ALUGUEL DE LONGA DURAÇÃO p 4 meses

Luz8
Level 2
Rio, Brazil

ALUGUEL DE LONGA DURAÇÃO p 4 meses

'tenho um antigo  hospede aqui do site que esta querendo alugar por 4 meses e eu quero saber:

Se ele fazendo a reserva pelo site ; nao tenho riscos com a lei do inquilinato que preve 3 meses por cliente para não virar contrato indeterminado?

3 Respostas 3
Francisco65
Level 10
Balneário Camboriú, Brazil

Olá @Luz8

Pergunta pertinente. Acredito que caso ninguém entendido e especializado se manifeste, seja interessante falar com a central de suporte do site (3958-5800). Agradeceríamos se postasse, neste canal, o parecer para todos saberem e se previnirem.

Abraços e obrigado!

@Luz8, boa noite! O que caracteriza o aluguel por temporada é o prazo máximo de 90 dias. conforme você mesmo disse, além desses dias irá se enquadrar na Lei do Inquilinato.

A Lei de Locações de Imóveis Urbanos (No 8.245/91) coloca com bastante clareza as “regras” para este tipo de locação, em três artigos que dispõem o seguinte: 

“Art. 48. Considera-se locação para temporada aquela destinada à residência temporária do locatário, para prática de lazer, realização de cursos, tratamento de saúde, feitura de obras em seu imóvel, e outros fatos que decorrem tão-somente de determinado tempo, e contratada por prazo não superior a noventa dias, esteja ou não mobiliado o imóvel. Parágrafo único. No caso de a locação envolver imóvel mobiliado, constará do contrato, obrigatoriamente, a descrição dos móveis e utensílios que o guarnecem, bem como o estado em que se encontram.”

A regra geral então é de que o contrato para temporada é aquele que não excede 90 dias, e serve para residência temporária do locatário, para os mais diversos fins: estudos, lazer, questões de saúde, realização de obras no seu imóvel, entre outros, como por exemplo o Mundial de Futebol ou quaisquer eventos culturais. Normalmente o imóvel está mobiliado, e por este motivo deve constar no contrato o rol dos móveis e utensílios que ali estão, e o estado em que se encontram, que deve ser vistoriado pelo locatário temporário, para que o mesmo restitua o imóvel com tais itens no mesmo estado em que os encontrou, como obrigatoriedade contratual.

@Luz8.

Art. 50. Findo o prazo ajustado, se o locatário permanecer no imóvel sem oposição do locador por mais de trinta dias, presumir - se - á prorrogada a locação por tempo indeterminado, não mais sendo exigível o pagamento antecipado do aluguel e dos encargos. Parágrafo único. Ocorrendo a prorrogação, o locador somente poderá denunciar o contrato após trinta meses de seu início ou nas hipóteses do art. 47.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias