Como anfitriã
Minha namorada aluga os quartos do apartamento dela via Airbnb desde 2018. E, quando ela começou a locação, a gente viveu duas situações engraçadas. A primeira foi o fato de que ela anunciou e teve uma reserva de cara, mas o outro quarto estava sem cama e a gente acabou dormindo num colchão inflável no chão nessa noite. A segunda foi um pouco depois. Recebemos uma reserva de 3 meses de uma moça que vinha a São Paulo fazer um curso de canto. Uns dias antes da chegada dela, ela nos contatou via Whatsapp perguntando se nós praticávamos swing e dizendo que ela tinha tido uma experiência ruim de hospedagem com um casal que praticava swing. Nós respondemos que não éramos praticantes e ela acabou cancelando a reserva.
Como hóspede
Em 2019 minha namorada e eu fizemos um mochilão pela Europa. No nosso primeiro destino (Londres), ela reservou um quarto numa casa no subúrbio. Desembarcamos no Heatrow às 16h e ela tinha falado para o host que chegaríamos às 17h. Porém, a viagem de trem do Heatrow até Thornton Heath era de, mais ou menos, 1h20. Quando chegamos na Victoria Station, ela quis sair e ver a cidade ao invés de pegar já a baldeação de trem. Chegamos na casa dele já era 20h e, obviamente, o britânico estava puto. Ele nos deu o tour e ensinou a usar as coisas da casa.
Fomos tomar um banho e eu perguntei para ele se havia algum pub legal no bairro, porque não queria mais pegar transporte naquele dia. Ele se ofereceu para levar a gente ao pub e nós tivemos uma das noites mais legais da vida com ele e seu amigo. Foi aí que descobrimos que estávamos sendo hospedadas pelo Marc Wadsworth, um dos mais importantes ativistas do movimento negro na Grã-Bretanha. Ele nos convidou para uma palestra que ele daria na nossa última noite em Londres e esse episódio por si só merece um post só pra ele.
Mas nem tudo são flores. Ainda nessa viagem, a gente teve outras boas experiências com bons hosts, mas uma experiência horrível com o host de Paris. O apartamento dele também ficava no subúrbio de Paris, o que só depois minha namorada entendeu que faz o custo da viagem ficar mais caro por conta de transporte para regiões mais centrais. O apartamento tinha 6 quartos (claramente 2 quartos grandes que foram divididos com dry wall para virarem 6 quartos pequenos), todos com 2 hóspedes e apenas 1 banheiro - cujo vaso sanitário não tinha assento. O quarto que nós ficamos tinha uma cama quebrada, que estava apoiada em uma pilha de tijolos, 2 almofadas pequenas ao invés de travesseiros, mas o que realmente me tirou do sério foi descobrir que ele tinha câmeras em todo o apartamento - inclusive nos quartos e banheiros.
A gente descobriu isso porque ele mandou mensagem reclamando que nós não estávamos secando o banheiro imediatamente após fechar o chuveiro e, quando questionamos como ele sabia disso, ele disse que viu nas câmeras. Quando reclamamos para a central de ajuda - que baniu o anúncio do quarto que estávamos - ele respondeu que era a única pessoa em Paris que oferecia quartos por 20 euros a noite, então nós não tínhamos o direito de reclamar de nada.