Brasil

Respondido!

Brasil

Bom dia. Sou nova no Airbnb no que envolve ser anfitriã. E tenho uma dúvida e não sei como sana-lá e resolvê-la. Há um mês, uma moça me procurou pedindo para reservar o quarto por 69 dias, que viria para Guarulhos/SP em uma missão da Polícia Federal, mas que concluiria a reserva somente depois de receber o valor da estadia. Enquanto isso, dispensei outros hóspedes porque me comprometi com ela. Mas ontem ela veio me dizer que irá alterar a data da reserva para 28 dias para não precisar pagar a multa de cancelamento, porque encontrou um lugar mais barato para ficar e é onde seus amigos estão hospedados, e que houve mudança no valor disponível da Polícia Federal para hospedagem, que se não, ela não conseguirá me pagar. Como sei que tenho a opção de aceitar ou negar a alteração de data, o que vocês me aconselham a fazer? Sem dizer que o meu valor está no automatico e agora está sendo cobrado mais caro e ela não ficou satisfeita com isso. Desde já, grata a todos.

Melhor Resposta

Bom dia @Gabrielle21

Neste caso recomendo que use sua sensibilidade para avaliar se vale ou não a pena aceitar a alteração. Eu me faria as seguintes questões:

- Tenho tempo hábil de locar o imóvel? Vou ter prejuízo devido ao tempo perdido ou tenho ainda um tempo hábil para tentar locar?

- A negativa do aceite na alteração não irá me causar um perda definitiva de um possível hóspede no futuro? Não geraria um impasse e um desconforto mútuo junto ao hóspede?

De qualquer maneira é importante ficar claro que existem regras e você ou o hóspede podem abrir uma exceção ou não.

Na minha opinião, se você tiver o mínimo de tempo hábil para tentar locar eu aceitaria o pedido de alteração.

Abraços e boa sorte!

Exibir Melhor Resposta no post original

6 Respostas 6

Oi @Gabrielle21

Mas só pra entender a reserva já está aceita para esses 69 dias? Ela já pagou ao airbnb? E agora quer alterar para menos dias, isso? Porque você disse que "dispensou" outras pessoas por causa dela, o que deu a entender que a reserva dela ainda nem tinha sido confirmada...

Uma dica que eu te dou @Gabrielle21

Nunca "segure" data pra ninguém (a não ser que seja um amigo, enfim..hehe). Se a pessoa tem interesse no seu imóvel, ela tem que fazer a reserva (e pagar). Já fiz isso de ficar "guardando" pra uma pessoa, dispensei outros interessados, e acabei ficando sem ninguém. Então aprendi a lição.

Então caso esse seja o seu caso (de você estar "segurando" essas datas pra ela), mas ela ainda não fez a reserva. Você que tem que decidir se quer aceitar a reserva pra esses 28 dias ou não!

Oi, Bárbara. 

Quando ela fez a solicitação de reserva, conversamos e ela informou que só poderia concretizar a solicitação e pagamento dia 1/7. durante esse período (duas semanas antes), outras pessoas solicitaram reserva para o mesmo período e também para um período um pouco mais curto. Ai como ela foi a primeira, achei de bem questionar se ela realmente faria a reserva, porque havia outras pessoas interessadas e ela afirmando, eu avisaria os demais que não seria possível e os ajudaria a encontrar outro lugar. Ela confirmou e foi o que fiz. Agora, ela já esta hospedada conosco desde o dia 17/7 e a reserva vai até o dia 24/9, mas ela quer alterar para o dia 14/8 e que eu mantenha o valor com os descontos.

Oi @Gabrielle21

Te entendi. Nesse caso, como disse o @Francisco65, cabe a você considerar a melhor coisa a ser feita. Mas caso você aceite a alteração, as datas serão desbloqueadas e, portanto, você terá chance de ocupá-las com outras reservas. Mas fica a seu critério!

Boa sorte

Bárbara

Bom dia @Gabrielle21

Neste caso recomendo que use sua sensibilidade para avaliar se vale ou não a pena aceitar a alteração. Eu me faria as seguintes questões:

- Tenho tempo hábil de locar o imóvel? Vou ter prejuízo devido ao tempo perdido ou tenho ainda um tempo hábil para tentar locar?

- A negativa do aceite na alteração não irá me causar um perda definitiva de um possível hóspede no futuro? Não geraria um impasse e um desconforto mútuo junto ao hóspede?

De qualquer maneira é importante ficar claro que existem regras e você ou o hóspede podem abrir uma exceção ou não.

Na minha opinião, se você tiver o mínimo de tempo hábil para tentar locar eu aceitaria o pedido de alteração.

Abraços e boa sorte!

Concordo com o @Francisco65, @Gabrielle21.

Acho que o melhor a ser feito é aceitar a diminuição do prazo e ter uma hóspede feliz que poderá lhe indicar no futuro para outros hóspedes.

Eu faria a alteração o mais rápido possível afim de abrir o calendário para novas hospedagens. Se acha que está muito em cima e julgar que vale à pena, faz um preço "promocional" para tentar atrair hóspedes para o "buraco" que ficou.

Claudio Correia
Prazer em receber bem!

Mais ferramentas para ajudar você a atingir suas metas

Central de Recursos

Confira nossos guias de hospitalidade e descubra como gerenciar seu anúncio e expandir seus negócios.