Saúdo todos os anfitriões de língua portuguesa. O que me motiva a iniciar essa conversa é compartilhar algumas iniciativas que tomei nas hospedagens, que considero terem sido relevantes e proveitosas, utilizando conceitos básicos de marketing. Tenho lido comentários sobre problemas que muitos anfitriões enfrentam com relação à hóspedes problemáticos, descuidados e que não respeitam as Regras da Casa. Eu também enfrento os mesmos problemas e já tive prejuízos com hóspedes, mas ao longo do tempo fui aperfeiçoando a maneira de hospedar e tenho obtido bons resultados. Primeiramente gostaria de salientar que não sou mestre em Marketing e nem professora, estou tão somente compartilhando experiências. Um dos conceitos básicos de marketing é "todo negócio tem um público-alvo". Público alvo é aquele a quem seu negócio foi desenvolvido e é destinado. Um exemplo: viagens de avião. Toda empresa aérea (internacional) possui, pelo menos, dois tipos de passagens aéreas, a "classe econômica"e a "classe executiva" (ou primeira classe ou ambas). O público alvo dessas passagens não é o mesmo, concordam? Os de classe econômica geralmente querem viajar ao menor custo possível e os de classe executiva querem viajar com o maior conforto possível, mesmo que com um custo mais alto. Não podemos pensar que essa decisão está relacionada somente à disponibilidade financeira do cliente, mas em como ele prefere usar seu dinheiro. Uma pessoa pode ter condições financeiras de comprar uma passagem em classe executiva, mas pode julgar mais interessante usar essa diferença de preço em hotéis, em passeios ou em compras. Da mesma forma, cada um de nós, anfitriões, possuímos públicos-alvo para nosso negócio de hospedagem, que pode ser de uma ou várias categorias. Por exemplo, famílias com crianças, jovens casais, casais maduros, idosos, grupo de amigos, pessoas que moram mais perto e viajam de carro, pessoas que moram longe e viajam de avião, pessoas que se hospedam para lazer, pessoas que se hospedam à trabalho, pessoas que buscam o menor preço, pessoas que buscam mais conforto, etc. Eu defini meu público-alvo avaliando, principalmente, as características e a localização do imóvel que alugo, o que é oferecido na região em que ele se encontra (e o que falta), em quais categorias estariam meus clientes potenciais e o que eu pretendo oferecer (no que quero investir). Creio que, se fizermos essa análise, haverá clientes para todos. Afinal, nem sempre uma taxa de ocupação cada vez mais alta é o que nos trará melhores resultados, dentro do que buscamos. Podemos nos esforçar para agradar muitos hóspedes, mas não agradaremos a todos, os interesses diferem, assim como os custos. Creio que essa reflexão nos ajuda a estabelecer objetivos e contribui para aprimorarmos nosso negócio.