Cancelamento de hóspedes, em cima da hora por receber supostamente estadia gratis de conhecidos!

Kleyson0
Level 2
Salvador, Brazil

Cancelamento de hóspedes, em cima da hora por receber supostamente estadia gratis de conhecidos!

Caro suporte do Airbnb,

Gostaria de esclarecer a situação e reforçar alguns pontos importantes sobre o cancelamento indevido de uma hóspede, que veio acompanhada de +1 pessoa, sendo vaga para apenas 1 código de reserva não sei se posso expor aqui.

  1. Cancelamento em cima da hora: Ana chegou ao local e alegou que estava desorganizado, mas não forneceu nenhuma evidência concreta, como fotos, para corroborar sua reclamação. Como anfitrião, sempre mantenho o local em perfeitas condições, e a limpeza é realizada regularmente, inclusive antes da chegada de cada hóspede.

  2. Propostas gratuitas: É comum que hóspedes recebam propostas de hospedagem gratuita de amigos ou familiares e, consequentemente, inventem motivos para cancelar suas reservas e solicitar reembolso. Infelizmente, já tive experiências anteriores com essa prática. Esses cancelamentos de última hora não apenas me causam prejuízo financeiro, mas também afetam minha reputação como anfitrião, já que são oportunidades perdidas de obter boas avaliações.

  3. Flexibilidade do Airbnb: Entendo que o Airbnb busca ser justo para ambas as partes. No entanto, é crucial que as alegações dos hóspedes sejam devidamente verificadas antes de qualquer decisão de reembolso. Sem provas concretas, não é justo que um anfitrião, que se esforça para manter um alto padrão de qualidade, seja penalizado.

  4. Impacto na reputação: Como anfitrião, minha prioridade é oferecer uma experiência excelente aos hóspedes, visando avaliações positivas. A decisão de reembolsar a hóspede sem uma investigação adequada não só resulta em perdas financeiras, mas também afeta potencialmente minha classificação e reputação na plataforma.

Diante disso, solicito que reconsiderem a decisão de reembolsar a hóspede Ana sem evidências concretas. Além disso, gostaria de sugerir que seja implementada uma política mais rigorosa para verificar as reclamações dos hóspedes, a fim de evitar abusos e garantir justiça para ambos os lados.

Estou à disposição para fornecer mais informações ou esclarecimentos adicionais.

Atenciosamente,

Kleyson

4 Respostas 4
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Kleyson0 

Aqui é a Central da Comunidade, o Suporte não atende por aqui.

Mas aqui tem muita gente boa e experiente que pode te dar alguma orientação.

Vamos ponto por ponto.

 

1. Fui nos seus anúncios e tenho que concordar, em parte, com a Ana.

Há desorganização já nos seus anúncios. 

Você tem 7 anúncios de espaços repetidos. Vemos o memo prédio, quartos e banheiros em mais de um anúncio 

Além disso vc usa o anúncio de "Quartos" de forma errada. Quando se trata de quartos, deve-se fazer um anúncio para cada quarto, informando os espaços compartilhados. 

E há informações confusas.

Hã título que diz  "quartos privativos e compartilhados". Ou é privativo ou é compartilhado. Não dá pra ser os dois. 

Descrições que mencionam 2 ou 3 quartos, mas só há foto de 1, o mesmo ocorre com os banheiros. 

Outros dizem 2 ou 3 camas e o máximo de 1 hóspede. 

Há um que usa como tipo de propriedade "Hotel boutique". Mas creio que essa denominação não se encaixa no espaço em questão. 

Anúncios sem regras. Definir as Regras da Casa é essencial para um bom uso do espaço e uma boa convivência, principalmente quando há espaços compartilhados. 

É importante definir horários para uso e ocupação, estipular limites, o que pode e o que não pode.

 

E é possível notar que a desorganização vai além dos anúncios.

Entenda que nem sempre o que está bom pra gente, tbm está para o outro, principalmente qdo se trata do hóspede que está pagando. 

Nas fotos é possível ver objetos pessoais em todos os lugares.

Fio atravessado pelo chão do quarto, gavetas empenadas. 

Na cozinha, mais fio atravessado na frente da geladeira, uma pilha de panos e mais sei lá o quê no chão ao lado do fogão, alem de um aspirador de pó e  

frigideira suja. Uma sacola sobre a pia, vassoura e balde no meio do caminho, varal de teto descaído. 

No banheiro vemos tampa do vaso sanitário aberta e papel higiênico no fim.

Sabe do que seus espaços precisam? De um "olhar feminino", daquela "arrumação de mãe" e do aconchego de "casa de vó" kkkk.

E estamos falando de Salvador, uma terra bonita e colorida!!!

É válido tbm se inspirar em anúncios de Superhosts.

Enfim colega, seria indicado fazer uma boa revisão para evitar que volte a ocorrer situação semelhante.

O Airbnb disponibiliza ótimos tutoriais com orientações para tirar fotos, fazer um anúncio e preparar uma acomodação.

Abaixo seguem alguns. Explore a Central de Recursos para mais.

 Aqui sobre fotos 

https://www.airbnb.com.br/resources/hosting-homes/a/upgrade-your-listing-photos-46

 

Arrumar a acomodação

https://www.airbnb.com.br/resources/hosting-homes/a/making-your-home-ready-for-guests-26

 

https://www.airbnb.com.br/resources/hosting-homes/a/tips-from-airbnb-plus-hosts-how-to-add-thoughtfu...

 

 Para ajudar na descrição do espaço

https://www.airbnb.com.br/resources/hosting-homes/a/how-to-write-a-great-description-of-your-place-3....

 

 https://www.airbnb.com.br/resources/hosting-hom

 

 

2. Vários são os motivos alegados para o cancelamento por parte do hóspede. Alguns válidos e verdadeiros, outros não. 

De qqr maneira, não há meios do anfitrião impedir, mas dá pra dificultar adotando uma das Políticas de Cancelamento mais radicais como a "Rígida" ou a Restrita".

 

3 e 4. Minha experiência me fez perceber que "ganha" quem primeiro faz a denúncia. Dificilmente o Airbnb vai averiguar o "o outro lado".

O lance é minimizar os possíveis BOs, antevendo-se às situações e fazendo a prevenção. 

 

Espero ter ajudado. 

Depois nos conte o que resolveu fazer. 

 

 

 

 

Resposta ao Feedback de Denise

 

Olá Denise583, te mandei uma mensagem, depois você dá uma olhada. Satisfação!

 

Comentários gerais de maneira antecipada: Agradeço profundamente por dedicar seu tempo (Domingo, hoje 28/07/2024, só para enfatizar o nosso compromisso) para revisar meus anúncios e fornecer um feedback tão detalhado e construtivo. Suas observações são extremamente valiosas para mim, você detalhou tudo que eu sempre pedia aos SuperHosts rs, e estou empenhado em melhorar a qualidade da minha hospedagem para proporcionar a melhor experiência possível aos meus hóspedes, tanto que no momento não visualizo o valor em questão, deixo bem abaixo da margem, e muito bem abaixo, quero o feedback positivo de cada hóspede e venho adquirindo, e além de feliz admirado em conhecer pessoas boas, muitas pessoas boas. Enfim...

 

Em "tópicos"

 

-- Revisão dos Anúncios:

Concordo que a organização dos meus anúncios é fundamental para evitar confusões e proporcionar uma experiência mais clara e agradável aos potenciais hóspedes. Vou realizar as seguintes ações imediatas:

 

-- Consolidar e Corrigir Anúncios Duplicados: Vou revisar e eliminar os anúncios repetidos, garantindo que cada espaço seja descrito de forma única e clara.


-- Atualização das Descrições: Vou ajustar as descrições para serem mais precisas, garantindo que as informações sobre quartos e espaços compartilhados sejam claras e sem ambiguidades.


Fotos Atualizadas e Claras: Vou revisar todas as fotos dos meus anúncios para garantir que representem com precisão o espaço disponível, adicionando fotos adicionais quando necessário.

 

-- Melhoria na Organização do Espaço:

Agradeço pelo feedback específico sobre a organização do espaço. Vou implementar as seguintes melhorias imediatas:

 

-- Reorganização do Espaço: Vou remover objetos pessoais dos espaços compartilhados e garantir que todos os fios e objetos estejam organizados e fora do caminho.
Limpeza e Arrumação: Vou reforçar as práticas de limpeza, garantindo que cada espaço esteja impecável antes da chegada de um novo hóspede.
Estética e Conforto: Vou buscar dar um toque mais acolhedor ao espaço, inspirando-me em exemplos de Superhosts e nas dicas fornecidas nos tutoriais da Airbnb.

 

-- Políticas de Cancelamento:

 

Entendo que adotar uma política de cancelamento mais rigorosa pode ajudar a minimizar cancelamentos de última hora. Vou considerar implementar uma das políticas mais restritivas disponíveis pela Airbnb para garantir maior proteção contra cancelamentos injustificados.

 

-- Prevenção de Problemas:

 

Vou trabalhar de forma proativa para antecipar possíveis problemas, realizando inspeções regulares e mantendo um alto padrão de qualidade e limpeza. Também vou documentar o estado do espaço antes da chegada de cada hóspede para evitar mal-entendidos futuros.

 

Vou abordar a má fé vista de maneira moral e pessoal!

 

Gostaria de acrescentar que, infelizmente, houve uma situação de má fé por parte do hóspede em questão. O motivo real do cancelamento foi a proposta de estadia gratuita recebida de um amigo, e não qualquer problema real com a acomodação. É importante destacar que a propriedade é de alto padrão e oferecida a um valor bem abaixo da média, proporcionando um excelente custo-benefício aos hóspedes.

 

Mais uma vez, agradeço seu feedback valioso. Estou comprometido em fazer as melhorias necessárias para garantir uma experiência excelente para todos os meus hóspedes. Vou seguir os tutoriais e orientações da Airbnb para aprimorar meus anúncios e a organização do espaço.

Agradeço também à comunidade por oferecer suporte e orientações valiosas.

Atenciosamente,

Kleyson

 

-- Declarações finais: Quero e busco sempre melhoras e melhorias adequadas em minha função de Anfitrião, como reformas nos 3 banheiros, com tudo de melhor, blindex e porcelanato por exemplo. Sempre demonstrando determinação em melhorar também a qualidade minha de hospedagem e abordar as preocupações sem exceções de maneira construtiva, logo, também de esclarecer a situação de má fé do hóspede em questão. 
Ressalva: Ela poderia alegar tantas coisas como você mesma mencionou rs, mas tentou agir de tal maneira e demonstrou má fé, de forma evidente, tanto que me bloqueoou do WhatsApp rs. Mesmo assim, eu sugeri ela ficar aqui de graça através do chat do app, custa nada para mim, mas sei que a questão não foi essa e imagino que ela nem vai responder.

Obrigado Obrigado Obrigado! Deus abençoe! (Não estou depreciando meu imóvel, que é de alto padrão, apenas busco o máximo de hospedagem justamente para obter uma avaliação justa e sincera, só olhar meu perfil e verá boas mensagens, e boas mensagens construtivas! 

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Kleyson0 

Esse seu comprometimento e busca na melhoria já é meio caminho andado.

E é isso mesmo. Ser anfitrião é uma construção, tijolinho por tijolinho. A gente ajusta aqui, corrige acolá, experimenta, arrisca acerta aqui, erra alí, aprende com erros e segue em frente.

Lamento o ocorrido com a hóspede. Lidamos com gente e sua pluralidade, nem sempre com os de boa-fé. 

Encare como seu "batismo de fogo". Mais cedo ou mais tarde, todo anfitrião tem o seu kkk.

Devagarinho as coisas vão se encaixando

 

Vai na fé!

Abraços!

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Kleyson0 , fico feliz com a sua disponibilidade e aprender e melhorar, esse é mesmo o intuito aqui dessa comunidade!

Estamos todos pra dar uma mãozinha quando necessário e compartilhar conhecimentos para sermos os melhores anfitriões que podemos ser!

 

Continue vindo aqui, pedindo ajuda, feedback, dicas....você com certeza vai perceber a diferença na qualidade dos seus anúncios logo logo!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias