Hey! Me chamo Carolina franca, tenho 34 anos, sou psicóloga....
Última resposta
Hey! Me chamo Carolina franca, tenho 34 anos, sou psicóloga. Sou mineira e recentemente me mudei para grande Florianópolis. ...
Última resposta
Olá, gente! Tudo bem?
Estou tendo problemas com as hóspedes que estão em casa. Estão quebrando regras, demandando muito da convivência e a estadia seria até próximo do Natal.
Já conversamos pessoalmente com elas e tentamos relembrar algumas coisas, mas, não tem surtido muito efeito. Elas querem criar as regras da casa, basicamente.
Alguém já passou por algo assim? Como foi lidar com isso? Pensamos que vai ser inevitável um cancelamento da hospedagem. Mas não sabemos quais seriam as "evidências" que o Airbnb pede para que não sejamos multados por cancelar a hospedagem no meio dela.
Obrigada, gente!
Oi @Verônica28
Lamentável esse tipo de comportamento.
Nunca deixe que uma situação constrangedora ou mesmo ameaçadora, se agrave
Nesses casos, o anfitrião não deve cancelar ou sofrerá penalidades.
Deve, sim, entrar em contato com o Suporte relatando o ocorrido. Eles poderão cancelar sem ônus pra vc.
Quanto mais evidências tiver em mãos, melhor.
Serve qqr coisa que prove a situação: conversas do chat, fotos ou gravações.
Espero ter ajudado.
Depois nos conte como conseguiu resolver.
Muito obrigada, Denise!
O difícil é que é uma casa compartilhada, então a pessoa fica tentando falar tudo pessoalmente... Mas assim eu fico sem evidências - além de foto das sujeiras ou coisas que vem sendo quebradas.
Vou começar a escrever as coisas no chat sim! E depois conto aqui como foi pra vcs!
Oi @Verônica28
Entendi, mas ainda assim, faça a denúncia com o que vc tem.
O importante é vc apresentar essa denúncia o quanto antes pra já ficar registrada a "linha temporal" e, principalmente, para que vc a faça antes dela.
É sabido que o Airbnb costuma dar ganho de causa a quem primeiro faz a denúncia e muitos hóspedes de má-fé, sabendo disso, usam como estratégia.
Fale a verdade, que além do reiterado descumprimento das regras, vc está sendo constrangida e se sentindo ameaçada em sua própria casa.
É isso.
Espero que tudo se resolva da melhor forma possível.
Ah eu não sabia destas coisas!
Eu liguei no suporte ao superhost, será que deixam registrado?
Mas eu vou ver sim mais detalhes sobre a denúncia! Muitíssimo obrigada por esta dica!
Oi @Verônica28
Dependendo do que foi falado, sim, já fica registrado como um contato seu sobre esta mesma situação.
Então, o que foi dito neste contato? O que evoluiu a partir dele?
Vc contou o ocorrido, perguntou quais providências a plataforma pode tomar a partir dai para te salvaguardar?
Porque o normal seria a atendente ter perguntado se vc queria prosseguir com a reserva ou queria o cancelamento.
Observando que este cancelamento deverá ser feito em nome da plataforma, para que não recaia penalidades a vc.
Pra mim pareceu ficar tudo muito solto...
Nós ligamos para entender melhor os procedimentos, Denise.
É uma situação nova para nós e por isso queria saber se alguém aqui já viveu algo assim.
Liguei no domingo e liguei hoje de manhã.
Eles orientaram:
- Busque evidências (elas assumirem que estão violando as regras pelo chat é uma delas)
- Tentem conversar com elas somente pela plataforma
- Caso seja de nossa preferência, o Airbnb pode também tentar mediar isso relembrando as regras da casa e o intuito da plataforma
Eles disseram que, se de fato se provar que elas estão violando os acordos, podemos cancelar sem penalidades.
Oi @Verônica28
O Airbnb mediar é complicado...
Te deixará muito exposta e vulnerável perante a hóspede, pois aí ela terá conhecimento de que vc fez denúncia e terá a faca e o queijo na mão pra te detonar na avaliação. Sem falar que ainda poderá usar de vingancinha e aprontar mais ainda na sua casa.
Recolha evidências e retorne ao Suporte para que cancelem.
É o melhor a fazer...
Abraços!
Oi @Verônica28 , fiquei curiosa para saber qual foi o desfecho com esses hóspedes que estavam quebrando as regras da casa e se a reserva foi cancelada ou correu até o fim....
Depois nos conte se puder a sua experiência 😉
Foi muito difícil, gente. Só acabou hoje pra eu escrever aqui!
Não entrei em consenso com meu co-anfitrião de expulsa-las, então, ficamos tentando manejar e aguentar até o fim da estadia. O airbnb tambem não dava um posicionamento claro sobre as possíveis penalidades. Ficamos com medo.
Acabou que fomos tirando fotos de todas as coisas que estavam fora das regras e deixavamos na conversa do Airbnb grande parte das vezes em que elas quebravam regras. Eram coisas pequenas, porem significantes, desde errar o lixo reciclável ate a misturar toalha de mão com pano de chão, quebrar coisas, mexer nos nossos objetos…
No fim, elas foram embora e a avaliação negativa veio. Já esperava. Também fizemos uma avaliação negativa.
Achamos que acabaria por aí.
