Cobrança de roupa de cama e toalhas

Rafael323
Level 2
São Paulo, Brazil

Cobrança de roupa de cama e toalhas

Olá pessoal, agora com a obrigatoriedade de fornecimento de roupa de cama e toalhas no Airbnb, estou pensando sobre como operacionalizar isto em minha residência em função dos custos que isso gerará.

 

Lendo os tópicos sobre o tema no Airbnb vi várias opções, e dentre elas a que achei mais interessante foi a possibilidade de dar um desconto para os hóspedes que não utilizarem roupa de cama.

 

Assim sendo, tem 2 coisas que gostaria de ouvir opiniões:

1) Quanto estão oferecendo de desconto caso o hóspede leve sua própria roupa de cama e toalhas? (Pode ser um desconto por hóspede)

2) Quanto as pessoas de limpeza que lavam suas toalhas e roupas de cama cobram para fazer a lavagem e deixar tudo com padrão excelente?

 

Obs: Tenho uma residência no Airbnb com capacidade para até 7 pessoas. Logo, em meu histórico de locações tenho reservas com desde 4 a 7 pessoas, o que gera uma necessidade de uso de diferentes quantidades para toalhas e roupas de cama cada nova hospedagem.

8 Respostas 8
Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

 Olá a todo! Gostariam de compartilhar suas experiências e opiniões com o @Rafael323? : )

 

@Leda13 @Willian8 @Ione8 @Valéria1 @Lúcia10

@Kelly392 @Egom0 @Lucia34 @Luiz81 @Priscilla---Gabriel0 

@Sebastião-Aparecido-Lope0 @Valéria1 @Gloria153

@Marcela119 @Gustavo225 @Gladis3 @Lúcia10 @Gloria153

-----

 

Por favor consulte as Normas da comunidade

Gladis3
Level 10
Rio Grande do Sul, Brazil

Olá Rafael, 

Boa tarde a todos!

 

Na minha opinião entregar o espaço com roupa de cama é fundamental e faz parte do atendimento. 

 

Já pensou você se hospedar em um hotel e receber a cama pura e não haver toalhas de banho, nem travesseiros?

 

Achei interessante a ideia de dar um desconto para hospedes que se disponham a levar uma mala separada só com esta finalidade. 

 

No meu caso isso não funcionaria, pois a maioria dos meus hospedes vem de longe, de cidades quentes, muitos não fazem uso de cobertores e edredons, não há a menor chance de eu atender hospedes sem fornecer-lhes todo o necessário para que sintam-se confortáveis. 

 

E isso tem um lado muito positivo a meu ver, que é onde você tem a oportunidade de caprichar no toque especial, nos produtos utilizados, para com isso oferecer um diferencial nesse ramo que só tem se expandido. 

 

Quando decidi alugar meu imóvel por temporada, sabia que deveria dar o melhor de mim ou, definitivamente desistir da ideia.

Claro que isso tem um custo, mão de obra e um consumo maior.

 

Por esta razão, adotei um valor como taxa de limpeza que serve para cobrir esses gastos, que de fato, não são poucos, além de todo o trabalho despendido. 

 

E sendo assim, eu mesma tomo conta de toda a roupa de cama e banho, enquanto pago uma diarista que fica responsável pela limpeza do espaço pra mim. Antes do cada check in, verifico se a limpeza está de acordo ou se é necessário dar um toque final.

 

E do valor da taxa de limpeza não abro mão. Posso até dar um desconto nas diárias, dependendo do caso, mas jamais retiro a cobrança dessa taxa. 

 

E para concluir, existem sites que vendem toda a roupa de cama e banho padrão hotel e fazem promoções, vale muito a pena!

 

Espero de alguma forma ter contribuído, Rafael e, desejo-lhe muito sucesso no seu negócio!

 

Abraços a todos.

 

Gladis

 

 

Gladis3
Level 10
Rio Grande do Sul, Brazil

Só para complementar, ainda ontem realizei uma compra grande pelo ML parcelada em trocentas vezes no cartão..rsrsrs...Assim vou pagando as parcelas a medida que vão entrando os valores das locações.

Vale a pena conferir os pacotes promocionais. Há de tudo, protetores de colchão e travesseiros, mantas, kits de lençóis, edredons...enfim...tudo o que você precisa para atender bem.

Tudo bem Gladis.

 

Gostaria de dar minha opnião sobre o seu comentário a respeito de roupa de cama. Antecipadamente, peço desculpas por não concordar com sua opinião, digo porque os alugueis de temporada tem que ter carter de aluguel e não de serviço. A partir do momento que se fornece roupas de camas, passa a ser serviço de hotelaria. Já existe regulamentação para hotelaria. São exigidos licenças, alvarás e impostos. Essas exigências não atingem os aluguéis de temporada, mas acredito que se continuarmos a fornecer serviços semelhantes a hotelaria, vão começar a exigir que passamos a ter identidade jurídica para tal atividade, podendo até multar aqueles que exercem .

Não sou contra quem ofereça, só acho que foi um erro do Airbnb em obrigar todos a oferecer roupas de cama, toalhas, travesseiros, papel higiênico e sabonetes.

Bom, é um ponte de vista que eu tenho mais legalista do que da qualidade a ser oferecido nos alugueis.

Lucia34
Level 10
Sorocaba, Brazil

Olá, Rafael. Se o hóspede prefere o desconto à comodidade de ter roupa de cama e banho disponível, dou um desconto em valor equivalente ao custo dos serviços da lavanderia. Optei por usar esse serviço especializado para tentar chegar ao padrão de excelência ao qual você se refere mas, como alerta a Gladis, cabe ao anfitrião acompanhar bem de perto cada detalhe para garantir que tudo esteja perfeito. Abraços.

Gladis3
Level 10
Rio Grande do Sul, Brazil

Oi Lucia, Thiago, Rafael, boa noite a todos!

 

Moro em Canela/RS, hoje nesse exato momento está fazendo 1ºC.

Não consigo imaginar como seria alugar o meu espaço esperando que os hospedes trouxessem toda a roupa de cama e cobertas pesadas, mais as toalhas que irão utilizar. 

Continuo achando que ninguém alugaria um lugar que não ofereça o básico para que se sinta confortável. Eu não alugaria com certeza!

 

Então acredito que se não oferecermos conforto e comodidades aos hóspedes, eles irão para hoteis, que hoje fazem promoções com pacotes que seduzem até o público mais exigente.

 

O que o Thiago afirmou faz sentido, pode ser que futuramente tenhamos que nos adequar a uma nova realidade. Isso o tempo dirá...

Assim como as pousadas e hoteis tiveram de adequarem-se à concorrência que surgiu através das locações por temporada.

Ajustaram preços, deixaram de operar com tarifas altíssimas, foram reduzindo custos e estão aí, sobreviveram.

 

Até o momento não tive hospede que tenha oferecido trazer toda a roupa de cama e banho em troca de um desconto. Mas se isso acontecer vou seguir o exemplo que a Lucia compartilhou conosco, ou seja, darei o desconto do que se gasta com lavanderia. 

 

Muito boa a discussão. Sempre aprendemos mais e agregamos conhecimento. 

 

Muito obrigada por expôr seu ponto de vista, Thiago. 

Muito obrigada por comentar, Lucia. 

 

Boa noite e abraços a todos

 

 

 

Alessandra757
Level 2
Belo Horizonte, Brazil

Bom dia a todos,

Sou nova no Airbnb e preciso de indicações para comprar enxoval de roupas de cama e toalhas. Comprei um conjunto no ML e me decepcionei com a qualidade. Alguém pode me dar dicas?

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@Alessandra757 aqui tem um tópico que pode te ajudar: Tudo sobre roupa de cama

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias