Cancelamento por dificuldade na renovação de passaporte

Isabel200
Level 2
Lisbon, Portugal

Cancelamento por dificuldade na renovação de passaporte

Bom dia a todos,

Uma hóspede brasileira cancelou hoje a sua reserva para 23/27 de Julho, alegando que, por causa da suspensão de emissão de passaportes no Brasil, não conseguiu renovar o documento a tempo. A politica de cancelamento que tenho em vigor é "Rígida", pelo que recebeu um reembolso de 50%, mas ela pede-me a devolução do restante dinheiro dizendo que se trata de um motivo que não pode controlar.

Entendo a frustração da senhora, mas não estou certa de que ela não tenha responsabilidade na situação. Parece-me que mesmo que não tivesse acontecido essa suspensão por parte do Governo, ela dificilmente teria o documento a tempo pois tratou de tudo muito em cima da hora. Como sabemos estas coisas podem sempre demorar mais do que o previsto, pelo que é importante fazê-las com antecedência, e não nos aventurarmos a marcar viagens para o estrangeiro sem ter a papelada em ordem.

A cronologia é esta:

- Reservou a viagem a 31 de Maio;

- A suspensão de emissão de passaportes foi decretada a 27 de Junho;

- Tinha agendamento para pedir o passaporte marcado para 28 de Junho, sendo que me diz que deveria embarcar para a Europa hoje, 13 de Julho. Vi nalguns sítios na Internet que embora a emissão seja prevista a 6/10 dias úteis, costuma demorar mais.

Custa-me entender porque esperou pelo dia em que diz que ía viajar para cancelar, já que quando foi anunciada a suspensão foi dito que era por tempo indeterminado. Assim dificilmente conseguirá reembolso da companhia aérea, e para mim também é mais prejudicial reembolsá-la porque diminuiram muito as possibilidades de voltar a alugar o apartamento nesses dias, e certamente que nunca conseguirei fazê-lo pelo mesmo valor (será tarifa "last-minute").

Podem aconselhar-me sobre o que devo fazer, sobretudo os colegas brasileiros, se estou a fazer uma análise justa da situação?

Muito obrigada!

4 Respostas 4
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Isabel200

Se a Hóspede alega que não é culpada pelo atraso, o que dirá você. Me parece que ela está tentando colocar na sua conta um problema que é dela.

Quando alugou ela sabia qual era a Política de Cancelamento. Então...

Ricardo

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Obrigada pela resposta Ricardo.

Não sei se sabe responder-me a esta dúvida: acha possível, com o agendamento marcado para 28 de Junho, ter o passaporte pronto para viajar a 13 de Julho?

Obrigada mais uma vez

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Realmente não tenho como responder a esta questão.

Mas esta preocupação é do Hóspede e não do Anfitrião.

Meu Perfil.

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Isabel200

Se a Hóspede alega que não é culpada pelo atraso, o que dirá você. Me parece que ela está tentando colocar na sua conta um problema que é dela.

Quando alugou ela sabia qual era a Política de Cancelamento.

Então...

Ricardo

Meu Perfil.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias