Taxa de entrada airbnb no condomínio

Eduardo1134
Level 1
Lucélia, Brazil

Taxa de entrada airbnb no condomínio

meu condomínio iniciou cobrança de taxa de entrada para aluguéis por temporada, segue resposta da administração quando questionada:

”condomínio aprovou na assembleia do dia 19/01/2020, a taxa de mudança/entrada no valor de R$ 100,00 que deverá ser apresentado na portaria junto com a autorização para a entrada dos hóspedes.

Segundo resposta do setor jurídico a decisão foi deliberada em assembleia e tem vigência, a partir da aprovação, devendo ser respeitada. Os demais dispositivos legais citados (CF, Código Civil etc) foram respeitados e, se pretende entrar no Condomínio tem de pagar o valor aprovado. A assembleia condominial é a autoridade suprema de um condomínio, por isso suas decisões só podem ser anuladas judicialmente ou por nova assembleia.”

a cobrança visa inviabilizar o uso de AIRBNB no condomínio, pois é necessário o pagamento de taxa o que acaba inviabilizando hospedagens curtas ou reservas instantâneas em cima da hora.

o que fazer? 

2 Respostas 2
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Eduardo1134 

Entrar na justiça e pedir o reconhecimento da ilegalidade da taxa, pois limita injustificadamente o direito de propriedade, que embora não seja pleno, não pode ficar exposto ao livre sabor de decisões estapafúrdias.

Ricardo

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Luana130
Level 10
State of Bahia, Brazil

Você pode entrar na justiça, mas enquanto você não resolve isso acrescente a taxa no perfil do seu imóvel. Vai diminuir o fluxo um pouco, mas para estadias mais longas não vai afeter tanto. 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias