Politica de cancelamento

Oliver-E-Mônica0
Level 1
São Paulo, Brazil

Politica de cancelamento

Boa noite,
Sou anfitrião do site e no final de Janeiro/17 foi feita uma reserva da minha propriedade para o feriado de Carnaval. Alguns dias depois a pessoa entrou em contato comigo e alegando um problema de saude na família falou que queria cancelar a reserva. Logo em seguida ela cancelou a reserva. Como tenho uma política de cancelamento rígida no momento do cancelamento foi informado que ela receberia apenas 50% do total que me cabia. Em seguida entrou em contato comigo falando que não era justa a cobrança. Para tranquiliza-la falei que devolveria a quantia caso alugasse a propriedade no respectivo período. Mas não foi o suficiente pq a pressão para devolver a quantia continuou. Resolvi fazer contato telefônico para tranquilizar mas depois de afirmar que devolveria o dinheiro caso fosse locado começaram ameaças com alegações de que a cobrança de 50% eram abusivas. Nesse momento enviei uma mensagem mencionando o ocorrido na conversa com a hóspede esclarecendo que não aceitaria intimidações. Ontem recebi uma notificação extrajudicial com a acusação de cobrança abusiva. Gostaria de saber como fica a minha situação e quais as medidas que o site tomará nesse caso, já que essa politica de cancelamento é oferecida e está clara no momento da reserva.

3 Respostas 3
Bárbara5
Level 10
Gramado, Brazil

Oi @Oliver-E-Mônica0

A política de cancelamento deveria ser seguida, infelizmente, as pessoas não leem essas "regrinhas". Mês passado também tive uma hóspede que fez reserva de 2 noites, para a páscoa, e 1 semana depois acabou cancelando por problemas sérios de saúda na família. Como faltava bastante tempo pras datas decidi devolver todo o dinheiro pra ela (e por sorte já consegui outra reserva para as datas).

Mas você não está errado, muita gente só devolve se conseguir alugar. Mas você acabou não dizendo, você conseguiu locar para o carnaval? Acabou por devolver o dinheiro para o hóspede? Em alguns casos, pra não se incomodar, vale devolver, pelo menos uma parte.

O Airbnb chegou a entrar em contato contigo pra resolver essa situação?

Abraço

Bárbara

Olá Bárbara, 

Infelizmente o caso é um pouco mais complicado do que parece. Eu realmente tinha a intenção de devolver o dinheiro, já que a sugestão foi nossa, mas o meu hóspede me ameaçou pelo telefone. Na semana passada recebi mais uma ameaça de processo pelo correio.  Como vc mesmo falou não estou errada e acreditei que o Airbnb fosse me dar o apoio necessário. Não foi o que aconteceu. Depois de algumas conversas eles me falaram que não podem dar apoio no meu problema. Sendo assim entreguei o caso para os meus advogados que estarão a partir de agora resolvendo o problema juridicamente.

Oi @Oliver-E-Mônica0

Que pena. Sinto muito que tu tenhas passado por uma situação constrangedora como essa. Espero que tudo se resolva.

Abraços

Bárbara

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias