Olá, não forneço roupa de cama e banho, mas tenho uma reserv...
Olá, não forneço roupa de cama e banho, mas tenho uma reserva de um Estrangeiro que não tem esse enxoval. Preciso alugar rou...
Olá pessoal, preciso de conselhos. Sou nova no Airbnb, possuo um loft com móveis planejados todo equipado ( jogo de jantar para 2, jogo de panelas, jogo de talheres, jogo de conchas, liquidificador, espremedor de laranja elétrico, forno elétrico, microondas, cafeteira dolce gusto, copos, taças, purificador de água elétrico, ar condicionado, geladeira, máquina lava e seca, ferro, smartTV... entre outros) ele é bem equipado com o necessário. Neste último mês recebi uma hospede de longa temporada 40 dias, nos primeiros 25 dias estava tudo em ordem. Mas nos últimos 15 dias ela começou a dar problema, começou com reclamações e solicitações de reposição e pedidos de alguns utensílios, como " Senti falta de itens básicos como: peneira (eu comprei uma), lixeira na cozinha, pregadores (só tem 1), forma (pra ir ao forno), travessas, potes (pra biscoito, arroz, pra armazenar comida na geladeira..) eu comprei alguns depósitos tb" o primeiro pedido dela, depois seguiu pedindo itens básicos como sabonete, papel higiênico, azeite... apesar não fazermos reposições, como não deixei claro da primeira vez acabei fazendo essa reposição. Mais tarde ela me envia a seguinte mensagem "Bom dia. Estou com problema com a máquina de lavar. Nas primeiras vezes em que a usei já vazou um pouco de água do tubo, mas resolvi. Desta vez, não. Inclusive o apartamento neste momento está totalmente alagado. Preciso de ajuda com isso." Em nenhum momento antes dos 30 dias já passado da estadia fui comunicada sobre algum problema com a máquina, neste dia ela vendo que estava vazando água da máquina ela a manteve ligada ao invés de desligá-lo e alagou o loft todo, enviei uma faxineira para limpar mas já havia ocorrido estrago nos móveis planejados por causa da água, não havia problema com a máquina apenas a mangueira de escoamento havia escapado do cano de escoamento (não sei como e nem o assistente técnico sabe como), mais tarde no mesmo dia ela avisou novamente que o apartamento alagou novamente e que a mangueira havia escapado, começou a reclamar dos transtornos mesmo eu prestando toda a assistência no prazo de menos de 1 hora, solicitei que a mesma não usasse mais a máquina e passasse a usar a lavanderia do condomínio ( que tem um custo por cada uso) e me enviasse os comprovantes e eu iria ressarcir via Airbnb, nunca me enviou estes comprovantes e nem solicitou o ressarcimento. No dia do check-out descobri que estava usando a máquina normalmente pois a mesma tinha sinais de uso, estava quente e não havia mais sinais de vazamento de água ( nos últimos 7 dias usou a máquina e não vazou água). Com 2 dias faltando para o check-out me envia uma mensagem as 22:00 hrs " Problema no box do banheiro. Fui tomar banho e fiquei presa; ao tentar abrir, o vidro emperrou e quase sofri um acidente. Consegui abrir uma brecha e sair, agora o vidro está emperrado. Tenho medo de puxar e ele quebrar. Estava atrasada para um compromisso e tô retornando agora". Como era tarde da noite não vi a mensagem e após as 22 horas não pode barulho no condomínio e nem entrar servidores então realmente não poderia pedir para alguém ir avaliar naquele horário, no dia seguinte quando vi a mensagem perguntei se poderia enviar um vidraceiro e qual horário, ela bem hostil falou que não podia esperar e que eu teria 30 minutos para resolver o problema ou solicitaria o ressarcimento.
Para não ocasionar mais transtornos meu marido foi no mesmo momento lá ver o que havia acontecido, ela havia conseguido tirar a porta do box do trilho mas a porta estava aberta e dava para ela entrar e tomar banho normalmente, sendo que a mesma havia falado que não tinha como tomar banho. Meu marido colocou a porta no trilho novamente sem esforço nenhum, não sabemos como ela tirou do trilho e após o check-out pedimos para um técnico olhar se havia problemas e não foi constado problema nenhum no box ou no trilho. Um dia antes do check-out lhe enviei uma mensagem pedindo desculpas pelo transtorno e a lembrando do seu check-out e horário que era 12:00 e solicitei que a mesma me avisasse quando saísse. No dia do seu check-out no horário a portaria ligou solicitando que liberasse o apartamento, ela solicitou 15 min, 30 min depois ligou novamente e ela falou que estava saindo 13:10 a portaria me informou que a mesma não havia desocupado o apartamento, 13:15 h enviei uma mensagem via Airbnb perguntando se já havia saído e se não ela havia extrapolado o limite de tolerância e a mesma me respondeu que já havia saído a mais de 50 min, mas sei que não era verdade... após ela sair do apartamento meu marido foi fazer uma vistoria e encontrou o apartamento com as luzes, ar condicionado e TV ligados, inclusive o apartamento estava extremamente sujo e desorganizado, tinha restos de comida na roupa de capa e o enxoval todo manchado com maquiagem. A louça suja pelo apartamento todo (isso que uma semana antes tinha ido uma faxineira limpar por causa do alagamento) e nisso tudo quando a equipe de limpeza chegou foi constado que faltavam alguns itens como toalha de banho, lençol, copo e cabides. Enviei mensagens solicitando um parecer da mesma, pois sei que ainda está no condomínio e que alocou outro apartamento e a mesma ignora não me respondendo e nem devolvendo os itens. Por causa de todo esse transtorno no check-out dela, atraso no check-out, sujeira e desorganização extrema acabamos tendo que atrasar o check-in de outro hospede e isso trouxe mais transtornos e isso não é tudo o que ocorreu, teve muito mais coisas que não acho viável falar aqui. Gostaria de aconselhamentos sobre como agir nesta situação e como impedir que isso ocorra novamente, eu estou muito traumatizada com esta hospede, já tive outros hospedes e nunca tive problemas com nenhum, tenho imóveis alugados a muitos anos e nunca tive problemas como esse. Esse trauma está me fazendo repensar se realmente vale a pena continuar no Airbnb, meu imóvel era novo, tinha 3 meses que inauguramos e após esta hóspede os moveis planejados estão danificados e além dos transtornos e o enxoval faltando (meu enxoval também novo e de boa qualidade ou seja não foi barato).
Olá @Libia-Micheline0 !
A @Denise583 e a @Beatriz98 , são anfitriãs experientes e antenadas, certamente vão te ajudar com conselhos e orientações que te ajudarão muito a evitar ou prevenir experiências ruins como as que vc narra neste post.
As orientações delas vão te acrescentar muito e creio que vão te dar ânimo para continuar.
Hipoteco aqui a minha solidariedade a vc. Bons negócios sempre.
Fabrício:)
@Libia-Micheline0 uma coisa que já percebi nesse tempo que alugo é que, para alguns tipos de propriedades, a melhor coisa é ter um CONTRATO DE LOCAÇÃO bem como um TERMO DE VISTORIA, com todos os itens detalhados, onde o hóspede deve conferir com você (ou preposto) assim que for entrar no apartamento. É trabalhoso MAS é a única forma de te respaldar.
Oi @Cristina1875 ,
Além de trabalhoso, não servirá como prova perante ao Airbnb, inclusive o Airbnb orienta que o hóspede não é obrigado a assinar nenhum documento.
O Airbnb não considera nada além do que consta nos seus "Termos e Serviços".
É importante analisar se vale a pena tal atitude que pode mais atrapalhar que ajudar e mesmo espantar os hóspedes, pois tal exigência deverá estar detalhada na descrição do anúncio, caso contrário poderá configurar propaganda enganosa.
Se houver uma denúncia por parte do hóspede e o Airbnb acatá-la, o anfitrião é que sofrerá as penalidades.
Espero ter esclarecido.
Abraços!
@Denise583 @Libia-Micheline0 com tantos relatos de anfitriões tendo problemas para receber do Aircover, fica complicado. Acredito então que esteja na hora do Airbnb ter uma opção de detalhamento de tudo que o imóvel possui, ou pelo menos os itens mais caros, para não ficar o dito pelo não dito entre as partes.
Oi @Libia-Micheline0
Primeiramente, seja bem vinda!
Lamentável o que ocorreu a vc, no entanto maus hóspedes existem tanto no Airbnb como em qqr plataforma ou fora delas.
O que vc precisa fazer é a solicitação de cobertura do Aircover, através da Central de Resoluções. Faça isso o qto antes pois precisa preencher um formulário, anexar provas do ocorrido (fotos, testemunhos e etc), além de Notas Fiscais, orçamentos dos consertos ou dos itens novos, se for o caso. E isso deve ser feito dentro de 14 dias após o check-out.
Tbm é importante fazer a denúncia dessa hóspede antes que ela o faça. E por tudo o que ela aprontou, pode estar certa que vem chumbo grosso.
Não deixe tbm de fazer um avaliação honesta e detalhada de tudo o que vc passou, para alertar outros anfitriões. E esteja preparada porque, certamente, ela irá te detonar na avaliação.
Infelizmente, não tem uma fórmula mágica para nos prevenir de maus hóspedes, mas vc pode optar por algumas ações que te trarão algum grau de segurança.
Se vc faz opção pela reserva instantânea, desabilite-a, assim vc pode analisar os perfil dos hóspedes e os comentários dos anfitriões anteriores e terá maior controle de quem aceitar ou não. Vc tem total liberdade de recusar pedido de reserva de quem não sentiu confiança.
Na dúvida, siga sempre teus instintos.
Mantenha no chat toda e qqr comunicação referente à estadia. Mesmo que o hóspede inicie a conversação pelo WhatsApp ou por telefone, diga que toda a comunicação deverá ser pelo chat e leve a conversa para lá.
Deixe bem detalhado, nas "Regras da Casa", tudo o que vc espera dos hóspedes. Eles são obrigados a concordar com elas, no fechamento da reserva.
Faca um "Guia da Casa" bem instrutivo e detalhado, afinal o hóspede está num ambiente estranho e pode ter dificuldade em lidar com certos aparelhos ou itens da acomodação.
Detalhe tbm todas as comodidades existentes no espaço e não precisa sair correndo pra comprar nada além do que já está especificado. Vc deve prestar assistência a ocorrências imprevistas que interfiram no bom andamento da estadia, não à birras do hóspede.
Um conselho que lhe dou é, na medida do possível, não aceitar estadias de longa duração. Se vc tiver um mau hóspede, ficará com ele por muito tempo. Permita 15 dias, no máximo.
Na dúvida sobre como agir, entre em contato com a Central de Ajuda ou venha aqui na CC. Aqui tem vários anfitriões calejados pra te passar um pouco da experiência deles.
E se voltar a acontecer, não espere que a coisa piore, ao primeiro sinal de que algo não anda bem, ligue para a Central de Ajuda e peça orientação ou já registre uma denúncia e peça a intervenção do Airbnb.
Espero ter ajudado.
Depois nos conte como conseguiu resolver.
Boa sorte!
@Libia-Micheline0 , complementando meu primeiro comentário.
Vc tbm poderá, através da Central de Resoluções, solicitar o ressarcimento pela faxina mais pesada, necessária pelo estado em que a hóspede deixou a acomodação.
Boa sorte!
@Libia-Micheline0 , como já dito, vc tem a proteção ao anfitrião contra danos, que faz parte do AirCover, oferecido aos anfitriões, quando seu espaço ou seus pertences foram danificados por um hóspede durante uma estadia via Airbnb.
Segue o tutorial que copiei no site do Airbnb que pode te ajudar:
Iniciar uma solicitação do AirCover
Solicite um reembolso por danos, itens ausentes ou necessidade de uma limpeza não prevista.
O que está coberto
A proteção ao anfitrião contra danos cobre:
Ao oferecer alojamento de emergência através do Airbnb.org, você ainda tem a cobertura da proteção ao anfitrião contra danos.
A proteção ao anfitrião contra danos não cobre:
O processo de reembolso
Saiba como receber um reembolso se ocorrerem danos durante uma estadia:
Como funciona a proteção ao anfitrião contra danos com as taxas de limpeza e de animais de estimação
Se você optar por incluir taxas de limpeza ou de animais de estimação, lembre-se de que elas foram pensadas para cobrir os custos esperados.
A proteção ao anfitrião contra danos, por outro lado, cobre custos inesperados relacionados à limpeza mais profunda do que o habitual ou danos causados por animais de estimação (como remover o odor de fumaça ou substituir seu sofá porque um cão o mordeu).
Para saber mais sobre a proteção ao anfitrião contra danos, acesse os termos.
Fabrício:)
Oi @Cristina1875 , acho que a melhor forma de se proteger nesse caso é tirando uma foto no check out e check in do próximo hóspede, para que fique registrado o estado do apartamento e quais itens estão faltando. Dessa forma você terá provas caso precise levar ao Aircover também para ser ressarcida
@Laura complicado demais fazer isso, não concorda? Imagine o espaço que terei que ter para ficar armazenando fotos e mais fotos das mesmas coisas. Sem contar que, já anuncio no Airbnb TENTANDO evitar problemas desse tipo. Digo isso pois, em outra plataforma que também alugo, faço Termo de Vistoria bem como fico com cheque-caução.
Se o espaço for grande e a rotatividade também, realmente é uma dor de cabeça tirar foto a cada check in e check out mesmo @Cristina1875 ....já ouvi de anfitriões que aceitam pets dizerem que fazem assim caso aconteça algo no apartamento mas imagino o número de fotos depois de um tempo!
Como funciona o Termo de Vistoria? O hóspede assina confirmando que se responsabiliza pelo estado da acomodação no primeiro dia?
@Laura isso, o hóspede, com o Termo de Vistoria em mãos, vistoria todo o imóvel assim que chega, ticando os itens. Pontos negativos disso:
1o) Tem que ser na CHEGADA do hóspede, que normalmente está cansado da viagem, sendo que somente o responsável pela locação (locatário) deverá vistoriar sozinho, para evitar confusão e TALVEZ até quebra de alguma coisa já na vistoria (já passei por isso, acredite);
2o) Dependerá de uma pessoa/preposto para fazer a vistoria JUNTO com o responsável pela locação (locatário).
Nesse sentido, o Airbnb é interessante com o seu seguro Aircover MAS, com os casos relatados a todo momento, está ficando duvidoso.
Mesmo assim, volto a dizer: DEPENDENDO do imóvel e do valor dos itens, um Contrato e o Termo de Vistoria será o único respaldo.
Parece bem complicado mesmo esse processo de vistoria no checkin @Cristina1875 , imagino que os hóspedes não devem gostar muito desse processo, ou até não entendem ou levam a sério.
Talvez uma junção de tudo isso possa ser a melhor forma de se precaver caso haja algum dano no imóvel...
Concordo com vc @Cristina1875 .
Optamos pela intermediação do Airbnb justamente para termos segurança e cobertura neste e noutros problemas que surjam.
Infelizmente o Airbnb está deixando muito a desejar no quesito Suporte.
Na medida que se afasta de suas raízes, se aproxima da impessoalidade, do atendimento robotizado, das respostas "cópia e cola"...
Temo pelo futuro da plataforma.
Infelizmente se tratando de hospedagem não da pra saber antes se iremos lidar com desconforto ou não.