Impostos

Anália0
Level 2
Lisbon, Portugal

Impostos

Boa tarde, 

Agradeço ajuda no esclarecimento de dúvidas quanto ao pagamento e à cobrança de impostos. Tenho uma casa de férias inscrita no site, e duas reservas para o mês de agosto. Os clientes já pagaram a totalidade, mas eu só recebo após o check-in. No entanto, constato que o airbnb já emitiu duas faturas em meu nome relativas à comissão que eles cobram, incluindo IVA à taxa de 23%.

Três questões: 
- Em princípio estarei isenta de IVA, só se faturar acima de 10.000 euros é que tenho de pagar IVA, o que não deverá acontecer;          Então como é que o airbnb cobra IVA sem saber se a pessoa vai ter de pagar IVA ao Estado?

- Mesmo que esteja sujeita ao pagamento de IVA, a taxa cobrada no alojamento local é de 6% e não de 23%. 
- E mesmo que não esteja isenta, terei eu de ir pagar o IVA às Finanças antes de ter recebido?

O imposto a que estou sujeita é o IRS, devendo declarar junto com os restantes rendimentos. 

Grata pela atenção que puderem dispensar. 

Cordialmente, 
Anália Gomes

1 Resposta 1
Anália0
Level 2
Lisbon, Portugal

Boa tarde, 

Pedi ajuda há já 3 semanas, mas não obtive qualquer resposta. Tentarei reformular e abreviar a questão, de modo az torná-la mais perceptível.
Relativamente às duas reservas através deste site, o airbnb emitiu duas faturas em meu nome relativas à comissão que eles cobram, incluindo IVA à taxa de 23%.

- A haver lugar a pagamento de IVA será de 6% e não de 23%.
- Porém, em princípio estarei isenta de IVA. Apenas se faturar acima de 10.000 euros é que tenho de pagar IVA, o que não deverá acontecer (seria bom...); então como é que o airbnb cobra IVA sem saber se a pessoa vai estar sujeita ao pagamento deste imposto?

- E mesmo que não estivesse isenta, teria de pagar o IVA às Finanças antes de ter recebido o montante referente aos alugures?

Tanto quanto sei, o imposto a que estou sujeita é o IRS, devendo declarar no próximo ano junto com os restantes rendimentos. 

Agradeço a vossa atenção. 
Melhores cumprimentos,

Anália

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias