2 casas

Dindy0
Level 2
Madrid, Spain

2 casas

Boa noite Comunidade!
Tenho uma questão relativa ao número de apartamentos a alugar. Tenho a oportunidade de sub-alugar um outro apartamento através da aplicação,mas não estou bem seguro se vai haver algum encargo adicional em relação às finanças. Sei que não ultrapassando os 10 mil euros anuais não ha que pagar o IVA. Mas isso relativo a um, e não sei até que ponto seja a mesma condição para 2. E mesmo sendo, se ha algum imposto extra.
Isso seria na zona de Cascais (Lisboa).
Se alguém estiver na mesma situação e me possa esclarecer agradecia.
Obrigado.
1 Resposta 1
Carolina252
Level 1
Lisbon, Portugal

Ola Dindy,

Eu alugo duas casa e estou a tratar precisamente do Iva.

Na repartição das financas disseram-me que após a abertura de actividade como alojamento local, somos obrigados a passar recibo verde por cada reserva.

Quando  valor total dos recibos ( dinheiro ganho das rendas independente do numero de casas) tiver ultrapassado os 10.000 euros, temos de comunicar as financas no inicio (Janeiro) do ano seguinte.

No meu caso : Abri actividade como alojamento local Fevereiro de 2016 e ultrapassei os 10.000 em Agosto. Fui de novo as financas em Janeiro abrir a actividade em Iva. Nos recibos de Janeiro ainda não tive de cobrar 6% de iva, mas sim nos meses seguintes.

Depois tens de entregar uma declaracão periódica de três em três meses, com prazo de entrega até um mês e 15 dias após o trimestre. Sendo o primeiro trimestre Jan/Fev/Março com entrega até 15 maio; o segundo Abr/Mai/Jun com entrega até 15 de Agosto e assim sucessivamente.

Espero ter ajudado

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias