Olá comunidade.
Peço conselhos e orientações para uma situação inusitada. Ofertamos um quarto de nosso apartamento por quase 4 meses e pela primeira vez estamos vivenciando algo assim.
Estávamos prestes a receber um casal, ao mesmo tempo em que minha esposa e eu teríamos um compromisso. Por isso, deixamos as chaves em um cofre e comunicamos aos hóspedes por mensagem sobre como acessar o apartamento e que o quarto deles estaria identificado por um post-it na porta. Saímos tranquilamente ao nosso compromisso.
Ao retornar 4 horas depois, a porta do apartamento estava travada (a chave não entra se há outra chave na fechadura do outro lado) e tivemos que chamar pelos hóspedes. Eles responderam prontamente, mas pediram uns 3 minutos para abrir. Aparentemente, eles não estavam esperando que voltássemos. Assustados, eles acharam que haviam alugado um apartamento inteiro. Esclarecemos o mal entendido e entramos para o nosso quarto, qual foi a nossa surpresa quando adentramos no nosso quarto e percebemos que eles haviam usado nosso quarto!
Deixaram um banco de outro cômodo em frente ao nosso espelho e várias embalagens transparente (de uma espécie de bala) espalhadas pelo quarto. A cama estava notadamente desarrumada e nosso banheiro privado também demonstrava sinais de uso.
A partir de hoje, sei que devo trancar nosso quarto ao sair, mas quero ouvir dos senhores se há alguma forma de penalizá-los por invadir nosso espaço. As regras da casa foram minuciosamente preenchidas e ainda que restasse algum equívoco sobre o tipo do anúncio, eu havia sido muito claro sobre qual quarto eles deveriam usar.
Registro nas avaliações? Aciono o suporte? Requiro uma multa ou indenização?
Estamos confusos, pois isso é inédito e nós deixou muito desconfortáveis. Normalmente nossos hóspedes são super responsáveis e respeitosos.
Agradeço a atenção.