Se sentir desconfortável com hóspede dentro da própria casa

Respondido!
Elizabeth611
Level 8
Rio de Janeiro, Brazil

Se sentir desconfortável com hóspede dentro da própria casa

Sou anfitriã do Airbnb há 8 anos, disponibilizo para locação o meu apartamento em Copacabana (alugo espaço inteiro em época de alta temporada, eventos na cidade), e também um dos quartos dentro do apartamento. Recebi recentemente uma reserva de última hora, a pessoa que reservou, sendo a primeira vez que aluga quarto no Airbnb, me fez algumas perguntas, com relação às regras da casa (Lei do silêncio), à localização (se era próximo à praia),  se a acomodação fornece roupas de cama/banho, e com relação ao banheiro (uso compartilhado). Embora constem nas descrições do anúncio que a acomodação que oferecemos é um quarto, e não uma suíte de hóspedes, que não fazemos serviços de hotelaria (limpeza diária do quarto, café da manhã), respondi aos seus questionamentos com clareza e cordialidade, após fechada a reserva, enviei pelo app a mensagem da confirmação, dicas de locais para visitar no Rio de Janeiro, e pelo whatsapp, antes do check-in, o endereço e a localização exata do edifício, as senhas de acesso ao wifi, e solicitei a confirmação do horário de chegada, como manda o figurino.  Enviei, inclusive à hóspede, que pousou no Aeroporto Galeão, informações sobre como pegar o uber, atendendo ao solicitado. O check-in foi feito dentro do horário previsto, sem problemas. E momentos após o check-in, a hóspede questionou se havia tranca na porta do quarto (não consta na descrição do anúncio, embora seja recomendável pelo Airbnb, para maior privacidade dos hóspedes). A acomodação que oferecemos é um quarto de hóspedes em casa de família (meu esposo e eu residimos no imóvel), não alugamos outros quartos dentro da nossa casa, nem costumamos receber visitas durante a estadia dos nossos hóspedes e cedemos preferencialmente a eles, o uso do banheiro social, justamente para que tenham maior privacidade dentro da nossa casa.  Considerando que nessa época do ano (fevereiro de 2024), em plena alta temporada, a maioria dos hotéis da cidade praticamente lotados, e os preços das acomodações com a diária acima de R$ 400 reais (o preço de um studio aqui em Copacabana), sendo uma reserva de última hora, a pessoa que fez a reserva optou pelo custo benefício de alugar a R$ 150 um quarto privativo em Copacabana, ciente de que a acomodação que oferecemos, embora seja simples, e não possua as comodidades e os serviços de um hotel 5 estrelas, a maioria dos nossos hóspedes que aqui recebemos, ficaram bastante satisfeitos com a estada em nosso espaço.  Infelizmente, a pessoa que fez a reserva, ao perceber que de alguma forma o nosso espaço não correspondeu às expectativas, ao invés de cancelar a reserva, o que seria até um FAVOR, que iria nos fazer, pois nenhum anfitrião MERECE ter o DESPRAZER de ver que a pessoa está INSATISFEITA, começa a fazer EXIGÊNCIAS DESCABIDAS (que as toalhas sejam trocadas diariamente), e assim tem sido feito, apesar de constar na descrição do anúncio que não oferecemos serviço de hotelaria, nem disponibilizamos 24 horas por dia, pois SOMOS ANFITRIÕES, E NÃO SERVIÇAIS!!!!!!!! Lamentável o comportamento dessa pessoa, que faz questão de demonstar a sua total insatisfação, mal nos dirige a palavra, sequer nos dá um bom dia, sem dúvida alguma, essa é a pior experiência que já tivemos recebendo hóspedes no Airbnb, e faço questão de deixar registrado aqui na comunidade, em meu nome, Elizabeth, anfitriã e em nome do meu esposo e co-anfitrião Jorgivan. Rio de Janeiro, 29 de janeiro de 2024. 

1 Melhor Resposta
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Elizabeth611 

Lamentável essa situação. 

 

Vou repetir a vc o que tenho como um "mantra".

"Começou errado, fatalmente vai terminar errado".

Uma vez que, segundo suas próprias palavras, a hóspede fez "exigências descabidas", você nunca deveria ter cedido a elas.

Se não oferecem serviços de hotelaria e nem são serviçais, por que agiram como se fossem?

Qdo vc cedeu a primeira vez já "abriu as portas" e só o que o hóspede fez foi entrar 🤷🏼‍♀️.

Leve essa experiência como um aprendizado para lembrar de não mais violar os seus princípios e ética. 

Se não nos valorizamos como anfitriões, não teremos isso do hóspede. 

 

Deixar aqui registrado não faz muito diferença, esse tipo de registro deve ser feito na avaliação dessa hóspede.

Não deixe de detalhar toda essa lamentável situação para alertar futuros anfitriões.

Espero que tudo se resolva da melhor forma possível. 

Exibir Melhor Resposta no post original

6 Respostas 6
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Elizabeth611 

Lamentável essa situação. 

 

Vou repetir a vc o que tenho como um "mantra".

"Começou errado, fatalmente vai terminar errado".

Uma vez que, segundo suas próprias palavras, a hóspede fez "exigências descabidas", você nunca deveria ter cedido a elas.

Se não oferecem serviços de hotelaria e nem são serviçais, por que agiram como se fossem?

Qdo vc cedeu a primeira vez já "abriu as portas" e só o que o hóspede fez foi entrar 🤷🏼‍♀️.

Leve essa experiência como um aprendizado para lembrar de não mais violar os seus princípios e ética. 

Se não nos valorizamos como anfitriões, não teremos isso do hóspede. 

 

Deixar aqui registrado não faz muito diferença, esse tipo de registro deve ser feito na avaliação dessa hóspede.

Não deixe de detalhar toda essa lamentável situação para alertar futuros anfitriões.

Espero que tudo se resolva da melhor forma possível. 

Foi uma experiência desagradável, sem sombras de dúvidas, mas graças à ajuda e orientação que tive do suporte, consegui contornar a situação, sem que fosse necessário adotar medidas extremas, tipo convidar a pessoa a se retirar da minha casa, o que poderia gerar tumultos, escândalos, baixaria, causando ainda maiores problemas e aborrecimentos.  A criatura já seguiu o seu destino, graças a Deus foi na paz, cada um colhe aquilo que planta. A minha consciência está tranquila, pois fiz o meu melhor, e sou muito grata por esses aprendizados. Como você mesma disse noutra oportunidade: "não há almoço grátis", e nessas situações, bater de frente, criar atritos com os hopedes nem sempre é a melhor política, pois costumam inventar mentiras, se fazer de vítimas, e prejudicar o anfitrião com avaliações injustas de retaliação, que podem ocasionar prejuízos à sua reputação.  O Airbnb já está ciente da situação, e sem dúvida alguma, alguma, estarei mais atenta a não mais permitir esses abusos numa próxima oportunidade em que receber hóspedes em casa. Obrigada, Denise por suas recomendações, obrigada a todos vocês. Um forte abraço!!!!!!!

Reinaldo63
Level 10
São Paulo, Brazil

Olá colega @Elizabeth611 . 

Infelizmente, não há como discordar de nossa colega @Denise583.

Contudo, baseado na minha experiência e erros de hospedagem, vou mais além. Das vezes que cedi a alguns hóspedes foi por eu de alguma forma não ter feito algo correto ou deixado a desejar. Por exemplo: uma antiga hóspede levou sem querer (e de fato foi) o meu cooler de praia embora. Acabei não cobrando, pois durante a reserva um aparelho de ar pifou ( eu sabia que uma hora ele iria dar "pau" pois já era antigo. O técnico foi lá e resolveu. Mas causou transtorno a ela. Ela me exigiu mais panos de pratos. De fato, a minha colaboradora esqueceu de deixar extras.  Ela disse que minhas panelas estavam muito velhas. E estavam mesmo e minha esposa já havia me falado isso. 

Bem, oque quero dizer é que há situações que a gente acaba engolindo e tolerando porque nos sentimos na obrigação, já que lá no íntimo, percebemos que erramos em algo. Sim, é verdade que tem hóspedes, chatos, rancorosos, de mal com a vida e até mesmo invejosos. Tem de tudo.

Agora veja, minha filha de 19 anos aluga um quarto na casa de uma senhora no bairro de Santa Cecília. Perto da faculdade.  Esta senhora mora sozinha e no decorrer de todo o ano passado havia e ainda há uma outra moça que também loca um outro quarto. Super tranquilo.  Sabe o que eu mais peço para minha filha todas as noites quando ligo para ela? " Filha, tranca a porta do quarto". Para nós que somos pais, saber que o quarto dela tem tranca, nos traz uma certa tranquilidade. 

 

Obs: sabe a hóspede exigente que falei acima? Então, ela entrou em contato querendo alugar novamente. Mas não havia mais a data que ela queria. Mas se tivesse, ela teria encontrado um ar novinho e mais potente e um jogo de panelas de inox novinho. Além de panos de pratos extras. 

É @Reinaldo63 

Hospedar é meio que uma coisa viva, né, nada estático.

Com o tempo desenvolvemos uma espécie de radar pra identificar possíveis BOs.

Aprendemos a dormir com um olho aberto kkkk

Mas ainda assim levamos uma lambada, vez ou outra.

Faz parte...

Abraços!

Com certeza @Denise583, as lambadas que levamos, vez ou outra nos ensinam bastante a identificar em nossa intuição pessoas problemáticas e prevenir situações que possam nos trazer aborrecimentos. Prevenir é melhor que remediar, assim dia o sábio ditado. 

Vou ficando por aqui hoje, graças a Deus, foi muito bom estar aqui com vocês, desejo a todos sucesso com seus Airbnbs, que sejam abençoados com bons hóspedes, e êxito nos negócios. 

Um forte abraço!!!!!!

Caro colega @Reinaldo63

 
 
Achei muito interessante você compartilhar a sua experiência com hóspedes exigentes no Airbnb. Já passei por situações bem parecidas, alguns dos meus hóspedes já me pediram emprestado o Cooler, cadeiras de praia, guarda  sol, não consta na descrição do meu anúncio esses itens como comodidades, felizmente, não perderam nenhum desses ítens, mas o sombreiro teve uma das hastes danificadas pelo vento...
 
Quando às panelas, quando percebo o desgaste do uso, vão ficando com a aparência de velhas e mal cuidadas, substituo aos poucos, assim como os demais utensílios com aspecto de surrado, as louças, os copos, talheres, todos de fácil substituição, pois se a cada copo que quebrarem eu tiver que pedir ressarcimento ao hóspede, só o estresse e o desgaste que isso gera, fica bem complicado. 
 
E a preparação do espaço para receber os hóspedes, tudo nos mínimos detalhes, a manutenção, sempre há algo por fazer, às vezes surgem imprevistos de última hora, nem sempre as pessoas são compreensivas, há hóspedes que fazem exigências descabidas, tem pessoas que agem de má fé, simulando problemas inexistentes na acomodação para obter reembolsos indevidos, e por aí vai. 
 
Quanto à tranca no apartamento, felizmente ainda não tive a casa arrombada, mas vou fazer uma pausa para ajeitar as coisas no apartamento, pintar a casa, dar uma repaginada, estava para fazer isso há quatro anos atrás, e veio a pandemia, e tive que usar os recursos para comprar comida, pagar as contas da casa, fiquei quase 4 meses parada, vários cancelamentos, na época o valor da diária para alugar o apartamento inteiro chegou a R$ 100. 
 
E vida que segue, muitas vezes erramos tentando fazer o nosso melhor, é preciso nos permitir aprender com os nossos aprendizados, nos dar o respeito como pessoas, anfitriões que somos, colocar limites, ser assertivos, não se sentir na obrigação de satisfazer aos caprichos e exigências alheias. 
 
Graças a Deus, estou tranquila, feliz pela oportunidade de ter passado por essas experiências, muitas delas, hoje quando me lembro, não com mágoa ou ressentimento por qualquer dano ou prejuízo causado, apenas sigo em paz o meu caminho, guardando no coração lembranças e momentos agradáveis hospedando e viajando pelo Airbnb. 
 
Um forte abraço!!!!!!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias