Sinistro com furto durante estadia

Cristiane4
Level 2
Brasília, Brazil

Sinistro com furto durante estadia

Ola! Preciso de ajuda para uma ocorrência muito desagradável: um ladrão entrou em minha casa durante uma hospedagem. Não houve confronto com os hóspedes,  pois estes estavam a passear na cidade quando o furio ocorreu. Foram levados aparelhos eletrônicos dos hóspedes e as chaves de outras portas da casa e do carro dos hóspedes.

Como devo proceder? O seguro do airbnb cobre furtos dessa espécie? Penso que o mínimo que posso fazer é devolver as diárias pagas.

Minha casa fica em Pirenópolis, GO. Podem me ajudar?

Grata

Cris

6 Respostas 6
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Cristiane4

 

Entre em contato com o Airbnb.

 

Não deixe de postar o encaminhamento que o Airbnb deu.


Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Infelizmente, o AIRBNB não me forneceu nenhuma sugestão de procedimento. O que conseguimos apurar depois é que o hóspede deixou uma das portas da casa aberta. Foi desta forma que o ladrão entrou. Não foi somente em minha casa. No mesmo dia, entraram em cinco casas vizinhas, sempre para levar pequenas coisas que pudessem ser vendidas rápido. Pensamos, com a polícia, que deveria ser algum usuário de droga precisando de dinheiro rápido. Um suspeito foi preso depois, mas não conseguiram provar que os furtos foram efetuados por ele.

Infelizmente, mesmo depois do ocorrido, quando o hóspede fez o checkout, deixou janelas abertas e sem as travas de segurança.

De minha parte, devolvi parte do valor pago pelas diárias. Mas nem o seguro do Airbnb nem o seguro que tenho na casa cobriam tal ocorrência. Senti-me muito mal acessorada pelo Airbnb, uma vez que, segundo o exame posterior da polícia, não houve arrombamento na casa, portanto, o meliante entrou por um local não trancado pelo hóspede.

 

Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

@Cristiane4, que situação terrível. Sinto muito que você tenha que passar por isso. Como o Ricardo mencionou acima, é muito importante que você entre com contato direto com o Airbnb. Boa sorte!

-----

 

Por favor consulte as Normas da comunidade

Infelizmente, o AIRBNB não me forneceu nenhuma sugestão de procedimento. O que conseguimos apurar depois é que o hóspede deixou uma das portas da casa aberta. Foi desta forma que o ladrão entrou. Não foi somente em minha casa. No mesmo dia, entraram em cinco casas vizinhas, sempre para levar pequenas coisas que pudessem ser vendidas rápido. Pensamos, com a polícia, que deveria ser algum usuário de droga precisando de dinheiro rápido. Um suspeito foi preso depois, mas não conseguiram provar que os furtos foram efetuados por ele.

Infelizmente, mesmo depois do ocorrido, quando o hóspede fez o checkout, deixou janelas abertas e sem as travas de segurança.

De minha parte, devolvi parte do valor pago pelas diárias. Mas nem o seguro do Airbnb nem o seguro que tenho na casa cobriam tal ocorrência. Senti-me muito mal acessorada pelo Airbnb, uma vez que, segundo o exame posterior da polícia, não houve arrombamento na casa, portanto, o meliante entrou por um local não trancado pelo hóspede.

Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

Oi @Cristiane4, boa tarde! 5 casas visinhas também perderem bens?! Que horror estar exposta à uma situação como essa. Eu realmente não tenho acesso ao Centro de Resoluções e às decisões tomadas. Essas questões devem ser resolvidas diretamente com o Airbnb.

-----

 

Por favor consulte as Normas da comunidade

PedroHenrique5
Level 2
State of Rio de Janeiro, Brazil

Estou passando por situação similar neste momento. Hóspede alegou que subraíram peças de roupas no varal, alega que a casa é insegura e que faltam dispositivos de segurança e está exigindo reembolso das peças furtadas. O estranho é que nem todas as peças do varal foram furtadas. O evento ocorreu somente na minha residência e nenhum vizinho presencial tal fato. Realmente nesses casos o Airbnb não acessora devidamente o anfitrião e deixa-o ter que decidir. Não sei se procedo com o reembolso ou não, pois meu advogado me informou que nestes casos o proprietário não é obrigado por lei a oferecer segurança, uma vez que isto é papel do Estado. Os anfitriões em casos similares acabam ficando sujeito à possível desonestidades dos hóspedes, pois eles podem alegar furto e pedir reembolso sem sequer que o sinitro tenha ocorrido.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias