Hóspedes desafiadores e mitigação de riscos

Jade395
Level 4
São Paulo, Brazil

Hóspedes desafiadores e mitigação de riscos

Olá, Amig@s Anfitriões!!

 

Sou nova neste fórum e estou oferecendo hospedagem por temporada desde janeiro deste ano.

No geral, a experiência tem sido bem positiva, com hóspedes tranquilos e respeitosos, e também porque adoro recepcionar pessoas no meu lar. Entretanto, alguns são um verdadeiro bicho de 7 cabeças e uma em particular me traumatizou de verdade e bem recentemente. Dependência, mal entendimento sobre a proposta da plataforma (confusão com serviços de hotelaria em geral), desrespeito às regras da casa, mau uso dos itens, acomodação revirada e por aí vai. Pra dar uma ideia a vcs, o nível da hospedagem traumática foi de encontrar fezes de cachorro nas cobertas novíssimas e de alta qualidade que estou oferecendo neste inverno.

 

Buscando filtrar melhor esses hóspedes (ideal seria dizer 'evitá-los'), fiz algumas alterações no anúncio e na minha abordagem e que gostaria de compartilhar com vocês:

 

1. Programei mensagens automáticas para disparo antes do check-in, durante a estadia, no check-out e pós check-out. Espero com isso formalizar o entendimento e a concordância dos hóspedes com as regras da casa e políticas do Airbnb no próprio chat da plataforma. Aqui vão as que julgo mais importantes entre elas pra quem queira usar:

 

Confirmação de reserva

 

Que legal, a sua reserva está confirmada \o/
Muito obrigada pela preferência!
 
Para garantir uma experiência nota 10, aqui vão algumas orientações iniciais:
 
- Leia as Regras da Casa, elas são fundamentais para uma estadia harmoniosa e segura para nós e os demais hóspedes da casa (incluindo os gatos);
- No meu perfil você encontrará guias de xxx e xxxx com locais e dicas úteis na região;
- No perfil da reserva e do próprio anúncio você terá acesso ao endereço, rede e senha Wi-Fi, entre muitas outras informações úteis, não deixe de checar!
 
Ficou com alguma dúvida? É só me chamar =]

 

Antes do check-in

 

Querid@ hóspede, tudo bem?
 
O momento da sua estadia está se aproximando!
Trago algumas algumas informações importantes:
 
Endereço: xxxx
Check-in: das xxh às xxh
Check-out: até às xxh
Wi-fi: xxxxx
senha: xxxxx
 
Sobre as Regras da Casa, é muito importante que você envie foto frente e verso de documento de identidade até 24h antes da sua entrada, assim como que sinalize o horário em que fará o check-in, para que não hajam desencontros.
 
É fundamental que você revise as Regras, elas são a base da nossa dinâmica na casa.
 
Havendo qualquer dúvida ou necessidade de apoio, por favor me acione.
 
Check-out

 

Querid@ hóspede, é hora de nos despedirmos!
 
No momento da sua saída, como as políticas do Airbnb prevêem, é preciso:
 
- Centralizar todo o lixo em um único lugar (incusive coisas que você pode querer 'deixar pra trás');
- Voltar os móveis e utensílios para seus respectivos lugares de origem;
- Manter as louças limpas; 
- Limpeza básica;
- Os enxovais de cama e de banho não devem estar rasgados e/ou manchados.
 
Caso haja descumprimento de uma ou mais destas regras, será cobrada uma taxa de limpeza extra no valor de R$ 150 através da Central de Resoluções do Airbnb.
 
Espero que a sua estadia tenha sido agradável e positiva! Se você tiver um feedback construtivo sobre a acomodação e/ou sobre a minha recepção, por gentileza me deixe saber para que a sua próxima estadia seja ainda melhor 😃
 
Muito obrigada pela sua confiança e volte sempre!!
 
2. Além disso, retirei a Taxa de Limpeza e transferi os custos para o valor da diária. Ao longo desses meses de experiência eu notei que essa taxa afasta potenciais hóspedes e ainda serve aos 'Joãos e Marias sem-braço' como justificativa para condutas de higiene absolutamente reprováveis - ainda que, como sabemos, a taxa não é licença para sujar tudo e estragar itens da casa;
 
3. Revisei as Regras da Casa e deixei elas mais claras e objetivas, além de ter feito um feedback pra plataforma sobre a necessidade de elas estarem entre as primeiras informações do anúncio e da própria reserva;
 
4. Removi a permissão para pets - o que é uma pena, pois tenho um espaço adaptado para recebê-los, mas vejo que os riscos de danos mais que dobram ao habilitar essa permissão;
 
5. Alterei a minha abordagem quanto ao canal de comunicação e evitarei ao máximo que hóspedes me acionem por outra via que não o chat do Airbnb, visando formalizar todas as conversas e possíveis acordos;
 
6. E sim, travei o calendário por duas semanas para queimar uns incensos na casa XD.
 
Espero que estas dicas surtam efeito do lado de cá e que possam dar resultados positivos pra toda a nossa comunidade! 
Enquanto isso, aguardo a interação de vocês para que possamos trocar mais ideias sobre este tema que acredito ser muito importante para nós e para os nossos hóspedes =]
 
Obrigada e abraços!
7 Respostas 7
Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Jade395 , que bom contar com a sua participação e engajamento aqui na Comunidade, esse forum é pra isso mesmo, e tenho certeza de que vai ser uma mão na roda para muitos anfitriões iniciantes ( e outros não tão iniciantes assim) que já tiveram o para evitar qualquer tipo de problema ou falta de comunicação com os hóspedes.

 

Imagino que a medida número 6 foi super importante, às vezes é preciso colocar um incenso poderoso pra renovar as energias do espaço (sou dessas também 😅)

 

Você acha que depois que começou a implementar essas medidas têm recebido hóspedes muito melhores?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Jade395
Level 4
São Paulo, Brazil

Obrigada, @Laura ! Tenho aprendido muito com este espaço e pretendo contribuir sempre que possível também =]

Olha, o evento traumático aconteceu na semana passada e apenas no sábado que consegui me concentrar para readequar os anúncios, com foco estritamente em evitar dores de cabeça como a que tive. Dessa forma, ainda não consigo avaliar a efetividade da nova estratégia. Manterei vocês informados!! 

Uma coisa que segue a mesma é a taxa de ocupação, que sempre foi muito boa aqui.

 

 

Filipe217
Level 4
Ribeirao Preto, Brazil

Olá Jade bom dia!!

Que rico que ficou sua comunicação, absorvei alguns dos seus insights para meus anúncios! E com certeza aplicarei no dia a dia nas minhas hospedagens. Espero ver mais posts seus aqui na central, com certeza vão ajudar muitos anfitriões que estão iniciando sua jornada!

Um excelente dia! 

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

É... as postagens de ambos sobre o mesmo assunto ficaram muiito parecidas mesmo...

Parece que tiveram as mesmas ideias.

 

Oi @Denise583 !

 

Isso aconteceu porque, a partir de um post do @Filipe217 eu tive estes insights para "filtrar" melhor o perfil dos meus hóspedes.

 

 

Boa noite, @Filipe217 !! 

 

Muito obrigada pela mensagem e sucesso a todos nós =]

Maria17849
Level 3
Florianópolis, Brazil

@Jade395 

Que dicas boas!!! Vou aplicar algumas delas. 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias