Como você está realizando o check-out da sua acomodação?

Respondido!
Filipe217
Level 3
Ribeirao Preto, Brazil

Como você está realizando o check-out da sua acomodação?

Fala pessoal, sou novo na central da Comunidade airbnb porem já tenho 4 anos de gestão de locações por temporada atuando em mais de 40 acomodações!
 
Um dos grandes gargalos para nós anfitriões é a conferência da acomodação no momento de check-out. Quem aqui já passou por aquela situação de receber as chaves com a casa toda virada de cabeça para baixo? 

Por muitas vezes já vivenciei isso e com o passar dos anos e reservas aprendi algumas técnicas que vão otimizar muito o check-out da suas hospedagens! 

Minha PRIMEIRA DICA começa muito antes da reserva se iniciar, no momento de receber cada consulta (deixo todos meus anúncios sobre consulta para evitar supressas, rs) deixo claro todas as regras da acomodação na comunicação e também escrevo uma série de observações para meus hóspedes cumprirem no momento da saída, tais como: 

(exemplo)  
"Querido hóspede, no momento da sua saída assim como as politicas do airbnb preveem é preciso:
- Centralizar todo o lixo em um único lugar;
- Voltar os móveis e utensílios para seus respectivos lugares de origem;
- Manter as louças limpas e guardadas; 
- Limpeza básica;
Caso haja descumprimento dessas regras, cobramos uma taxa de limpeza extra no valor de R$ X , tudo bem?"

O que é combinado antes não sai caro depois. Registrar isso na conversa antes mesmo de você aceitar o pedido já demostra sua preocupação com a saída dos hóspedes e como estes estão deixando sua propriedade. 

Minha SEGUNDA DICA é reenviar o mesmo texto para os hóspedes um dia antes do check-out, relembrar faz bem, pois dependendo do período de hospedagem muitas pessoas não se lembram quais são estas orientações. 

Minha TERCEIRA DICA é não ter vergonha de apontar aquilo que não está bacana na entrega da acomodação, muitas vezes nos privamos de falar certas coisas para evitar situações constrangedora. Porem tudo que é apontado na hora fica mais fácil de se acertar depois. Tire fotos e anexe na página da reserva do hóspede no airbnb, aponte o que você não gostou e demostre que você precisará de um apoio financeiro para resolver tal problema. Pode ter certeza que 90% dos seus hóspedes vão resolver da melhor forma, porem existe uma parcela de hóspedes que vão bater o pé para falar que, o que está danificado" já estava assim" ou que a acomodação já se encontrava "suja, daquela forma".

É ai que entra minha QUARTA DICA: Crie um documento impresso de duas coisinhas; O primeiro documento é o inventário da sua acomodação (Contemple neste documento todos os objetos, itens decorativos, condições estruturais, enxoval e eletrodomésticos. Simplesmente tudo que você vê o risco de ser danificado) e o segundo documento é um check-list da limpeza (Inclua a data e hora que foi realizada, enfatize cada cômodo que foi limpo e supervisionado).

E ai, me diz se você gostou ou se já pratica alguma dessas dicas!
Também gostaria de saber como você tem acompanhado a saída de cada hóspede da sua acomodação 😉

1 Melhor Resposta
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Filipe217 , seja muito bem vindo na Comunidade, que prazer ler a sua publicação!

Me lembrou de algumas dicas compartilhadas pelo @Diego1537 😎 

 

Agora vai uma pergunta pra você: como você administra o seu calendário de reservas? Deixa um dia de espaço entre um hóspede e outro ou prefere otimizar o anúncio e ter o máximo de reservas possível?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Exibir Melhor Resposta no post original

9 Respostas 9
Gabriela1387
Level 1
Ribeirao Preto, Brazil

Muito bom Filipe!! Pontos super importantes para uma estadia excelente! 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Filipe217 , seja muito bem vindo na Comunidade, que prazer ler a sua publicação!

Me lembrou de algumas dicas compartilhadas pelo @Diego1537 😎 

 

Agora vai uma pergunta pra você: como você administra o seu calendário de reservas? Deixa um dia de espaço entre um hóspede e outro ou prefere otimizar o anúncio e ter o máximo de reservas possível?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Filipe217
Level 3
Ribeirao Preto, Brazil

Olá Laura, o prazer é todo meu em poder compartilhar um pouco da minha experiência! Espero poder me atualizar na comunidade e ajudar anfitriões que estão iniciando nessa jornada. 

Respondendo sua pergunta, atualmente busco atender o máximo de reservas possíveis, filtrando cada consulta antes de aceitá-las. Acredito também que é preciso nessa modalidade ter uma atenção ainda maior na conferência e manutenção constantes do funcionamento das coisas, mantendo assim, a qualidade da estadia.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

E você consegue fazer essa filtragem administrando mais de 40 anúncios @Filipe217 ? 

 

Imagino que você deve contar com a ajuda de alguém pra te ajudar com todas as solicitações, não? Porque você deve receber várias delas diariamente!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Filipe217
Level 3
Ribeirao Preto, Brazil

Olá Laura, atualmente me dedico integralmente no airbnb, com o aumento no numero das acomodações que venho gerenciando, trouxe minha namorada para me ajudar. Realmente não é fácil gerenciar todas em 2 pessoas. Rsrs

Nas épocas sazonais onde a demanda aumenta consideravelmente tenho o apoio do meu pai, e dos meus sogros. Fazemos tudo com muito profissionalismo sem perder a proximidade com os hóspede para que ele fique feliz do inicio ao fim da hospedagem.   

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Caramba @Filipe217 , entāo você incluiu a família toda nessa jornada!

O bom é que dependendo da sazonalidade você tem essa flexibilidade com o seu pai e os seus sogros, porque se contratasse alguém teria que pagar um salário mesmo nos meses de baixa temporada em que não valesse a pena....

A quarta dica com o inventário da acomodação é revisado pelo time de limpeza ou isso é fornecido para o hóspede?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Obrigado @Gabriela1387 ! O prazer é meu poder contribuir! Me diz ai como tem feito o check-out da sua acomodação? Estou curiosos!! 

 

Jade395
Level 4
São Paulo, Brazil

Muito obrigada pelas dicas, @Filipe217 !! Elas foram muito úteis pra mim!!

Eu adaptei algumas delas para o meu anúncio e acabo de compartilhar insights que tive ao longo dessa readequação de abordagem. Deixo aqui o link para o meu post:

 

https://community.withairbnb.com/t5/Receber-h%C3%B3spedes/H%C3%B3spedes-desafiadores-e-mitiga%C3%A7%...

 

Abraços e sucesso!

Jade Ribeiro

 

Filipe217
Level 3
Ribeirao Preto, Brazil

Olá @Jade395 , fico muito feliz de poder contribuir!!! Vou conferir seus insights, temos muito a aprender juntos!! 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias