Meu preço é em REAIS (BRL) mas hóspede diz que o AirBnB esta cobrando em dólar

Respondido!
Wilson1
Level 2
Florianópolis, BR

Meu preço é em REAIS (BRL) mas hóspede diz que o AirBnB esta cobrando em dólar

Ola boa noite

 

Tenho um cliente tentando efetuar o pagamento de uma reserva de 22/12/2016 a 02/01/2017, meus valores sao em reais, meu perfil consta moeda de preferencia como reais (BRL) e o viajante diz que o AirBnB só oferece o pagamento em dolar, o que nao faz nenhum sentido, sendo que o imovel é no Brasil e o viajante é brasileiro e pagando em dolar estaria sujeito a variação cambial e IOF sob o valor da transação.
Gostaria de saber se existe algo que se possa fazer para que efetue o pagamento em REAIS (BRL)?
Tentei encontrar um canal de contato direto com AirBnB mas nao encontrei nada.

1 Melhor Resposta
Lucio-Henrique0
Level 10
Niterói, Brazil

@Wilson1, boa noite! A configuraçõa da moeda para pagamento do seu futuro hóspede deve está em dólar. 

 

Posso pagar em qualquer moeda?

Não. A moeda com a qual você paga é controlada pela sua forma de pagamento e, em alguns casos, pelo seu país. Não é possível selecionar manualmente em que moeda você fará ou receberá pagamentos.

Ao selecionar seu país e forma de pagamento na página de checkout, a moeda em que você será cobrado será claramente exibida antes de você confirmar seu pedido de reserva.
Taxas de câmbio e conversão de moeda

Quando a moeda com a qual você está realizando um pagamento for diferente da moeda padrão do país onde o espaço está localizado, faremos a conversão automática do seu pagamento.

A taxa de câmbio padrão usa dados de um ou mais serviços externos, como a OANDA. A taxa de câmbio padrão é atualizada com frequência, mas poderá não ser idêntica à taxa de mercado em tempo real. Se você estiver realizando um pagamento em uma moeda diferente da moeda padrão do país onde o espaço está localizado, também cobramos uma tarifa de conversão de 3% sobre o custo total para arcar com os custos de operação e riscos envolvendo moedas estrangeiras.

A taxa de câmbio utilizada será exibida na página de checkout antes de você confirmar a reserva.

Taxas de terceiros

Se você fizer um pagamento em uma moeda diferente da moeda associada à sua forma de pagamento, a empresa responsável pelo seu pagamento ou seu processador de pagamentos terceirizado poderá aplicar uma taxa de câmbio ou tarifas ao seu pagamento. Entre em contato com a empresa responsável (por exemplo, a administradora do seu cartão de crédito ou banco) para saber quais taxas e tarifas podem ser aplicadas, pois o Airbnb não tem nenhum controle sobre isso.

Visualização da moeda

Você pode visualizar anúncios do Airbnb em diversas moedas, mas isso não vai afetar a moeda em que você fará o pagamento. Para alterar a visualização da moeda, vá até o final de qualquer página no site airbnb.com.br e clique no campo da moeda para selecionar em que moeda você quer visualizar os preços dos anúncio.

 

 

O Número do Airbnb no Brasil é: +55 21 3958-5800.

O atendimento telefônico funciona 24 horas por dia, porém o atendimento em Português não é 24 horas!

O horário de atendimento em português funciona de 8 às 21 horas, pelo horário do Meridiano de Greenwich (GMT +0). Ou seja, de 5 às 18 horas, horário de Brasília (GMT -3).

Nos demais horários o atendimento é normalmente em inglês.

Espero ter ajudado.

Exibir Melhor Resposta no post original

32 Respostas 32

Olá @Francisco65, tudo bem?

 

Concordo com você. Esse detalhe para evitar a cobrança em dólares não deve estar implícito de forma alguma. Eu, apesar de ser marinheiro de primeira viagem no Airbnb, sou entusiasta e utilizador frequente de iniciativas disruptivas como essa, Uber, entre outras. Em todas, a experiência do usuário está acima de qualquer coisa. Vide o próprio Uber que, apesar de todo o sucesso, ainda não "deu lucro". 

No caso da Airbnb também acredito que eles tentaram e espero ter um final feliz. No meu caso, não quero um cupom de desconto na próxima reserva, quero apenas o estorno do valor excedente. Acabei de sair de uma experiência negativa, e eles me oferecem a oportunidade de ter outra? Na minha humilde opinião, o estorno seria o correto, que, no meu caso é menor que o valor do desconto que estão querendo me dar. Caso eles quisessem me conquistar, além do estorno poderiam me oferecer o cupom e eu avaliaria se vale a pena tentar novamente ou não.

Enfim, a lição disso tudo é: a mesma reserva não deve ter valores diferentes se for fechada de uma forma ou de outra. O valor tem que ser o mesmo, sempre. E eles precisam arrumar isso na plataforma.

 

Abraço!

 

Diego 

 

Olá Diego,


Você conseguiu contato por email com a AirBnb?

Qual seria o endereço?

Tive esse mesmo problema e gostaria de fazer contato.

Obrigada.

Olá @Diego77,

Você conseguiu contato por email com a AirBnb?

Qual seria o endereço?

Tive esse mesmo problema e gostaria de fazer contato que não fosse telefônico.

Obrigada.

Oi @Michelly0

 

Se você não quer telefonar você pode entrar em contato pelo face. Basta curtir a página do Airbnb e mandar uma mensagem, eles costumam responder rápido.

 

Boa sorte

 

Bárbara

Olá, Diego. Acabei de cair nessa da cobrança em dólares também.
Não é um problema só do app, é do site também.
E o pior é que eu já tinha registrado um cartão para pagamento, e o site, vendo que o cartão é internacional, cobrou automaticamente em dólares. Vi em outro tópico da ajuda um meio de ser cobrado em reais, e a pessoa também não teve sucesso. Pelo que eu entendi, o melhor é não deixar nenhum meio de pagamento já registrado, apenas inseri-lo na etapa de pagamento, quando é possível selecionar país de cobrança, entre outros dados.
Mas realmente é um absurdo o site permitir que o pagamento na moeda local seja tão complicado para o usuário. Em contato com o suporte por telefone, a orientação fosse que eu cancelasse a reserva e tentasse novamente. Em respeito ao anfitrião, também não farei isso. E também por causa das possíveis outras implicações, como taxas do site, de cancelamento, etc.
No meu caso, o prejuízo é de R$ 400. R$ 200 de IOF e mais R$ 200 em razão da data da conversão da moeda. Não seria qualquer cupom de R$ 80 reais que minimizaria o prejuízo. É um absurdo! E em razão desse problema já ter sido relatado em ocasiões anteriores, houve tempo mais que hábil para o Airbnb arrumar isso.

Elizete0
Level 1
Caldas Novas, Brazil

por um acaso alguem tem um numero de telefone para podermos ligar p airbnb ? Devem ter um departamento para nos ajudar.

Por favor se tiver como no ajudar por favor envio para nos 

 

Acho que o Airbnb quer continuar enganando os usuários brasileiros. Enfim, o número do Brasil é: (21) 3958-5800

Estão disponibilizando bonus para que cadastra App?????????!!!!! Armadilha.

Elizete0
Level 1
Caldas Novas, Brazil

Eu fiz o pagamento da recerva em reais de $1068, e deveria ser em Reais mas me cobraram em Dolar o que devo fazer ?

Com quem posso reclamar ou devo cancelar minha hospedagem ?

meu Nome e Elizete

Silvia619
Level 1
Campinas, Brazil

Sou hóspede, tentando alugar para o Carnaval 2018. Todas as reservas que tentei vem o preço em dólar, o que aumenta muito o valor, além do IOF. Todos meus cartões são internacionais. Acabo que descobrir que perdi muito tempo a toa. Estou muito decepcionada e frustada.

 

Resposta do Suporte:

 

"Ola tudo bem? O Airbnb é uma empresa americana, e o benefício de pagamento em reais foi feito especialmente para brasileiros, no entanto a plataforma é mundial, então em qualquer país que o site identificar o cartão de crédito internacional ou para cobrança acima de três mil dólares a transação será feita em dólares. 

Se a reserva for efetuada com cartão de crédito nacional, a cobrança será feita em Reais, evitando o IOF ( o IOF será de 0,38%), com a possibilidade de parcelar em até 3 vezes sem juros. No entanto, se o cartão utilizado estiver com a função "internacional" habilitada, a cobrança sempre será feita em Dólar ou Euro, mesmo que a acomodação seja no Brasil e o anfitrião também seja brasileiro. 

Caso haja mais alguma dúvida, por favor, conte comigo, estou aqui para auxiliar.

Jaque 
Expert Airbnb & Host"

@Silvia0, reserva pelo site, mesmo que seja cartão internacional, vc vai pagar o valor em Real que aparecer lá. Uma parte que ela falou pode ser verdade, de algo acima de 3mil dólares acabar sendo cobrado em dólares, mas não vou nem fazer o teste rsrs

Silvia, obrigado por compartilhar a informação. Por enquanto, pedirei ao meu banco deshabilitar o uso no exterior antes de fazer a reserva.

Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

@Silvia619, boa tarde! : ) Muito obrigada por compartilhar essa informação com a Central da Comunidade. Ótima semana para vc!

-----

 

Por favor consulte as Normas da comunidade

Achei isso um absurdo, a todo momento em que naveguei pelo app, aparecia r$ o que nos leva a crer que o valor seria cobrado em real, hoje para meu espanto fui realizar um pagamento com cartão de crédito e não foi autorizado, fui ver a fatura e quase caio pra trás quando vi que me cobraram em dólares, de 1130 foi para 3890 a minha reserva!  Isso é falta de respeito com o consumidor, uma enganação esse Airbnb! No terei como pagar o cartão e serei cobrado por juros de cartão que são altíssimos caso o Airbnb não faça o estorno! Decepção total! Espero conseguir resolver isso sem ter que recorrer à justiça! Mais uma vez o brasileiro sendo feito de otário !

 

Aryane-Damasceno0
Level 1
Macapá, Brazil

E eu mais uma que caio na mesma situação. Estou a 1 mês de minha viagem, e pra minha surpresa a fatura do cartão me vem extremamente mais alta e cobrando IOF. Que dor de cabeça! O tempo todo estava em reais e agora isso. Tentarei resolver e volto aqui pra contar o desfecho. 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias