A hóspede visitou o imóvel sem me avisar

A hóspede visitou o imóvel sem me avisar

Eu anunciei meu apartamento na praia, e há uma reserva para o fim do ano. Com a reserva efetuada, as informações de local do imóvel tornam-se visíveis para o hóspede.

Acontece que o hóspede visitou a cidade e resolveu conhecer o local, sem me avisar. Chegou, visitou o condomínio, encontrou o zelador e pediu para abrir meu apartamento para conhecê-lo por dentro. O zelador jamais deveria ter aberto, mas abriu. Porém, a atitude do hóspede de ter ido ao local sem me notificar me incomodou muito. E ao expor isso ao hóspede, ainda fui tratada como se eu estivesse errada. Como proceder nesses casos?
Cancelo a reserva?

Ao cancelar, recebo uma multa?

Ou recebo parte do pagamento, já que o hóspede agiu de forma inadequada?

10 Respostas 10
J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@AnaFlávia0

Olá, Se voce cancelar o procedimento padrão é ter as datas bloqueadas e receber uma multa.

Podem existir situações onde este cancelamento por parte do anfitrião seja aceito sem punições.

Sugiro que ligue para o Airbnb e pergunte sobre esta situação e explique os detalhes sobre o que você considera uma quebra de contrato por parte de quem reservou.

Ligue para (21) 39585800

Obrigada, José Renato!

Vou ver o que fazer. Onde está o telefone do airbnb? Procurei no site e não achei, como você achou?

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@AnaFlávia0

Porque a dúvida do telefone?

Não me lembro, mas tenho na memoria do meu celular. Além disto está citado em vários post nesta comunidade on line.

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@AnaFlávia0

Eu coloquei o fone do Airbnb na primeira resposta, ao final do meu primeiro post aqui?

Que estranho, não apareceu para você?

Apareceu sim, é que eu fiquei muito tempo procurando aqui no site e não achei! Só queria saber onde está essa informação aqui.

Obrigada! Já entrei em contato com eles e estou aguardando um retorno de como proceder.

Lucio-Henrique0
Level 10
Niterói, Brazil

@AnaFlávia0, boa noite!

O Número do Airbnb no Brasil é: +55 21 3958-5800.

O atendimento telefônico funciona 24 horas por dia, porém o atendimento em Português não é 24 horas!

O horário de atendimento em português funciona de 8 às 21 horas, pelo horário do Meridiano de Greenwich (GMT +0). Ou seja, de 5 às 18 horas, horário de Brasília (GMT -3).

Nos demais horários o atendimento é normalmente em inglês.

Outra forma de entrar em contato com o Airbnb é curtindo o Airbnb no Face book, é possível enviar uma mensagem para o suporte do Airbnb por lá.

Lembrando que o atendimento pelo Face book é de segunda a sábado das 7 às 14 horas (exceto feriados).

Espero ter ajudado.

Att, Lucio Henrique.

Obrigada! Já entrei em contato com eles e estou aguardando um retorno de como proceder.

Claudio38
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Olá @AnaFlávia0,

Bom, eu não vejo problema do hóspede ter ido ao local ver como era. O único problema é o zelador ter aberto o apartamento (ou casa) para ele sem sua permissão, mas isso é um problema a ser resolvido entre você e o condomínio.

Eu se fosse hóspede e passando na cidade com certeza teria a curiosidade de ver como é a região, a rua, a fachada da casa que vou me hospedar - provavelmente em férias com minha família. Não há mal nenhum nisso, perfeitamente natural. Estranho seria é ele com a possibilidade de se certificar que o local é agradável ou é o que realmente esperava não faze-lo.

Ele estava lá, vir o ambiente e tal. Apareceu o zelador e perguntou se poderia ver. Não vejo mal nisso sinceramente. Eu teria feito exatamente o mesmo e acredito que a grande maioria de nós aqui teria feito o mesmo. O errado foi o zelador, não ele.

Bom, fica ao seu critério cancelar a reserva porém não vejo motivos para fazer.  Sendo asism provavelmente irá pagar multa sim - e ainda irá prejudicar os planos do hóspede. Será ruim para você mesma e péssimo para a reputação dos demais anfitriões da plataforma.

Claudio Correia
Prazer em receber bem!
J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Claudio38 @AnaFlávia0 @Lucio-Henrique0

Cláudio, sinto discordar, mas eu se fosse um hospede não faria o mesmo.

O hospede não tem permissão para entrar no imóvel antes da data prevista sem o consentimento do proprietário. Teria que pedir permissão.

Penso que quem alugou sim estava errado, pois segundo a proprietária relatou, foi o hospede quem pediu ao zelador a chave para ver o imóvel, antes da data prevista, e sem comunicar o fato ao proprietário. Isto é quebra de contrato.

Uma coisa é ver a fachada, outra coisa é entrar na propriedade sem permissão, mesmo que seja para visitar antes da data prevista. Sabe-se lá se usou ou não a propriedade durante este perído de tempo de visita para tomar banho, tirar um cochilo, etc.

Pode não ter existido má fé, mas em minha opinião não deixa de ser uma atitude estranha e imprópria.

Enfim, está é apenas minha opinião e o modo como vejo a situação.

Claudio38
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Bom, o hóspede só entrou no local porque o zelador liberou o acesso.

Talvez o próprio zelador é que tenha oferecido para o hóspede ver o imóvel. Se me oferecesse e sendo o zelador uma pessoa de confiança da anfitriã (afinal estava com a chave) creio que qualquer um iria ver o local por dentro. Até porque se ele tem a chave e teoricamente é de confiança eu já meio que veria o zelado como um preposto da dona. Se me ofereceu para ver eu vejo.

De igual modo a casa ou apartamento pode ser utilizado para locação costumeira de temporada ficando até mesmo o zelador responsável por também locar o lugar eventualmente. Mais um motivo para ele ter aberto a acomodação.

Eu realmente acho que é uma tempestade em um copo d'água.

E a anfitriã foi clara, ele entrou e viu o local, nada mais que isso. Ter usado para tomar banho, dar um cochilo e tal já é um pouco fantasioso demais.

Enfim, o que eu acho é que se for cancelar a estada será meio que sem muito motivo e deverá sim pagar multa. E o que eu acho também que tal atitude somente prejudica aos demais anfitriões pois tenho certeza que será menos uma pessoa que irá confiar na filosofia do AirBnb.

Claudio Correia
Prazer em receber bem!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias