Polica cancelamento flexivel

Respondido!
Lara1782
Level 2
São Paulo, Brazil

Polica cancelamento flexivel

Boa tarde, sou nova como anfitriã e tenho algumas dúvidas sobre politica de cancelamento. 

 

Escolhi a politica de cancelamento flexivel para esse inicio, com a opção não reembolsável, onde os hóspedes pagam 10% a menos, mas você mantém seu pagamento mesmo se eles cancelarem.

 

Minha dúvida é: tem quantidade de dias para a pessoa cancelar escolhendo a opção não reembolsavel oi a partir da confirmação da reserva, qualquer dia que ela cancelar, não irá receber o reembolso integral.

 

Pergunto isso pq algumas coisas sobre a pessoa pedir alteração de data e depois cancelar para ganhar o reelbolso. Não sei se isso é um problema ainda ou se essa forma de politica não reembolsavel com 10% de desconto é nova para ajustar essa " saída" que alguns hospedes espertos estavam utilizando.

 

Como disse,  sou nova e é tanta informação que me perdi nessa questão.

 

Gostaria de uma ajuda para colocar um politica flexivel nesse inicio e não ter prejuizos maiores com cancelamento. 

 

1 Melhor Resposta

@Lara1782 

boa tarde,

 

Independentemente da opção da politica de cancelamento ser reembolsável ou não reembolsável, recentemente o Airbnb atualizou as políticas de cancelamento, atendendo ao código de defesa do consumidor brasileiro, que garante reembolso total em caso de cancelamento efetuado em até 7 dias a partir da data da confirmação da reserva, neste caso o hóspede tem direito ao reembolso total.

 

Se o cancelamento for solicitado após 7 dias da data de confirmação da reserva, prevalecerão as politicas de cancelamento do Airbnb.

 

Espero ter ajudado.

Exibir Melhor Resposta no post original

16 Respostas 16

@Monica2615 

tenho o mesmo ponto de vista seu.

 

Ao invés de acharmos que se trata de um problema, devemos pensar de forma positiva, porque há risco de o hóspede que teve o pedido de cancelamento com reembolso total, dentro dos 7 dias previstos em lei, recusado.

Vamos supor que ele mesmo contrariado resolva realizar a viagem, existe uma enorme chance dele colocar defeito em tudo no imóvel ou pior, danificar algo e por fim, fazer uma avaliação extremamente negativa como retaliação. Sabemos o quanto é dificil recuperar um décimo de nota baixa, feita nas avaliações.

 

Prefiro cumprir o que está na lei e se tudo der certo, haverá tempo hábil para receber outra reserva na mesma data que ficou vaga, é dificil, sim, mas não é impossivel.

 

Na pior das hipóteses, meu imóvel ficará vago, paciência, melhor meu imóvel fechado, limpo e intacto, do que hospedando alguem contra sua vontade.

 

Me colocando como hóspede, também ficaria satisfeito em saber que meus direitos de consumidor foram respeitados.

 

Por fim, sempre que um hóspede com reserva ja confirmada, entra em contato querendo cancelar, tento entender o motivo e caso não havendo possibilidade real dele se hospedar em tal data, sugiro que altere para uma data posterior, sempre dá certo e o hóspede fica satisfeito.

Oi @Monica2615 e @Christian3161 

O problema está justamente nesse "depende de qto tempo reservou".

O art.49, não faz distinção. 

Eu, por exemplo, escolhi a Política Restrita pois ela me garante o pagamento integral, caso o hóspede cancele faltando menos de 7 dias para o check-in.

Isso é crucial para mim que tenho acomodações na zona rural cuja ocupação depende da sazonalidade. 

Não tenho a mesma rotatividade que um Studio em pela Rua Augusta, por exemplo.

Então como fico caso o hóspede cancele nestes 7 dias antes do check-in, justamente no período mais crucial para se conseguir novas reservas?

Do mesmo modo o anfitrião que escolhe a opção "não reembolsável", está abrindo mão de 10% do valor da reserva para ter a garantia do pagamento em caso de cancelamento. 

A garantia que nos foi prometida, cai por terra?

Complicado...

 

 

Sabem qual a consequência disso?

A banalização das reservas.

O hóspede não terá o mínimo cuidado ao fazer uma reserva, na confiança de que tem 7 dias pra cancelar.

Teremos um enxame de reservas precipitadas e irresponsáveis, bloqueando nossos anúncios até que seja tarde demais para conseguirmos outras reservas no lugar.

Lamentável!!!

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias