Cancelamento em menos de 24 horas

Zaira10
Level 2
Brasília, BR

Cancelamento em menos de 24 horas

Fiz uma reserva e percebi logo que confirmei que a cobrança foi muito maior do que o preço. Isto ocorreu porque o preço apareceu para mim em dólares e não percebi. Imediatamente cancelei e esperava a restituição integral do valor. Recebi a fatura do meu cartão e percebi que o valor do anfitrião foi descontado e ainda por cima paguei 115,90 reais de IOF. Solicitei ao anfitrião a devolução do dinheiro somente agora (não sabia que era preciso fazer isto). Como proceder em relação ao IOF? Por que o site prosseguiu com a cobrança? Com quem reclamar?

5 Respostas 5
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Zaira10

 

"Fiz uma reserva e percebi logo que confirmei que a cobrança foi muito maior do que o preço. Isto ocorreu porque o preço apareceu para mim em dólares e não percebi. Imediatamente cancelei e esperava a restituição integral do valor."

 

Pela sua descrição os valores cobrados seguiram a Política de Cancelamento do anúncio, que você concordou ao solicitar a reserva. A princípio não há nada de errado com isso.

 

"Recebi a fatura do meu cartão e percebi que o valor do anfitrião foi descontado e ainda por cima paguei 115,90 reais de IOF."

 

Toda compra em moeda que não seja o Real gera cobrança de IOF. Isso não é algo particular do Airbnb.

 

"Solicitei ao anfitrião a devolução do dinheiro somente agora (não sabia que era preciso fazer isto)."

 

Qual seria a justificativa para o reembolso de 100%?

 

"Como proceder em relação ao IOF? Por que o site prosseguiu com a cobrança?"

 

O IOF é um imposto federal. Ele é cobrado em toda transação cuja moeda não é o Real. O site prosseguiu por que a cobrança é obrigatória.

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Bom dia, Ricardo!

"Pela sua descrição os valores cobrados seguiram a Política de Cancelamento do anúncio, que você concordou ao solicitar a reserva. A princípio não há nada de errado com isso."

"Qual seria a justificativa para o reembolso de 100%?"

Eu li no site que o cancelamento com menos de 24 horas era reembolsado 100%.

 

"O IOF é um imposto federal. Ele é cobrado em toda transação cuja moeda não é o Real. O site prosseguiu por que a cobrança é obrigatória."

Eu não teria pago IOF se a cobrança não tivesse sido feita. Sei que eles não tem como me pagar, mas poderiam me dar um crédito no site.

 

 

 

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Zaira10

 

"Eu li no site que o cancelamento com menos de 24 horas era reembolsado 100%."

 

Desconheço Política de Cancelamento com estas características. O que mais se aproxima disso é a "Flexível", onde você pode cancelar com menos de 24hs do check-in, mas mesma assim ela não é 100% reembolsável  pois a primeira noite não é devolvida.

 

"Eu não teria pago IOF se a cobrança não tivesse sido feita. Sei que eles não tem como me pagar, mas poderiam me dar um crédito no site."

 

A cobrança de IOF teria sido feita pois a Política mais próxima do que você descreveu cobra a primeira noite.

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Tania62
Level 2
Florianopolis, Brazil

Gostaria saber como agir em situacao semelhante.Quero devolver ao hóspede q fez a reserva e a cancelou no mesmo dia.

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Tania62

 

Acesse a Central de Resoluções.

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias