Bom dia, no dia 21 de fev de 2019 eu e meus amigos reservamos um local pelo airbnb para passarmos os dias em que estaremos no Rio de Janeiro para ir ao Rock in Rio que acontece no fim do mês de setembro e início de outubro. Pagamos tudo conforme as regras do aribnb e esclarecemos para o host que iríamos para o Rock in Rio e por isso estávamos alugando com tamanha antecedência, tendo em vista que chegando em datas próximas ao evento os valores de diária triplicam de preço e as opções de locais diminuem em quase 80%. Ontem, dia 02/09/2019, na entrada do mês do nosso evento, o host cancelou nossa reserva alegando que a dona do apartamento vendeu o imóvel e retirou da imobiliária dele. O valor integral foi reembolsado, ainda não caiu na conta, porém, me sinto extremamente danada por não conseguir mais nenhum imóvel onde caibam todas as pessoas que se juntaram a mim para a locação do imóvel e pelo preço que pagamos já com antecedência para evitar o que ocorre hoje que são preços exorbitantes e pouca oferta de locais próximos de onde precisamos estar. Não posso garantir que o host foi sincero em sua explanação do motivo de cancelamento, sinto que tive extremo prejuízo e pretendo entrar na justiça contra a plataforma e o host para receber qualquer valor a mais que tenhamos que pagar para conseguir uma nova acomodação.
De acordo com o entendimento em alguns casos analisados, ficou decidido que as plataformas de locação de curtas temporadas, como o Airbnb, não são meras intermediárias de hospedagem e que devem responder por eventuais defeitos na prestação dos seus serviços por quem aluga o imóvel.Mesmo que o Airbnb não seja o real locador do imóvel destinado ao usuário de sua plataforma, é esta a empresa que o locatário, que, nesta performance de negócio é considerado CONSUMIDOR, busca para garantir sua hospedagem conforme o local contratado, suas especificidades, o preço ajustado, bem como é a própria empresa que garante que o locatário-CONSUMIDOR não está ingressando em uma fraude.
Procurei na página de ajuda do airbnb sobre cancelamento e as informações são vagas e não abrangem possíveis danos sofridos pelo locatário, logo, quero saber se junto ao airbnb consigo resolver essa situação ou realmente terei que me encaminhar ao procon e à justiça.