Troca de fechadura e chaves

Anonymous
Não aplicável

Troca de fechadura e chaves

Tive uma falha temporária no serviço wifi, devido a um problema externo da empresa de telecomunicações que transcendeu a minha capacidade de resolução imediata, devido a este incidente, recebi uns hóspedes no dia 1 de julho que ficaram revoltados por esta situação ameaçando-me de denegrirem a minha imagem publicamente na plataforma de forma a impedir-me de continuar a trabalhar com a mesma. Por outro lado, demostraram-se bastante surpreendidos e desagradados pelo facto do apartamento não possuir ar condicionado,  informando-me imediatamente que não ficariam num apartamento sem ar condicionado. Informei-lhes que, quanto à questão do ar condicionado, deveriam ter verificado antes da efectuarem a reserva nas características do apartamento que o mesmo não possuía ar condicionado. Contudo devido à falha temporária do serviço, prontamente ofereci-lhes mais uma noite no valor de 89€ que decidiram não aceitar. Estes informaram-me que ficariam no apartamento se eu lhes reembolsasse antes uma noite, neste sentido, assim o fiz procedi nesse mesmo dia ao reembolso de uma noite, horas depois, telefonaram-me às 20.30h informando-me que tinham mudado de ideias e que pretendiam o reembolso integral da reserva e que iriam sair do apartamento no dia a seguir (2 de julho), sob ameaça de denegrirem a minha imagem publicamente nesta plataforma caso não o fizesse, fazendo-me um ultimato de 30 minutos para efectuar o reembolso integral. Com a ajuda da plataforma, procedi ao reembolso praticamente integral da reserva, tendo-lhes sido cobrado apenas 50% de uma noite (que pretenderam ficar). Sairam do apartamento às 11.30h no dia 2 de Julho, deixando-o extremamente sujo e não me devolvendo um dos conjuntos de chaves do mesmo que solicitei por volta das 16h, nesse mesmo dia por volta das 19h, informaram-me que tinham perdido as chaves mas que seria a minha palavra contra a deles, podendo estes alegar que seria eu que tinha ficado com as chaves e voltando-me a ameaçar de denegrir publicamente a minha imagem nesta plataforma. No dia 3 de Julho, na parte da manhã, fui obrigada a mandar fazer uma cópia do conjunto de chaves para substituir temporariamente aquelas que estavam perdidas e solicitei também a uma empresa um orçamento para troca de fechadura + 3 conjuntos de chaves (2 cópias para os hóspedes e uma cópia para mim enquanto anfitrião), ainda na parte da manhã do dia 3 de Julho,  envie-lhes uma mensagem privada através da plataforma, mostrando qual seria o meu comentário sobre os mesmos, caso estes publicassem factos que não correspondessem à verdade. Nesse mesmo dia na parte da tarde, informaram-me que afinal tinham encontrado as chaves no saco da praia, tendo-me as entregues apenas do dia 4 de Julho pelas 13h e efectuando-me o pagamento no valor de 10€  (sob comprovativo da factura), correspondente à copia das  chaves que tive que mandar fazer (supostamente perdidas), juntamente com um pedido de desculpas. Tendo havido uma quebra de confiança pela demora da entrega do conjunto das chaves e devido ao comportamento abusivo, desrespeitoso e desleal que estes sempre mantiveram comigo desde a altura do check-in, perdi totalmente a confiança nos mesmos, neste sentido, penso que, ainda assim,  deverei proceder à troca da fechadura para evitar mais surpresas desagradáveis no futuro. Devido a esta dúvida (quanto à troca da fechadura), consultei a plataforma por mensagem ontem dia 5 de Julho, contudo hoje dia 6 de Julho ainda não obtive qualquer resposta, neste sentido, gostaria de um aconselhamento: Deverei ou não proceder à troca da fechadura e solicitar o dinheiro aos hóspedes através dos mecanismos desta plataforma no valor do orçamento que já me foi entregue, pela troca da fechadura + 3 conjuntos de chaves? Grata, Tattyana

 

 

7 Respostas 7
May
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

@Ricardo85 @Beatriz98 @Gladis3 @J-Renato0  vocês gostariam de contribuir com essa questão? 

Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

Bem vinda @Anonymous !

Foram várias ocorrências que resultaram em  desconforto e insegurança, se vc está desconfiada em relação a segurança do seu apto, troque a fechadura e envie a conta em “solicitar dinheiro “, demonstre todo o diálogo ao airbnb, se eles se recusarem, após 72 hs solicite que o airbnb decida.

Falta de energia, sinal de wi fi.. é temporário e não depende na maior parte dos anfitriões, quando se sentir ameaçada , por qualquer razão, sugiro que peça orientação aos atendentes do Airbnb. 

Lembre-se futuramente que nos comentários, o anfitrião tem direito a resposta, nos possibilitando a esclarecer para os próximos que estão vendo o seu anúncio, o seu posicionamento em relação aos fatos . 

Abraço

Beatriz
Anonymous
Não aplicável

Grata pelo vosso feedback.

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Anonymous 

Concordo com todos os excelentes conselhos da @Beatriz98 

Também sugiro trocar o segredo da fechadura. Em certos casos um chaveiro pode trocar o segredo.

Quanto  a devolver o dinheiro, penso que não precisava. Bastava uma compensação pela falha com o WI-FI. Quando o provedor de internet falha, e fica-se sem acesso por um tempo, muitas vezes é preciso reiniciar o roteador para que volte ao normal.

Se o hospede ficou em sua propriedade, porque ele deveria pedir o dinheiro de volta?

Se não queria ficar, deveria ter desistido no primeiro dia. Certamente existe má fé.

Anonymous
Não aplicável

Olá J Renato, concordo consigo e com a Beatriz também. Obrigada a ambos 😉

Gladis3
Level 10
Rio Grande do Sul, Brazil

 

@Anonymous, seja bem vinda!

 

Concordo plenamente com a opinião da @Beatriz98 e @J-Renato0!

Com certeza foi má fé e você não pode correr mais riscos além dos que já correu com esse pessoal dentro do seu espaço. 

 

Siga a orientação da Beatriz, pois esse é o procedimento correto.

Sempre que tiver problemas com hospedes, reporte ao Airbnb de imediato. Você receberá toda a orientação e não terá de aguentar chantagens de hospede mal educado e mal intencionado. 

 

Tenha muita sorte nas próximas reservas! 

 

Gladis

 

 

Anonymous
Não aplicável

Olá Gladis, concordo plenamente com todos vós. Já accionei os meios necessários para o efeito. Inclusive as pessoas responsáveis para estes fins correspondentes à plataforma do Airbnb, também me recomendaram proceder à solicitação do dinheiro aos hóspedes para proceder à troca da fechadura.

Grata pelas vossa ajuda 😉

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias