Como lidar com hóspede mal educado?

Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

Como lidar com hóspede mal educado?

Boa tarde a todos!

 

Meu nome é Ana, sou anfitriã pelo Airbnb desde 2014. Atualmente tenho 2 quartos privados + 1 banheiro compartilhado entre os hóspedes. No meu anúncio tem descrito também sobre as Regras da Casa. E quando o hóspede chega, explico tudo durante o check in, incusive sobre manter o espaço limpo e organizado, em especial o banheiro por ser compartilhado. 

 

Pois bem, tem hóspede que naturalmente já é uma pessoa organizada, que procura respeitar a casa do anfitrião no modo geral, mas tem outros que mesmo explicando tudo, apesar dos avisos colados na parede e tal, são desatentos demais,  não usam o tal do bom senso, daí causa certos transtornos do tipo, ao usar o sanitário não dar descarga e quando dar faz de um jeito que o resto das fezes ficam lá, além de deixar o vaso sanitário todo salpicado de cocô, uma nojeira. Eu deixo disponível na pia do banheiro um pacote com lenços umedecidos junto com um aviso que é pra limpar a borda do sanitário. Adianta? 

 

O pior é que corro um risco muito alto de passar vexame. Tipo, todo dia eu limpo o banheiro, mas se tiver esse tipo de hóspede aqui em casa,  já era. Aí como tenho outro quarto, fico por receber +1 hóspede e no momento de apresentar o banheiro, a pessoa pode se deparar com tudo sujo em volta (mesmo eu limpando). Quer dizer, é um desafio ter que lidar com gente assim em minha própria casa, é terrível. 

 

E aí o que vocês me sugerem?

2 Respostas 2
Marcelo800
Level 2
Belo Horizonte, Brazil

Bom dia Ana.

Na minha recente experiência, o que temos feito é incluir uma taxa de limpeza padrão para o final da estadia. 

Também há uma regra que DEIXAMOS BEM CLARA LOGO NO INÍCIO: a cada 5 dias de estadia há troca de roupa de cama, toalhas, além de limpeza do quarto e banheiro, MAS CASO O HÓSPEDE NÃO COLABORE COM A MANUTENÇÃO DA LIMPEZA DURANTE ESSES INTERVALOS SEJA NECESSÁRIA UMA LIMPEZA EXTRA, ele será taxado em 20 reais. Parece muito, mas uma faxineira cobra 100 para limpar um pequeno apartamento de 2 quartos. Logo 1 banheiro e 1 quarto é bem razoável.

 

Naturalmente, antes de aplicar a taxa ou fazer a limpeza, sempre informamos ao hóspede que ele está fazendo com que o espaço vai acabar precisando de uma limpeza antes do prazo e o convidamos a 'dar um jeito na bagunça e sujeira'. Com delicadeza, é claro.

 

Em geral as reações são duas: em geral se esforçam para colaborar ou, em outros casos, compreendem a situação, mas não se importam em pagar essa taxa. 

 

Com isso tudo, o que é preciso sempre explicar aos hóspedes é que os preços do Airbnb são mais em conta que hotéis, mas que se por um lado eles contam com o aconchego e pessoalidade na interação interpessoal, por outro a casa da gente não é um Ibis e a gente não é camareira 24h.

 

Beijos e sucesso na solução dessa dificuldade! 

Marcelo Borges
Ana23204
Level 10
State of Bahia, Brazil

@Marcelo800 

bom dia! Tudo bem?

 

Gostei da dica, obrigada. Mas esse tipo de medida seria mais fácil de ser aplicada caso fosse um quarto só. Como disse, são 2 quartos e 1 banheiro e o problema eu detecto mais no uso do banheiro mesmo. Na hora de cobrar a taxa extra, como posso fazer isso de forma segura e justa? Pois como são hóspedes em cada quarto, muitas vezes eu fico sem saber quem causou a bagunça e sujeira, entende? 



Uns tempos atrás eu apliquei a taxa de limpeza no próprio Airbnb, porém percebi que houve uma queda nas buscas por conta dessa taxa, pois o preço final ficava caro ao hóspede, então retirei. 



Ontem mesmo, tive que falar, alertar com todo cuidado do mundo um casal que está aqui em casa. Daí aquela questão que levantei agora pouco sobre saber quem sujou o banheiro, nesse caso aí foi mais fácil pq só tem eles praticamente. Pedi a eles que voltando da praia retirasse o excesso de areia no box, sobre o sanitário dar descarga direito e limpasse a borda pois estava salpicado de fezes e falei até mesmo do balde de lixo pra ter uma certa discrição no descarte do papel higiênico pós defecar, pois estava muito à mostra grátis rsrs, pensei até em comprar outro balde com tampa rs, enfim ngm precisa saber oq a pessoa fez no banheiro, né?

 

Aí eu acho que eles entenderam, não demonstram zanga não, mas que é uma situação chata eu ter que explicar e pedir o obvio é. 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias