No dia 17 de Outubro recebi uma reserva de uma hospede americana que queria ficar por mais de 29 noites em Abril de 2021.
A hospede tinha 33 reviews e uma pontuação de 5.0 estrelas o que me deixou bastante confortável. No final de Novembro a hospede envio me uma mensagem a dizer que ia cancelar a reserva tendo em conta as restrições do Covid 19. Eu respondi que compreendia e desejei o melhor. Só mais tarde em Janeiro é que me apercebi que ela não tinha direito a reembolso, tendo em conta que era considerada uma estádia de longa duração. Falei com vários membros do Airbnb sobre a questão e o que me recomendaram foi um reembolso 50/50, ou seja, 50% imediatamente e os restantes 50% numa futura reserva, tendo em conta que a hospede sempre mencionou que queria voltar a Lisboa e ao meu apartamento. Quando sugeri esta opção a hospede, ela recusou e disse que não era justo para ela e que iria ver as suas opções e preferia esperar.
Em meados de Fevereiro a hospede solicitou alteração de datas de Abril para Maio de 2021, situação que aceitei imediatamente tendo em conta as restrições que vivemos actualmente.
No dia 1 de Abril de de 2021 contatei a hospede para saber como estava a situação nos EUA e a sugerir que se houvesse necessidade de alterar para Junho, eu estaria disposto a tal. Nesse mesmo dia, recebo um email do Airbnb a informar que suspeitaram da hospede e receberam informação e que a mesma já não fazia parte da comunidade do Airbnb e por esse motivo cancelaram a reserva e ofereceram um full refund à hospede.
"Unfortunately, we’ve received quality assurance information regarding this guest and we’re no longer able to support them as a member of our Airbnb community. Your calendar should now be open for the affected dates."
Ainda estou estupefacto com este email, já contatei por diversas vezes o Airbnb e até agora a resposta que obtenho é sempre a mesma. Infelizmente tiveram de excluir a hospede da comunidade do Airbnb.
Nisto tudo, sinto que estou a ser o maior prejudicado nesta situação toda. Esperei 6 meses por uma reserva, sem poder cancelar para honrar a mesma e não perder o meu estatuto de super host. Perdi várias oportunidades de arrendar o meu apartamento em média e longa duração, num período tão complicado como este que vivemos para todos. Fui o mais flexível possível, oferecendo várias hipóteses de solucionar um problema que afeta muita gente, e acabei por ser prejudicado.
Preciso da vossa ajuda, preciso de saber se isto já aconteceu a alguém e o que posso fazer para tentar resolver está questão.
Obrigado.
Rahim
@Mathieu6