cancelamento

Respondido!
ClaudiaAlessan0
Level 1
Salvador, Brazil

cancelamento

Bom dia.

Gostaria de obter informações de como lidar com uma situação ocorrida na minha primeira experiencia como anfitriã no Airbnb.

O hóspede fez a reserva de 19 a 21/04 e solicitou antecipar a chegada um dia antes do inicio do check in oficial, às 18 horas, sem custo, e eu atendi. Recebi a hóspede, apresentei a casa que estava limpa e organizada para recebê-la e fui embora, após algumas instruções gerais sobre as regras do condominio, etc.. 3 horas depois de ter deixado o imóvel, recebi uma mensagem da hóspede informando que deixaria o imóvel, pois havia muita barata no local e que as chaves haviam sido deixadas na portaria do condomínio.  Afirmo que nunca tivemos incidentes dessa natureza com outros hóspedes, nem mesmo durante o meu uso que, por sinal, ocorreu alguns dias antes desse evento. No entanto, como não estava presente na hora do incidente alegado, não tenho como contestar as alegações da hóspede que serviram de justificativa para a saída do imóvel de forma abrupta. Como resido em outro município,  na manhã seguinte,ao chegar no imóvel, o mesmo estava com as luzes acesas, porta e janela abertas, sem sinais de presença de baratas mortas, já que ela alegou que estava "cansada de matar baratas",  e nas mesmas condições de higiene nas quais entreguei. Como eu fiz uma política de cancelamento rigorosa, gostaria de saber como proceder frente a essa situação,. Inicialmente, até me coloquei no sentido de ressarcir o valor da hospedade, mas ao chegar no local verifiquei as condições relatadas acimas e fiquei na dúvida de como proceder.

Melhor Resposta
Beatriz98
Top Contributor
São Paulo, Brazil

@ClaudiaAlessan0 , bem vinda `a  Central da Comunidade!

Se a hóspede entrou e  lógo saiu antes do horario de check in,como vc diz ( um dia antes,)  para o airbnb constará que ela não fez o Check in , sendo assim,não compareceu e  não tem direito a reembolso já que sua politica é rigorosa, mas se ela fez o cancelamento dentro das primeiras 24 hs após o check in, alegando falta de condições em ficar na casa, com provas ( fotos ) em relação as baratas... certamente pedirá reembolso do total pago pela reserva  e caso vc negue , caberá ao Airbnb decidir a disputa. 

O fato dela ter deixado a casa com janelas abertas,luzes acesas, portas abertas, demonstram total falta de responsabilidade e respeito . Se fosse comigo , não reembolsaria.

Espero ter lhe ajudado.

Beatriz

Exibir Melhor Resposta no post original

9 Respostas 9
Beatriz98
Top Contributor
São Paulo, Brazil

@ClaudiaAlessan0 , bem vinda `a  Central da Comunidade!

Se a hóspede entrou e  lógo saiu antes do horario de check in,como vc diz ( um dia antes,)  para o airbnb constará que ela não fez o Check in , sendo assim,não compareceu e  não tem direito a reembolso já que sua politica é rigorosa, mas se ela fez o cancelamento dentro das primeiras 24 hs após o check in, alegando falta de condições em ficar na casa, com provas ( fotos ) em relação as baratas... certamente pedirá reembolso do total pago pela reserva  e caso vc negue , caberá ao Airbnb decidir a disputa. 

O fato dela ter deixado a casa com janelas abertas,luzes acesas, portas abertas, demonstram total falta de responsabilidade e respeito . Se fosse comigo , não reembolsaria.

Espero ter lhe ajudado.

Beatriz

Obrigada, Beatriz. Ajudou muito as suas considerações. 

Angela1368
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Boa noite,

Alguem poderia me dizer quanto tempo leva para sabermos se um cancelamento realmente aconteceu??  A reserva continua ativa e eu nao sei o que fazer? Achei que receberia uma mensagem avisando sobre o cancelamento logo apos o cancelamento. Ja sepassaram algumas horas e nada.

Beatriz98
Top Contributor
São Paulo, Brazil

Boa noite @Angela1368 ,

Não costuma demorar , no momento do cancelamento já aparece a mensagem por email.Explique melhor por favor, vc fez uma reserva e solicitou o cancelamento ? Ou vc é anfitriã e cancelou uma reserva?

Beatriz
Angela1368
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Boa noite, Beatriz,

Entao.. eu sou a anfitria. Cancelei a reserva menos de 24 hs depois da reserva ter sido aceita.  Uma reserva para dezembro. Foram as minhas primeiras horas no  Airbnb na minha vida. Me atrapalhei com os bloqueios e valores.

Tentei fazer o cancelamento a primeira vez e parecia tudo certo, inclusive dizia que por ter sido a 1 vez as penalidades nao se aplicavam. Mas nada mudava no status da reserva. Tentei novamente e apareceu uma cobranca como se fosse uma outra situacao. Resolvi esperar e procurar ajuda.

Nao existe nenhum setor responsavel que lide com eventuais problemas??

Muito obrigada pela atencao.

Beatriz98
Top Contributor
São Paulo, Brazil

Vejo que vc está iniciando @Angela1368 , entre em seu anúncio, e comece selecionando que os hóspedes tenham que enviar pedido de reserva, até vc entender bem de como tudo funciona (entre em configurações da reserva, como os hóspedes podem reservar)

Veja como está o seu calendário, aproveite para atualizar, bloqueando as datas em que não deseja hospedar, é só clicar no dia e veja as opções que abrem.

Será que após o primeiro cancelamento ,já  entrou outra reserva? Veja em mensagens ou nos emails. De qualquer modo, telefone para os atendentes do Airbnb, explique que se atrapalhou nesse primeiro momento e quem sabe a  isentam de penalidades... 0800 878 7918.

Abraço,

obs: Olhei seu anúncio, vc está cobrando o mesmo valor para uma ou cinco pessoas, é isso mesmo? Vc pode cobrar pelo hóspede extra , ( entre em preço ,cobranças adicionais) sugiro a partir de 2 pessoas cobrar um valor pelo h.extra, cobre taxa de limpeza tbm! Pesquise os aptos na sua região e veja como eles cobrando! importante a pesquisa.

Beatriz
Angela1368
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Muito obrigada @Beatriz0. Voce me ajudou demais. Vc deve ser uma super hiper host.

Vou seguir todas as suas dicas.

Beatriz98
Top Contributor
São Paulo, Brazil

Obrigada !!  

Ótimas reservas ! 

Beatriz

Bom dia, gostaria que alguém me tirasse uma dúvida, uma hóspede fez a reserva ontem e ontem mesmo cancelou a reserva, alegando que tinha encontrado um local mais em conta, e a minha política de cancelamento é rigorosa, gostaria de saber se vou receber a metade do valor? 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias