O que você faz para ter uma boa convivência com seus vizinhos?

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

O que você faz para ter uma boa convivência com seus vizinhos?

Screenshot 2021-03-25 at 09.19.39.png

 

Olá pessoal, 

Construir uma relação de confiança com os vizinhos é uma tarefa importante para os anfitriões, mas que pode ser um tanto quanto complicada para alguns. Eu mesma já vi inúmeros relatos de anfitriões recebendo reclamações de vizinhos, além de inúmeros problemas em reuniões de condomínio causados por reclamações de vizinhos no que diz a respeito de segurança, barulho e afins.

O que você faz para ter uma boa convivência com seus vizinhos e mostrar respeito a eles? Alguma dica para um anfitrião que esteja lidando com um problema relacionado?


Uma dica para quem hospeda em condomínio, o Airbnb criou um guia com dicas de boa convivência em condomínios (clique aqui para ler, formato pdf)

Compartilhe sua experiência abaixo! Vamos aprender e inspirar uns aos outros 😉

11 Respostas 11
Ueliton1
Level 2
State of São Paulo, Brazil

Gostei demais das colocações e com embasamento em decisões legais, muito bacana. Aqui os meus vizinhos estão cientes de que faço este tipo de locação e aviso aos meus convidados a respeito das restrições de horarios e barulhos excessivos. Até hoje não tive problemas neste quesito.

Virginia570
Level 2
Belo Horizonte, Brazil

Para mim é importante ter relações cordiais com meus vizinhos desde o início e deixar claro que alugo minha casa, que é num condomínio.  Também explico as orientações do condomínio e nunca tive problemas.

Marisabel3
Level 2
Xangri-lá, Brazil

Boa tarde pessoal e colegas anfitriões. Meu nome é Marisabel, sou brasileira e moro em Xangri-Lá/RS. Tenho um apartamento num Residencial vertical em capão da Canoa e nunca tive problemas de relacionamentos com vizinhos sobre as hospedagens que tenho realizado a dois anos. Faço naturalmente  a relação de boa vizinhança, conversando com todos e participando de reuniões do condomínio. Também penso ser muito importante e faço isso sempre., é apresentar a nossa zeladora aos hóspedes e quando isso não é possível, mostro onde ela reside, no prédio, para que eles saibam que se precisarem de alguma coisa podem fazer contato com ela. Também faço questão de receber meus hóspedes pessoalmente, para conhecê-los melhor e mostrar as dependências, utensílios e comodidades. Também me faço  presente no check hout, ficando permanentemente à disposição deles se por ventura necessitarem de alguma coisa. Era isso. Um abraço para todos

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@Marisabel3  uma curiosidade: as pessoas do seu condomínio tem uma boa relação em geral com a ideia de ter proprietários usando o Airbnb?


Marisabel3
Level 2
Xangri-lá, Brazil

Oi. sou Marisabel. Na verdade não tenho  certeza que todas as pessoas ou a maioria sabe que alugo meu apartamento pela AIRBNB. Mas alguns já me encaminharam clientes. então penso que esse fato de alugar não incomoda os outros proprietários. Até porque meus hóspedes, com rara exceção são pessoas muito legais. Por isso acho importante exigir documentos e ler o perfil dos interessados, antes de confirmar a reserva. Um abraço.

 

Pedro1363
Level 2
Federal District, Brazil

Depois de conversar com a administração do condomínio tudo ficou mais fácil. Se surge algumas dúvida ou questionamento eles me avisam por WhatsApp.   

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@Pedro1363 você tem dicas para compartilhar aqui com a gente sobre como manter uma boa relação com a administração do condomínio?

Noëlle49
Level 2
Nísia Floresta, Brazil

Bom dia. Hospedo na minha própria casa. Minhas dificuldades as vezes, mas são poucas, provêm dos meus vizinhos, pois escutam música com som muito alto, ou buzinam quando chegam na frente do portão. A cada vez, tenho que lembrar que tenho hóspedes e que precisam de tranquilidade. Quanto aos meus hóspedes, antes de recebê-los, já falo que se trata de uma casa de família e que prezamos muito pela calma e também pelo silêncio depois das 22 horas. Quando comprei a casa há 11 anos, as relações com os vizinhos não foram sempre boas de início, pois sendo estrangeira, mesmo morando e trabalhando no Brasil há 41 anos, eles tinham preconceitos a meu respeito. Comecei a convidá-los para os nossos aniversários e tudo melhorou. Como sou a única proprietária da rua a morar na minha residência o ano todo, cuido da limpeza, segurança e organização da mesma de maneira benévola. Todo mundo aprecia. 

Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

Acho que para conseguir uma relação de confiança com os vizinhos, é preciso demonstrar nas reuniões o quanto estamos atentos em quem vai entrar no imóvel. Demostrar q seguimos as regras de segurança do condomínio, eu particularmente solicito foto de documentos e deixo no apto um resumo das principais regras do condomínio . 
Importante os moradores saberem que estamos presentes e atentos . 

Beatriz
Fernanda668
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Boa tarde amigos anfitriões.

 

A minha propriedade é um sítio. O problema mais comum com vizinhos seria o som alto, principalmente durante a semana (seg à quinta). Meu sítio possui 7 quartos e capacidade de 20 à 30 pessoas, a maioria são grandes encontros de família e aí a alegria é garantida e o volume da cantoria tb.rs  O que eu faço é me comunicar bem com os hóspedes e sempre peço para que amenizem os ruídos depois das 22h. Tem dado super certo. Não tenho tido mais reclamações. O meu conselho é de sempre ser claro e verdadeiro com seu hóspede. Eles nunca deixaram de alugar por conta disso. Espero ter ajudado.👍🏻

Taize0
Level 3
São Caetano do Sul, Brazil

Olá para todos!! Espero que estejam bem.

Procuro manter rigorosamente as regras da casa com relação ao respeito aos nossos vizinhos.

Na descrição e em todos os campos do anúncio que caiba uma observação quanto a isso eu coloco.

Como no meu caso tenho vizinhos idosos, informo com antecedência e peço respeito com silêncio e cordialidade no trato caso seja necessário uma comunicação com eles.

Isso foi super bem recebido pelos nossos vizinhos que visualizam nosso anúncio e percebem nosso cuidado.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias