Sofrendo ameças de hóspede que teve reserva cancelada.

Respondido!
Juliana143
Level 2
Cabo Frio, Brazil

Sofrendo ameças de hóspede que teve reserva cancelada.

Explorando e editando meu anúncio sem querer ativei a reserva instantânea e só fui me dar conta disso quando me deparei com uma reserva para início de Janeiro/2018.

 

Nunca optei por trabalhar dessa forma, pois há 5 anos trabalhando com aluguéis de temporada, prefiro estabelecer um diálogo com os possíveis hóspedes antes de fechar qualquer reserva. E os resultados sempre foram muito positivos.

 

Para que fique claro, trabalho da seguinte forma:

 

1-Pedido de reserva

2-Conversa com o possível hóspede

3-Confirmação da reserva

4-Preenchimento de uma formulário com informações básicas que serão entregues à administradora do condomínio por uma questão de controle/segurança.

 

Os problemas surgiram a partir da confirmação da reserva.

Após solicitado as informações básicas, o hóspede não repassou tudo o que foi pedido, por 3 vezes seguidas insisti com ele o preenchimento dos dados, deixando bem claro para ele que o protocolo deveria ser seguido e que se ele não se sentisse a vontade poderíamos efetuar o cancelamento da sua reserva.

Após essa conversa, foi solicitado novamente e mais uma ves não obtivemos a resposta, o que me levou a sentir insegurança com relação ao hóspede e portanto cancelei a reserva.

 

Sendo este meu único cancelamento até o momento.

 

4 dias após o cancelamento recebo inúmeras mensagens via whatsapp, do hóspede que teve a reserva cancelada, me ameaçando e exigindo de mim o ressarcimento, em até 48h, total do valor debitado em seu cartão de crédito. Me ameaçando com processo judicial e exigindo que em 48 horas eu resolvesse a devolução do seu dinheiro, uma vez que ele teria que arcar com dois pagamentos, já que o dinheiro seria devolvido somente na fatura de fevereiro e o pagamento debitado na fatura de janeiro.

 

Por mais que eu explique a ele que nunca recebi este dinheiro, pois só o receberia quando ele chegasse, e além disso, ele teria o valor total ressarcido em até 15 dias, ele insiste que eu resolva o seu ressarcimento imediatamente.

 

Neste momento me sinto acuada com a forma agressiva com que ele vem me assediando por telefone. Nesta mesma conversa, tentei por vezes, em vão, explicar que estava no meu direito ao cancelar a reserva, e o orientei a buscar mais informações sobre a política de cancelamento diretamente com o pessoal especializado do airbnb, pois poderiam orientá-lo de forma mais eficiente. Ele se nega e exige que eu assuma a culpa pelo transtorno gerado pelo cancelamento. 

 

Aguardo orientações e desde já agradeço toda a ajuda que tiver.

 

Atenciosamente,

Juliana

1 Melhor Resposta
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Juliana143

 

Algumas considerações:

 

(1) Quando o Hóspede/Anfitrião cria uma conta no Airbnb, ele está ciente e de acordo com o Termo de Serviços. Então, ele está ciente/acordo que concalemantos podem ocorrer.

 

(2) Quem gerencia todos os pagamentos é o Airbnb. O Anfitrião não atua nesta área. Então, quaisquer reclamações sobre pagamentos deve ser direcionada ao Airbnb (e não a você).

 

(3) Não sou advogado, mas entendo que um processo judicial só faria sentido na existência de algum tipo de dano. Mas como ele mesmo alegou ele terá o ressarcimento total dos valores pagos. Logo, me parece que não houve dano.

 

(4) Não sou advogado, mas, se não me engano, para que ele possa lhe processar ele precisará de seus dados pessoais, como por exemplo seu endereço. Sem o seu endereço você não poderá ser citada. Logo...

 

(4) Baseado em que artigo da Legislação ele está se pautando para exigir a devolução em 48h dos valores que foram pagos ao Airbnb (e não a você!!). Isto no mínimo seria "locupletamento indevido" (aí cabe um processo judicial).

 

(5) Se você está se sentindo acuada você pode tomar algumas atitudes: (a) procure deixar documentado no chat da plataforma todo este transtorno pelo qual você está passando, (b) acesse o perfil do Hóspede e faça uma denúncia (de pessoas como ele, o Airbnb não precisa).

 

Ricardo

 

 

 

 

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Exibir Melhor Resposta no post original

10 Respostas 10
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Juliana143

 

Algumas considerações:

 

(1) Quando o Hóspede/Anfitrião cria uma conta no Airbnb, ele está ciente e de acordo com o Termo de Serviços. Então, ele está ciente/acordo que concalemantos podem ocorrer.

 

(2) Quem gerencia todos os pagamentos é o Airbnb. O Anfitrião não atua nesta área. Então, quaisquer reclamações sobre pagamentos deve ser direcionada ao Airbnb (e não a você).

 

(3) Não sou advogado, mas entendo que um processo judicial só faria sentido na existência de algum tipo de dano. Mas como ele mesmo alegou ele terá o ressarcimento total dos valores pagos. Logo, me parece que não houve dano.

 

(4) Não sou advogado, mas, se não me engano, para que ele possa lhe processar ele precisará de seus dados pessoais, como por exemplo seu endereço. Sem o seu endereço você não poderá ser citada. Logo...

 

(4) Baseado em que artigo da Legislação ele está se pautando para exigir a devolução em 48h dos valores que foram pagos ao Airbnb (e não a você!!). Isto no mínimo seria "locupletamento indevido" (aí cabe um processo judicial).

 

(5) Se você está se sentindo acuada você pode tomar algumas atitudes: (a) procure deixar documentado no chat da plataforma todo este transtorno pelo qual você está passando, (b) acesse o perfil do Hóspede e faça uma denúncia (de pessoas como ele, o Airbnb não precisa).

 

Ricardo

 

 

 

 

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Acho que vc nao clicou sem querer , esse site ativou essa reserva sem eu mandar no meu perfil e so percebi depois de reserva efetuada. Tive que honrar com a locacao e ja desativei. Mesmo assim o site fica insistindo toda hora nisso. Bem desagradavel. Cheguei a tirar o anuncio do ar.

Juliana143
Level 2
Cabo Frio, Brazil

@Ricardo85

 

Muito obrigada pela sua dedicação em me ajudar com orientações claras e informativas sobre o meu caso. Me ajudou bastante!!!

 

Juliana

Juracy0
Level 1
Maceió, Brazil

Boa note! é muito bom participar dessa comunidade, sou nova aqui, acabei de postar meu anúncio e tenho todas as dúvidas possíveis. Após este relato, estou tentando dasativar a reserva instantânea e não estou conseguindo, o sit einsite em mantê-la sim. Espero que isso não me cause problemas futuros.

Também não sou jurista, mas Juliana, você é quem deve processá-lo pelo danos moral em ue está sofrendo deste presuposto hóspede. 

Boa noite Juracy, eu prefiro trabalhar sem reserva instantânea exatamente pra evitar esse tipo de problema. Gosto de manter um diálogo e conhecer melhor as pessoas antes de fechar as reservas. 

Alexandre382
Level 1
Curitiba, Brazil

Olá!

 

A pessoa que reservou instantâneamente o meu espaço

entrou em uma casa adjacente, discutiu com o vizinho.

Antes disso  pulou a porteira com mais de 2m de altura

e com cadeado fechado.

E mesmo sem check in, começou a fotografar e filmar

todo o local.

Quando eu cheguei ao local no horário combinado. O

mesmo já não se encontrava no local.

Muitas horas depois o mesmo chegou me cobrando

os valores da diária da locação. E com muitas ameaças

exigia pagamento em dinheiro. E se não tivesse o dinheiro

que eu providencia- se cheques caução.

Achei isso um achaque!

O mesmo me ameaçava com advogados e que

iria me negativar no air.

Ele disse para pagar a importãncia que ele exigia.

Assim o mesmo não cancelaria a reserva. E  não faria

comentários maldosos no air.

Eu não cedi às ameaças. E tenho certeza que contribui para

a nossa comunidade!

 

Maria2957
Level 3
São Paulo, Brazil

Sou nova na plataforma, tenho menos de um ano mais os hóspedes que me deram estresse e fizeram avaliações incoerentes todos foram de reserva instantâneas. Por isso já desativei esse recurso e algumas vezes o site insistiu em ativar.  Primeiro a pessoa desesperada pelo espaço não verifica todas as informações, não verifica todas as fotos, não esclarece suas dúvidas e depois quer exigir algo que não estava no anúncio. Meu apartamento é em um prédio com escadas a pessoa fez reserva instantânea e depois reclamou mas a informação estava bem detalhada, pois sei que tem hóspedes que podem ser cadeirantes ou pessoas com dificuldade de locomoção essa informação é imprescindível. Depois uma outra falou da quantidade de armários que também estava documentado na fotografia. Mesmo comprovado que eu fiz uma descrição precisa fiquei com uma avaliação baixa. Pois sua nota é a média das avaliações. Para mim a reserva instantânea é um estresse para o anfitrião. 

Só aprendi isso recentemente. 

Estava alugando suítes para mulheres no Revéillon.

Só para mulheres, pois me sinto mais confortável dessa forma enquanto estou no apartamento.

Eram 2 demi suítes com banheiro compartilhado e  1 suíte com banheiro privativo.

A descrição do anúncio estava claramente escrito  "Suíte feminina com banheiro compartilhado" e nas regras da casa dizia : Somente para mulheres, por favor não insista. 

 

Pois bem. 

 

Um homem reservou através da reserva instantânea. Pensem a dor de cabeça.

Eu já estava acomodando um grupo de amigas, onde só reservaram um dos espaços justamente por estarmos só entre mulheres.

Liguei no Airbnb e a atendente simplesmente me disse que eu teria que recebe-lo ou seria penalizada pelo cancelamento da reserva visto que estava indicando no anúncio "reserva instantânea". 

 

Aaah gente, o que é isso? 

 

As vezes fico extremamente decepcionada com a maneira que o Airbnb tenta "resolver"  as coisas, onde na minha opinião, muitas vezes de maneira injusta.

Enfim. Nesse dia, bati pé e fui muito firme, e disse que eu não iria cancelar para não ser penalizada, mas que tbm não iria receber o hóspede. 

Enviei uma msg p/ o hóspede explicando a situação, de que eu não iria recebe-lo e que ele deveria entrar em contato com o Airbnb para resolver o problema. 

Assim foi feito. O airbnb cancelou a reserva e eu não fui penalizada. 

Mas a dor de cabeça poderia ter sido evitada. 

Oi Maria, que chato tudo isso!  Pra mim tambem não funciona a reserva instantânea! Prefiro manter um diálogo antes e conhecer melhor o hóspede. É um direito que tenho, do mesmo jeito que ele tbm tem suas dúvidas e assim podemos conversar antes de fecharmos a estadia. Até pq, como vc mesma disse, muitos não lêem o anúncio, mesmo tendo tudo explicado lá nos mínimos detalhes! Sinceramente não sei pq o site insiste com isso, o tempo todo. A única vez que tivemos problema foi pq ativamos sem querer essa reserva instantânea e foi um estresse terrível.

Alessandra562
Level 2
Brasília, BR

Nossa! 

Eu bloquearia no WhatsApp e enviaria uma msg através do app Airbnb explicando o pq do cancelamento. Informaria que ele deveria entrar em contato com o Airbnb para o estorno do valor já pago à plataforma. 

Denunciaria - o junto ao Airbnb por tais ameaças e pronto, não faria mais nada. 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias