Imposto de renda no Brasil - rendimentos

Nathalie555
Level 1
São Paulo, Brazil

Imposto de renda no Brasil - rendimentos

Olá... ontem recebi o e-mail lembrete sobre os rendimentos do Air Bnb, mas ele não bate com os que efetivamente recebi. Alguém pode me ajudar? 
Outro ponto - no lançamento no IRPF2017 é preciso colocar CPF do hóspede?

Aguardo uma luz 🙂

Obrigada

Nathalie

5 Respostas 5
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Nathalie555

Você já leu este material?

http://image.airbnbmail.com/lib/fe8d1273706c037e77/m/2/Brazil+Tax+Memo+-+PORTUGUESE.PDF

Ricardo

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Oi Ricardo, obrigada pelo seu retorno. Eu li sim o material - ele indica como lançar, mas não especifica se precisamos do CPF do hóspede. 

E na verdade a minha maior dúvida mesmo é que o meu informe de rendimentos do Air Bnb é diferente do meu rendimentos real - ele está em média 700 reais a menor. 

Vanessa471
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

A maioria dos meus hóspedes não tem CPF (estrangeiros), mas penso que o pagador é o Airbnb, que deve ter um CNPJ, não? 

Obrigada Vanessa.

Segundo o Guia do Air Bnb para IR, o lançamento é como recebimento de pessoa física e a minha contadora falou que precisa de CPF, por isso estou com dúvidas. E o AirBnb por ser cia estrangeira não deve ser CNPJ de qualquer forma. 

Não queria precisar abordar os hóspedes para pegar essa informação.  

Não tenho tanta preocupação neste momento, porque o valor é baixo, então é mais pesquisa. Principalmente porque meu informe de rendimentos do Airbnb é diferente do que realmente recebi. Achei estranho. 

Brux0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

1) os rendimentos liquidos tem que ser declarados mes a mes no carne leao.  se voces nao fizeram tem que baixar o programa do carne leao 2017, lancar mes a mes e depois importar no IRPF 2018.

2) vale lembrar que airbnb NAO ESTA PAGANDO aos anfitrioes.  Os hospedes pagam aos anfitrioes as estadias e os anfitrioes pagam a airbnb 3% de percentual.

3) quando lancar no carne leao pode deixar o cpf em branco que o carne aceita.

aqui uns post que fiz com algumas dicas

https://community.withairbnb.com/t5/Ajuda/IMPOSTO-DE-RENDA-DICAS/m-p/672314/highlight/true#M24601

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias