Bom dia! Não encontrei uma resposta, entao, como fazer em ca...
Última resposta
Bom dia! Não encontrei uma resposta, entao, como fazer em caso de não ter acesso ao local? Tem algum perigo de golpes nesta p...
Última resposta
Olá, colegas!!
Seguinte, eu tenho um anúncio residencial com detalhamentos bem precisos, tanto como das regras. Algo básico que deveria ser levado em consideração pelos hóspedes, além de questionar se restam dúvidas antes mesmo de disponibilizar a casa para hospedagem.
Entrego a casa muito limpa e organizada, com tudo o que precisa numa residência, e além dos produtos básicos de higiene, também deixo café e filtro, por exemplo.
Optei também não incluir a taxa de limpeza na plataforma, porque já teve situação em que casa foi devolvida em um estado deplorável, o qual usaram a taxa como justificativa. Então prefiro não cobrar o adicional e esperar um dever básico de civilidade, e arcar com a limpeza, o que geralmente funciona.
Quando acontece de quebrarem algo de valor irrisório eu também desconsidero, porque já espero que aconteça quando se tem várias pessoas em um local e não estão habituadas a usar tais utensílios, mesmo que só seja uma pessoa atrapalhada mesmo etc.
Porém, já disponibilizei a casa várias vezes, mas nessa última experiência, para uma hospedagem que era de apenas 2 noites, o cheiro de cigarro estava muito forte (está informado nas configurações da casa sobre a proibição). Havia embalagem de preservativo e etiquetas espalhadas, bancadas totalmente pegajosas e brancas de gordura, um cheiro de podre no ambiente impregnado que se misturou com o cheiro de cigarro, e também quebraram um vaso de flor do deck. Enfim, a única coisa da bagunça que organizaram, foi jogar uns sacos com lixo no canto da porta, e nada mais falaram sobre. A hóspede apenas disse que gostaria de entrar em contato novamente numa próxima viagem. Mantive a postura para não gerar algum inconveniente diante das outras pessoas.
O detalhe ainda é que, flexibilizei o check-in para o dia todo, mas acabei recebendo a hóspede e seus amigos as 02h00 (madrugada), deixando ainda a casa em uso até as 20h30 do 3º dia, que era dia de check-out, já que considerei questionamento dela no sentido de usar mais tempo por conta do atraso que na verdade ela mesma criou, a qual de prontidão havia me adaptado a necessidade dela para resolver isso.
Só que, levando em conta todos esses fatores, já que o Airbnb preza que o hóspede seja bem atendido, na verdade eu só tomei ferro nessa situação. Apesar da hóspede estar com a 1ª viagem no cadastro dela, eu arrisquei, porque parecia ter conhecimento de como funcionava e havia feito a reserva imediata.
Mas eu gostaria de saber até que ponto o Airbnb entra nessa colaboração quanto aos problemas sem que prejudique o anfitrião quando habilita esse tipo de hóspede? Como proceder na minha avaliação quanto a hóspede, visto que ela pode contestar da mesma forma inventando firulas para prejudicar a qualificação de minha residência que foi entregue em perfeitas condições?
Particularmente nem mesmo consigo entender como alguns hóspedes conseguem usufruir do espaço e circular em um ambiente sujo desse jeito. Logo a hóspede com personalidade de alguém exigente.
Sinceramente, desisto das pessoas, rs.
Oi @Tomas446
Lamento imensamente suas experiências com o Airbnb visto que, no geral, me parece que não foram assim tão boas pra vc, né?
É o somatório de vários elementos para chegar a esse resultado não tão proveitoso e positivo.
A começar pelo fator humano que, devido ao decrescente valor aos princípios familiares e sociais, desanca em cada vez mais pessoas desonestas, sem caráter ou moral e prossegue nas tratativas do Airbnb que não só deixam brechas que permitem tais atitudes, como nada faz para coibir ou corrigir, se colocando como mero expectador.
No início o Airbnb inovou com uma proposta contrária a usual de hotéis, pousadas e semelhantes, adotando um conceito alternativo mais caseiro, fomentando uma maior proximidade entre hóspedes e anfitriões.
Isso aliado à simplicidade de suas regras e termos e a um atendimento diferenciado e mais humanizado, o elevou a lider.
Até que a ganância o tomou e, contrário à sua origem e princípios, resolveu adicionar espaços "profissionais" como hotéis e pousadas, os mesmos cujo distanciamento o destacou.
Com isso veio junto aquele público exigente acostumado com camareira e serviço de quarto, com aquele discurso do "tô pagando".
Para quem, como eu, já tem alguns anos de Airbnb, é publico e notório tais mudanças. Para pior, é importante destacar.
Só que, na contramão, seu Suporte, termos e tratativas não aconpanharam tal "diversidade", deixando à deriva e mesmo penalizando àqueles que inicialmente se juntaram à plataforma acreditando no conceito inovador de resgate do caseiro, do simples e do familiar.
Tô cansada de apontar as inúmeras falhas e disfuncionalidades do Airbnb, principalmente na ferramenta de Avaliação, a qual considero a pior, mais injusta e desmotivadora.
Já se vai tempo demais, milhares de feedbacks e reclamações que evidênciam a urgente e gritante necessidade de mudanças drásticas, mas o Airbnb faz uso da Teoria dos 3 macaquinhos 🙈🙉🙊.
Basta acompanhar as inumeras reclamações aqui ou de outros canais como o Reclame Aqui, por exemplo. Lá, a coisa caiu tanto que o Airbnb já nem nota tem, estando no mais baixo patamar de "Não recomendado".
Eu que escolhi o Airbnb justamente pela sua proposta inovadora de resgate do "modo familiar de receber", lamento imensamente no quê o Airbnb se tornou, por estar virando as costas àqueles que o ajudaram a construir e firmar esse conceito e o colocar nesse patamar exponencial.
Como resultado, infelizmente somos obrigados a adotar medidas mais rígidas e coercitivas, pouco a pouco nos tornando aquilo do que fugimos ao optar pelo conceito do Airbnb.
Perdemos nós, perdem os hóspedes, perde o Airbnb, perdemos todos!!!
Como seu perfil aqui não está como anfitrião, não tenho acesso ao seu anúncio para lhe ajudar com algo mais concreto. Talvez seja possível alguns ajustes que te deem alguma proteção a mais.
Porém tem uma coisa que sempre digo quase como um mantra. "Começou errado, fatalmente vai terminar errado".
"Mantive a postura para não gerar algum inconveniente para outras pessoas".
Quais "outras pessoas" ???!!!
Amigo, o "inconveniente" já estava gerado e exclusivamente para você.
Muitas vezes no afã de prestarmos um serviço de excelência, sabotamos a nós mesmos.
Não permita que uma situação anormal evolua para algo ainda pior.
Corte o mal pela raiz.
Use sua intuição e com o tempo vc ficará craque em detectar aqueles beligerantes.
E mesmo com toda a deficiência do Suporte, não se furte em entrar em contato com eles sempre que achar necessário.
E principalmente, não deixe de avaliar, detalhada e honestamente para prevenir outros hóspedes.
Errado pensar em deixar de fazê-lo com a desculpa de que o hóspede pode contestar e inventar firulas. O hóspede desonesto o fará, independente se vc o avaliar ou não.
Entenda que nenhum tem acesso à avaliação do outro antes que ambas sejam publicadas.
E vc poderá usar teu direito de resposta para refutar qqr mentira alí escrita.
Infelizmente é o máximo que podemos fazer, pois é praticamente impossível conseguir que o Airbnb apague alguma avaliação, mesmo que comprovadamente mentirosa, pois o Airbnb parte do princípio de que "não faz a apuração da veracidade das informações".
Mais uma das injustiças da ferramenta.
Enfim, seguimos nós anfitriões com essa faca pendurada sobre nossas cabeças, com a devida "permissão" e conivência do Airbnb.
Analisando especificamente seu caso, pelo que pude entender, sua acomodação recebe grupos grandes então, pra começar, se faz uso da Reserva Instantânea, desabilite-a. Assim vc pode avaliar melhor o hóspede antes de aceitar a reserva.
Outra coisa é que, em se tratando de grupos, o mesmo hóspede pode trazer hóspedes diferentes a cada reserva. Mesmo que, na teoria, o hóspede principal é "responsável" pelos demais, sabemos que na prática não é bem assim.
Não temos o devido respaldo da plataforma em fazer valer esse princípio.
Portanto meu jconselho é que só aceite hóspedes com avaliações positivas e exija que o hóspede principal adicione o perfil de cada um dos acompanhantes (há essa ferramenta).
Com isso, a avaliação que se fizer para o grupo, estará no perfil de cada um.
Faça bom uso das "Regras da Casa", do "Guia da Casa" e das Orientações de check-in e de check-out. Detalhe ali todos os procedimentos que vc espera de cada um dos seus hóspedes.
Faça uso tbm das "Mensagens Programadas", programando dia e hora do envio dessas mensagens. É um recurso especialmente útil para reforçar as regras e orientações, principalmente as de check-out, que acabam caindo no "esquecimento" ao término da reserva.
Além de manter tudo no chat, como recomenda o Airbnb, ali vc tem a sinalização se o hóspede leu ou não.
Caso queira pode reforçar fazendo o envio também prlo WhatsApp.
A adoção de câmeras de segurança tbm é um excelente recurso para acompanhar a movimentação dos hóspedes em relação ao uso e cumprimento das regras ou mesmo a coisa das visitas ou se foram mais hóspedes que o reservado. Só tenha o cuidado de seguir as normas do Airbnb qto aos locais para sua instalação.
Outra medida que tbm pode ser válida é diminuir a capacidade de hóspedes ou mesmo adotar a "Taxa para hóspede adicional", se ainda não a usa. Você configura um valor para um casal (são os hóspedes mais frequentes) e cobra a taxa por cada hóspede além de 2. Com isso sua acomodação tbm fica no radar de grupos ou famílias menores.
Deixe bem claro que, no caso de reserva de um número menor, serão disponibilizados apenas quartos e banheiros de acordo com o quantitativo reservado, ficando os demais trancados e sem acesso.
Diante da limitação em relação ao seu perfil, é o que pude pensar para te auxiliar.
Entenda que nada é 100% garantido, são ideias e sugestões que podem minimizar seus problemas.
Espero ter ajudado (desculpe o textão).
Nos mantenha informados.
Obrigado por suas considerações.
Sim, hospedo há quase 1 ano apenas, e realmente tenho essa impressão da cultura do "to pagando". O Airbnb é muito omisso, e toda vez fico preocupado que aconteça algum acidente.
Tenho até a impressão que, quando não avalio, a pessoa também prefere deixar morrer esse prazo intencionalmente. Isso porque, várias vezes notei má fé por parte deles, como esconder objetos quebrados no lixo, som alto (área urbana), enfim... algo que só precisava de comunicação, e não é difícil notar que meu perfil é tranquilo e flexível ainda no pedido de reserva.
Percebo também que existe o tipo de hóspede que é educado (dá para perceber), mas se faz de doido por ser minoria entre os demais e não quer ser injustiçado de levar nas costas sozinho, então simplesmente larga tudo.
Eu acomodo até 11, o que facilita pegar a reserva, mas é muito comum eles dividirem a hospedagem, ficando mais em conta do que um hotel que compartilha de áreas úteis com estranhos como piscina e cobra estacionamento a parte, mas geralmente não estão nem aí pra nada, e preferem se queimar. Duas vezes já pediram a casa novamente e recusei, e muito menos fiz questão de informar os motivos.
Irei interromper a hospedagem, ou ser mais incisivo em tudo, mesmo que tenha reclamações depois. Também irei testar hospedar só pessoas com indicações boas, verificando se não afeta a procura.
Seguimos adiante.
Então @Tomas446
Meu conselho é que não desista ainda.
Há algumas ações que podem ser tomadas e trazer bons resultados.
Tente as que já lhe passei e se vc puder trazer seu perfil de anfitrião pra cá, teremos acesso ao seu anúncio e poderemos lhe ajudar melhor.
Outra coisa a se atentar é o valor cobrado, pois nisso de grupos grandes dividirem os custos, um valor baixo acaba, muitas vezes, atraindo uma galera barraqueira.
Sem querer parecer discriminatória ou fomentar qqr discussão ou "narrativa" a respeito, os valores acabam fazendo algum tipo de seleção sim, pois quem paga o valor justo sem depreciar a coisa alheia, sabe dar valor ao que pagou e presa também por um serviço à altura.
Só quem cuida de cada detalhe, em deixar lençóis e toalhas alvìssimos e com "cheiro de sol", que limpa cada cantinho e fresta, que faz de um tudo para que o hóspede tenha a melhor das experiências, sabe o quão triste e desanimador é ver todo nosso esforço jogado no lixo.
Abraços!