Mas, acreditam que elas fizeram alguma denúncia caluniosa nossa para o Airbnb? Sabe-se lá o que inventaram. Que bom que eu tinha foto de tudo e varias trocas de mensagens, além de ligações para a central. O Airbnb parece que entendeu que era uma calunia e não nos puniram.
Moral da história: era melhor ter cancelado logo neste início! nunca mais queremos passar por isso. Sorte que o Airbnb fez uma avaliação justa da situação e minha avaliação negativa continua lá no perfil delas, rs.
Oi @Verônica28
Compartilhar espaços não é fácil...
E sim, teria sido melhor cancelar logo de cara.
É aquilo que disse e sigo como "mantra".
"Começou errado, fatalmente vai terminar errado".
Não deixe uma situação ddesconfortável evoluir para algo ainda pior
O cancelamento seria feito pelo Airbnb, sem penalidades pra vc, por meio do AirCover.
Esse foi seu "batismo de fogo" (todos nós já tivemos o nosso).
Agora vc pode se considerar uma verdadeira anfitriã kkk
E tire isso como uma lição. Com certeza daqui pra frente vc já estará mais carimbada pra identificar os "nóias".
Se me permite um pitaco.
Revise seu anúncio, a descrição, regras, guias e orientações.
Muitas vezes as situações são fruto de algum desconhecimento ou mesmo desatenção nossa.
Há o aviso de que a cozínha não é MAIS compartilhada.
Isso já deixa implícito que era compartilhada e, por algum problema, não é mais.
E isso fica ainda mais evidente qdo vc faz esse aviso duas vezes.
E tudo o que um hóspede não quer ao alugar um espaço é encontrar problemas.
Mude o texto
Diga apenas, "A cozinha não é compartilhada".
Mas isso vai apenas uma vez e na parte "Outras observações" ou "Acesso do hóspede".
É ali as area5 específicas para essa informação.
Deixe as outras áreas da descrição para algo mais agradável e sensorial sobre o espaço.
E aí seria tbm adequado completar com mais detalhes sobre as áreas que são e, principalmente, não são compartilhadas.
Vc diz:
"Algumas áreas não são disponíveis devido ao fato de eu trabalhar em casa"
"os hóspedes tem acesso à sala de jantar, quintal. Mostramos qdo você chegar".
Eu já ficaria com a pulga atrás da orelha. Tudo deve estar previsto e bem detalhado no anúncio, não qdo o hóspede já estiver na acomodação.
Não deve haver "surpresas"!
Inclusive isto foi mencionado no comentário das hóspedes (não justificando o comportamento delas).
Informação é tudo!!!
Se atente que os itens marcados nas Comodidades estejam de acordo com a descrição.
Se a cozinha não é compartilhada, apenas um espaço na geladeira, não deveriam estar marcados itens como microondas, fogão, forno, chaleira de água quente... (aquilo que mencionei de que, muitos dos problemas acabam sendo causados por nós mesmos).
Não tem como usar o fogão sem estar na cozinha, né?
Tampouco há necessidade de botar na descrição que vc oferece toalha de banho e de mão, cama de solteiro e mesa de trabalho pois isso já deverá estar marcado nas "Comodidades".
E até mesmo pra estipular regras há de se ter bom senso.
Sem querer entrar no mérito da veracidade dos comentários, não dá pra esperar que um hóspede não possa abrir portas e janelas, por exemplo.
O que eu quero dizer com isso é que as regras devem ser críveis e sensatas para que possam ser cumpridas sem maiores questionamentos.
Infelizmente, além de todo dissabor durante semanas, agora vc tem duas avaliações que baixaram a nota da acomodação.
Caso vc tivesse cancelado logo no início, haveria uma grande chance dessas avaliações serem consideradas "retaliação" e apagadas.
Agora, dificilmente será.
Mas é isso mesmo. Caímos, tropeçamos e levantamos mais fortes.
Acho que abordei os principais pontos.
Qqr dúvida estamos por aqui
Na CC tem muita gente experiente e generosa.
Abraços!
Ahh muito obrigada pelas dicas!
Vou mudar estas coisas sim!!!
Foi um gostinho bem amargo mesmo...
Realmente nada como a experiência em ter lidado com estas situações....
Bom início de ano pra nós, gente!
Ai, @Denise583 , muito obrigada pelos comentários. Só agora consegui ver direito porque estava trabalhando antes.
A gente modificou os anúncios depois desta experiência com elas! Antes a cozinha era compartilhada... Por isso ainda ficaram alguns "furos" que vamos modificar sim...
Eu acho que o que tornou a expectativa delas desproporcional com o lugar foi especialmente o tempo da estadia. Mas não posso ter certeza. Modificamos isso também, o tempo limite agora é 10 dias!
Obrigada mesmo!
Oi @Verônica28
Sim, entendi. Só dei um alô mesmo.
Eu tbm não aceito reservas de longa duração.
Se vc pegar um "hóspede problema", ficará com ele por muuuito tempo.
Meu máximo são 15 dias
Vou dar mais um pitaco.
Em vez de oferecer um espaço na sua geladeira, coloque um frigobar em cada quarto.
É um investimento que vale a pena.
Em cima do frigobar deixe uma bandeja com prato, talher, copo e guardanapos.
Aí vc fica livre de hóspedes na sua cozinha.
Pense nisso.
Abraços!!!