Cancelar uma reserva

Respondido!
Maria389
Level 1
Silvalde, Portugal

Cancelar uma reserva

Boa tarde, estou aqui com um problema e não sei como resolver pois não estou a perceber nada disto. Eu tinha uma reserva para o dia 18/07/16, no entanto por motivos pessoais não pude hospedar o senhor na minha propriedade, ele ligou me e esclarecemos logo tudo. No entanto, o senhor já tinha pago e eu queria cancelar a reserva dele e não consegui! Isto já foi há 3 dias e o airbnb nem um contacto de telefone tem para uma pessoa se informar. Agora como faço para o senhor ter de volta o seu dinheiro, visto que não veio para a minha casa? 

Cumprimentos,

Sofia Ferreira

1 Melhor Resposta
Francisco65
Level 10
Balneário Camboriú, Brazil

Olá @Maria389

 

No seu caso você precisa confirmar se recebeu o email confirmando que o Airbnb disponibilizou o dinheiro em sua conta. Se isso ocorreu, é sinal que o hospede não fez qualquer reinvidicação ou cancelamento da reserva, o que é bem estranho. De qualquer maneira recomendo que devolva o dinheiro para ele (depósito na conta dele) e mencione o fato ao Airbnb apenas para registrar que ele não entrou e que você está devolvendo. As taxas precisarão ser pagas ao site pois para ele nada foi alterado.

 

Este fato é bem incomum, pois normalmente o hóspede haveria de reclamar ou cancelar uma reserva que pagou e não usou.

 

Se devolver o dinheiro via depósito, recomendo que seja na conta nominal dele e que guarde o comprovante.

 

Boa sorte! 

Exibir Melhor Resposta no post original

10 Respostas 10
Marcelo40
Level 2
Monte Verde, Brazil

Estou numa situação parecida.
Sou novo  no airbnb e estou achando muito estranho que uma pessoa possa fazer uma reserva sem que ela seja pré-aprovada.

Recebi uma reserva em dias que eu não estaria em casa e tive que pagar uma pessoa para receber o hóspede pois pelo que entendi se eu cancelasse a reserva teria que pagar US$100 para o airbnb.. é assim mesmo?
Um hóspede pode fazer uma reserva sem qualquer tipo de comunicação prévia para confirmar disponibilidade?

@Marcelo40, boa tarde. Provavelmente você configurou seu anúncio com Reserva Instantânea. Desta forma, não há necessidade de pré aprovação.

 

 

O que é a Reserva Instantânea?

Você não precisa da aprovação do anfitrião para reservar espaços com Reserva Instantânea.. Ao invés disso, basta você escolher suas datas de viagem e combinar os detalhes do check-in com o anfitrião. Nenhuma taxa adicional é cobrada pela confirmação da reserva usando a Reserva Instantânea. Você pode filtrar suas buscas para visualizar somente os espaços que estão disponíveis através de Reserva Instantânea.

Para ser elegível à Reserva Instantânea, você precisapreencher todas as informações da sua conta Airbnb.

Obrigado pela resposta!

Entendi, mas confesso que não encontrei em nenhum lugar onde desativar a Reserva Instantânea! Nem no APP nem no site.... como faço?

Francisco65
Level 10
Balneário Camboriú, Brazil

Olá @Marcelo40

 

Tiveram alguns hóspedes que a reserva instantânea não podei ser desativada. recomendo que entre em contato com a central (21 3958-5800) e veja se é o seu caso. Se for, peça para eles as melhores maneiras de se proteger de reservas indesejadas.

 

Abraços e boa sorte!

Oi @Marcelo40

 

Como o @Francisco65 falou, alguns novos anfitriões não tem a opção de retirar a reserva instantânea. Mas sugiro que você vá em "seu anúncio", no site, e clique no raio (que está em amarelo), se ele ficar cinza é porque você conseguiu desativar. Caso não consiga, vale entrar em contato com o airbnb ou arrumar as configurações para que a reserva instantânea não seja um problema pra você!

 

Boa sorte

 

Bárbara

Liguei para o número do Airbnb informado na comunidade e ao falar com Cristiana fui informado que faço parte do "FELIZ" grupo de anfitriões selecionados para que os anúncios só funcionem COM a reserva instantêna!

Será que o Airbnb, além de estar ganhando dinheiro cobrando taxas tanto dos hóspedes quanto dos anfitriões, tanto na reserva quanto no cancelamento, está sutilmente tornando compulsório a reserva instantânea para garantir mais alguns trocados?

Só acho.... rs

Enfim, Bárbara, pela sua ajuda, sou muito grato!

Francisco65
Level 10
Balneário Camboriú, Brazil

Olá @Marcelo40

 

Acredito que se nós, anfitriões, não estejamos satisfeitos eles serão os maiores perdedores. Provavelmente deve ser uma tentativa BETA e se não for muito bom para todos, certamente eles não a manterão. Apesar de também não concordar, se estivesse na sua situação, verificaria como consigo manter a mesma trabalhando a meu favor e seguiria em frente.

 

Abraços e Boa sorte Amigo!

Ellen0
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Marcelo40,

 

Outra coisa que tu pode fazer é deixar um feedback sobre a Reserva Instatânea não poder ser desabilitada.

Pode enviar a tua opinião aqui.

 

Eu postei algumas vezes aqui na CC o comunicado que a gente recebeu sobre casos como o teu. Vou colar aqui novamente:

 

"À medida que vamos melhorando nossas habilidades para combinar anfitriões e hóspedes, estamos trabalhando no aperfeiçoamento da Reserva Instantânea para que esta seja uma ferramenta útil para todos. Como parte de nossos esforços para aprender a partir da opinião dos anfitriões e melhorar a funcionalidade, selecionamos alguns novos anfitriões que poderão compartilhar seus espaços só por reserva instantânea. Se tiverem comentários e sugestões sobre a Reserva Instantânea, compartilhe conosco aqui".

 

 

Clique aqui  e conte para a gente quem foram os seus primeiros hóspedes!! 
Não esqueça de clicar no "CURTIR" quando gostar de um post 😄

HOST VOICE está online! Tem uma ideia para um novo produto ou melhorias no site? Clique aqui e sugira ao Airbnb.

Oi @Marcelo40

 

Não é bem assim, tudo depende das suas configurações. No seu caso, você está com a reserva instantânea ativada. Você pode ler o post do @Lucio-Henrique0 para entender melhor como funciona a reserva instantânea (símbolo do raio). Se você deseja pré-aprovar todos os hóspedes, você tem que desativar essa opção. Além disso, se você tem indisponibilidade em uma determinada data você deve bloquear o calendário, se o calendário estiver livre, as pessoas entendem que o imóvel está disponível naquele período. Caso você cancele uma reserva confirmada, veja abaixo as penalidades:

 

Taxas de cancelamento

Faltando mais de 7 dias para o check-in: a taxa de cancelamento não será cobrada em seu primeiro cancelamento dentro de um período de 6 meses. Depois disso, você receberá uma cobrança equivalente a $50 dólares americanos a cada cancelamento adicional dentro desse período de 6 meses.

Faltando menos de 7 dias para o check-in: o Airbnb cobra uma taxa equivalente a $100 dólares americanos por qualquer reserva cancelada a menos de 7 dias do check-in.

Deduziremos eventuais taxas de cancelamento aplicáveis do seu próximo pagamento automaticamente.

Outras penalidades

  • Comentários automáticos: um comentário automático será publicado no perfil do seu anúncio indicando que você cancelou uma das suas reservas. Esses comentários não podem ser removidos, mas você sempre tem a opção de escrever uma resposta pública para esclarecer por que precisou cancelar.
  • Calendário bloqueado/indisponível: seu calendário permanecerá bloqueado e você não poderá aceitar outra reserva para as mesmas datas da reserva cancelada.
  • Perda de elegibilidade para o status de Superhost: você não será mais elegível para ganhar o status de Superhost por um ano, a contar da data do seu cancelamento mais recente.

Boa sorte

 

Bárbara

Francisco65
Level 10
Balneário Camboriú, Brazil

Olá @Maria389

 

No seu caso você precisa confirmar se recebeu o email confirmando que o Airbnb disponibilizou o dinheiro em sua conta. Se isso ocorreu, é sinal que o hospede não fez qualquer reinvidicação ou cancelamento da reserva, o que é bem estranho. De qualquer maneira recomendo que devolva o dinheiro para ele (depósito na conta dele) e mencione o fato ao Airbnb apenas para registrar que ele não entrou e que você está devolvendo. As taxas precisarão ser pagas ao site pois para ele nada foi alterado.

 

Este fato é bem incomum, pois normalmente o hóspede haveria de reclamar ou cancelar uma reserva que pagou e não usou.

 

Se devolver o dinheiro via depósito, recomendo que seja na conta nominal dele e que guarde o comprovante.

 

Boa sorte! 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias