nos feriados, faço apenas um pacote fechado de dias.
  3. E naqueles meses criticos de baixa temporada, costumo até fazer algum desconto de última hora.

    Sei o qto é importante um valor justo e competitivo, mas ele não é o único a influenciar a procura e reservas.

    Tão importante qto, é adequar sua acomodação às variações sazonais, procurando oferecer atrativos que funcionem em qqr época do ano.

    Ex, Carrancas é conhecida como o Paraíso das Cachoeiras, tendo seu apelo maior nos dias quentes de verão.

    No entanto é tbm uma cidade rural do interior, com suas serras, chapadas e vales com sua riqueza de cenários e clima, além da deliciosa comida mineira.

    Ah, e não chove durante os meses mais frios.

    A Cabana Ypotyra está encravada no abraço da Serra, com banheira panorâmica, lareira e fogueira para contemplação das estrelas e isso, aliado a uma política de preços justos e estáveis, faz como que tenha ocupação durante todo o ano.

    É isso...

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

@Denise583 então quem quer alugar a sua casa nos outros tipos de feriados e faz a reserva com antecedência se dá bem porque vai encontrar o preço igual do que em outras datas!

Você também chega a aumentar uma certa porcentagem por ano, de acordo com o aumento dos custos, inflação e também para acompanhar a correção de preço de quem se assemelha com oque você oferece?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Sim @Laura 

Levando-se em conta que só deixo uma "frente" de 3 meses (pra evitar cancelamentos), quem fizer reserva pras minhas acomodações terá o mesmo valor o ano todo, independente se feriado ou não (exceção a Natal, Ano Novo e Carnaval).

Como todo negócio, vc tem uma fórmula custo x lucro e, a rigor, essa fórmula não altera nos feriados.

Portanto na minha fórmula não cabe especulação pois já está calculada para cobrir custos e sobrar lucro.

E ganho no "volume" não na "unidade"

 

Já são mais de 4 anos e nesse tempo nunca foi necessário corrigir os valores durante o ano para cobrir custos.

Meus custos são baixíssimos, foi tudo pensado e calculado para que tivessem o menor impacto possível.

Como vc sabe, tenho o mínimo de eletrodomésticos e eletrônicos, nenhum item de construção ou decoração de alto valor; não tem forno (menos gastos com gás); roupa de cama e banho de qualidade, 100% algodão, mais resistentes e duráveis, nesses 4 anos são as mesmas roupas, ainda não foi preciso repor nenhum item; eu e o maridão fazemos a limpeza, lavagem de roupas e manutenção; tirando o sabão líquido para limpeza que eu mesmo faço (sai muito barato), o restante do material de limpeza é comprado no atacado; quem roça e limpa o jardim é o meu funcionário do sítio e não pagamos água em Carrancas.

Em vista disso, o custo representa uma porcentagem ínfima da diária, portanto não justifica especulação nessa situação. 

É isso...

 

Sylvio5
Level 3
Rio de Janeiro, Brazil

Os meus preços se baseiam em uma combinação de preço de mercado regional (Rio de Janeiro, Barra da Tijuca), custo/beficio, e época do ano (verão, réveillon, carnaval).. Não uso uma fórmula, mas uma combinação empírica.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias