erro valor diária

Neide5
Level 1
Brasília, Brazil

erro valor diária

BOA NOITE, INFELISMENTE ESTOU COM PROBLEMA NA LOCAÇÃO DE MEU IMOVEL, É A PRIMEIRA VEZ QUE FECHO UMA LOCAÇÃO POR AQUI E AINDA NÃO CONSIGO ENTENDER DIREITO .

O VALOR DA DIARIA É 200,00 . UMA PESSOA TENTOU FAZER RESERVA DE 3 DIAS QUE SERIA 600,00 .

COMO EU FIZ A OPÇÃO DE DAR 20% DE DESCONTO NOS TRES PRIMEIROS ALUGUEIS , AI FICARIA 480,00 , CREIO EU.

OCORRE QUE QUANDO A PESSOA FAZ A CONSULTA O VALOR SAI $359,80

AI NÃO CONSEGUIMOS CHEGAR A UM ACORDO, POR FAVOR ALGUEM ME AJUDA ,

OBRIGADO.

5 Respostas 5
Paulo173
Level 2
São Bento do Sul, Brazil

As vezes ocorre de hóspedes inexperientes se referirem a 3 dias (claros), na conversa, mas simulam 2 pernoites. E te falam que querem tres dias, quando na realidade ele está simulando só duas noites, mas na cabeça dele, são 3 dias.

 

Ileane0
Level 2
São Paulo, Brazil

Lembrando que o que aparece para você é quanto você receberá! Então já está retirando a taxa de serviço do Airbnb que o hóspede paga e a que você paga.

Sandra747
Level 2
Federal District, Brazil

Estou com esse mesmo problema. Eu publiquei um preço completamente diferente do que os hóspedes pensam que irão pagar! Quem pode nos ajudar??? Já revirei esse site atrás de respostas e não acho nenhum telefone de contato!!!

Sandra747
Level 2
Federal District, Brazil

Pra mim está ocorrendo diferenças de valores absuras! Eu vejo na tela que vou receber R$ 3.600 e o hóspede pensa que vai pagar mil e pouco...

Christina304
Level 1
Niterói, Brazil

Olá, para todos,

esse problema que vcs estão relatando eu também TIVE,  e me deu uma trabalhão para resolver. Hoje em dia, sou formada e pós-graduada nesta questão. Consegui resolver, então quero passar a vcs minha experiência e a solução. Penso que dividir a solução com todos será excelente para este sistema de locações, pois NINGUÉM CONHECE E ENTENDE ISTO,  e é um problema sem fim resolver uma reserva como esta que vcs estão querendo, pois os hóspedes imaginam que estamos querendo "trapacear" com o que imaginam que nos é "imposto" pelo site. Então, quanto mais pessoas conseguirem adotar este sistema de reservas, mais os hóspedes entenderão e assimilarão a questão. 

 

Nós anfitriões, não somos "contratados" do site, que é apenas uma plataforma de informática, para exposição de hospedagens e reservas feitas de acordo com uma das várias opções que o site propicia (e a maioria dos anfitriões nem sabe que existem mais alternativas do que o default exibido). Assim, não temos qualquer obrigação de adotar o sistema de PERNOITE, podendo optar pelo sistema de DIÁRIA.

 

É uma explicação longa, mas acho que vale a pena vcs lerem, vai ajudar muito.

 

Para resolver o problema, cheguei até mesmo a entrar em contato com os consultores do site, e deles recebi a orientação para usar a forma de reserva que uso hoje, que é por DIÁRIA. Em tempo: nem mesmo os consultores do site estão familiarizados com o sistema de DIÁRIA. Muitos estranham. Tive a sorte de encontrar UMA consultora que conhecia todas opções de entrada no algoritmo do site, e foi quem me orientou sobre qual a opção a adotar.

 

A questão é a seguinte: o site tem, como default, o aluguel POR PERNOITE, como no SISTEMA HOTELEIRO. Que funciona da seguinte forma: check in por volta das 11:00 horas da manhã e check out por volta das 13: horas. Exatamente como em um hotel, onde as faxineiras têm 2 horas para arrumar o quarto, entre a entrada e saída de hóspedes. Se um hóspede chega ANTES do check in, vai pagar mais um pernoite, o mesmo ocorrendo se ele sai depois do check out. Ou seja se ele chega na manhã do dia contratado, e sai no final da tarde do período, ele deveria pagar MAIS DOIS PERNOITES.

 

Creio que vcs tem o mesmo problema que inúmeras vezes enfrento: o hóspede pretende chegar, por exemplo, às 8:00 horas da manhã do sábado e sair às 18:00 horas do domingo, e quer pagar apenas por UM PERNOITE. Quando, na verdade, com a reserva por pernoite, ele deveria pagar TRÊS PERNOITES. É lógico que, por uma questão da lei do menor esforço (esforço financeiro, no caso), todo mundo prefere ignorar esta questão de ter que pagar mais se chegar antes ou depois do check in/check out. E  chegam a nos dizer coisas terríveis, decididos a obter esta hospedagem "camarada". Insistem que é apenas UM PERNOITE, e que "é assim que está no site".

 

Não tenho um hotel, tenho uma casa enorme, confortável, bem decorada, limpa e com boa manutenção, à beira da praia, que vai receber pessoas molhadas e cheias de areia após a ida à praia, e onde irão cozinhar todo o tempo da estadia. E alugo a casa inteira, e não apenas um quarto. Então, duas horas,  para arrumação, para mim, é ridículo - ou "porco" demais, rsss... Preciso de, pelo menos, dois dias para deixar a casa em ordem, novamente, apta a receber hóspedes com a atenção e respeito merecidos. São dias perdidos no calendário. E NUNCA ninguém saiu da casa antes das 18:00 hs, portanto, sempre ficariam me devendo um pernoite, ao menos. Além disso, não é o pernoite que me dá despesas a serem cobertas com o valor da locação, é o USO da casa, que ocorre durante o período em que as pessoas estão acordadas.

 

Então, cobro por DIÁRIA, com check in e check out à 00:00 hs. Com isto, se a pessoa ficar dois dias, ela pagará dois pernoites, e não tres, como seria se fosse pelo sistema de PERNOITE. Justo, não? 

 

Aconselho a vcs a, se quiserem adotar este sistema de DIÁRIA, deixar isto bem claro no seu anúncio. No meu, está em letras MAIÚSCULAS,  GARRAFAIS,logo no primeiro texto de apresentaçã da casa: NOSSA LOCAÇÃO É PELO SISTEMA DE DIÁRIA E NÃO POR PERNOITE. RESERVAMO-NOS O DIREITO DE RECUSAR RESERVAS FEITAS POR PERNOITE. FAVOR VERIFICAR NAS "REGRAS DA CASA" COMO FAZER ESTE TIPO DE RESERVA.

 

Isto corta qualquer problema que vc possa ter com o site (cancelar reservas implica em penalidades, se não houver uma razão 

muito forte). Primeiro, porque está avisado. Segundo, porque, na verdade, seu contrato com o hóspede é o que está nas "Regras da Casa": eles dizem que se a hospedagem estiver de acordo com as "Regras da Casa" vc não pode reclamar de nada.

 

CAMINHO DAS PEDRAS PARA FIXAR O SISTEMA DE DIÁRIAS NO SEU ANUNCIO: 

- ENTRE EM EDITAR

- EM "RESERVAS", CLIQUE DE NOVO EM EDITAR

- VÁ CLICANDO TODAS AS VEZES QUE APARECER "EDITAR", ATÉ QUE VAI SURGIR AS OPÇÕES DE RESERVAS

- EXISTE UMA OPÇÃO QUE TEM COMO CHECK IN 01:00 HORAS DO DIA SEGUINTE E CHECK OUT ÀS 23:OO HORAS DO DIA DE SAÍDA. É ESTA A OPÇÃO QUE VC DEVE USAR PARA FAZER O SISTEMA DE DIÁRIA.

- VAI APARECER ESTA OPÇÃO NO ANUNCIO, NA HORA EM QUE O HÓSPEDE FOR FAZER A RESERVA DELE

 

O site se utiliza de um algoritmo para contabilizar as cotas de hospedagem (pernoites/diárias). Como o default dele é o pernoite, foi esse o "by pass" que eles encontraram para fazer o sistema de diária. Pensem direitinho e vcs vão entender o porque. Assim, se o hóspede deseja entra no dia 18, ele deve reservar desde o pernoite do dia 17, sendo que só terá autorização para entrar à 01:00 DO DIA SEGUINTE.  Deu para entender? Eu achei genial a solução, é justa tanto para os hóspedes quanto para os anfitriões de casas, e usa o mesmo algoritmo usado para pernoites em quartos. E é vantajosa para os hóspedes, porque podem ficar mais tempo, pagando apenas uma diária a mais. Para quem deseja alugar uma casa de praia perto de sua cidade de origem, é ótimo. Pode viajar à noite, quando o transito é melhor, e aproveitar integraçmente o fim de semana, pagando apenas o justo.

 

Candidatos a hóspedes de boa fé adoram o meu sistema.

 

Para garantir o tempo necessário para a faxina do imóvel, eu bloqueio tres dias entre hospedagens. Esta opção também está disponível no algoritmo. E, automáticamente, seu calendário fica bloquedo nestes dias.

 

Qunto ao desconto que a Neide queria dar: Neide, esquece disso. Vc vai dar o desconto, mas A TAXA DO SITE VAI CONTINUAR SOBRE O VALOR INTEGRAL DA DIÁRIA.  Fiz isso uma vez, para nunca mais: paguei 14% de taxa ao site! Não sei se para os hóspedes isso funciona da mesma forma. Mas tenha sempre em mente que eles (o site) não jogam para perder, rsss... Então, quando meus hóspedes me pedem desconto, eu explico "lamento, o valor do site é fixo, minhas taxas serão sobre este valor". A não ser que vc esteja disposta a pagar pelo desconto que vc vai dar aos hóspedes... Também não dou bonus de dias, nada! Tudo vai ser custo para mim. Prefiro cobrar um valor palatável para os meus hóspedes, a fazer dessas coisas. 

 

COBRANÇAS DE TAXAS: O SITE COBRA 10% DOS HÓSPEDES E UM OUTRO VALOR EM TORNO DE 3% PARA OS ANFITRIÕES. Vc NUNCA vai receber integralmente o acordado com o hóspede, nem ele vai pagar só o acordado com vc. Entendeu? O valor que vai entrar em sua conta é o valor acordado com o hóspede menos a taxa de administração do site.

 

Então, Neide, quando vc faz um anúncio cobrando R$ 200,00 de diária, usando o "default" do site, que é pernoite, se vc não mudar esse "default", o algoritmo do site vai calcular o valor do período em R$ 400,00. 20% de R$ 400,00 é R$ 80,00. R$ 400,00 - R$ 80,00 é R$ 320,00. Mais 10% (R$ 30,00) dá R$ 350,00, que é mais ou menos, o que o site está lançando na conta do hóspede (não sei por que, esta conta nunca dá exata, então esses R$ 9,00 a mais eu simplesmente aceito como erro do algoritmo, ou variação da taxa de administração do site). Entendeu? 

 

Não discuta taxa de administração do site com os hóspedes. Vc não tem qualquer domínio sobre isto. Explique isto ao seu hóspede, e diga que vc não tem nada a ver com isso, só o que vc pode garantir é o seu valor de hospedagem. E deixe claro a ele que vc também vai pagar uma taxa ao site.

 

Não tente fazer negócios paralelos. Primeiro, porque isso é extremamente anti-ético. O site divulga muito todo esse sistema de hospedagem, até mesmo na TV, e nós não pagamos nada a mais por isso. Nos defende de todas as tentativas de várias administrações públicas de nos impedir de alugar nossos imóveis, ou pagar impostos exorbitantes sobre isso. Então, não tem nada a ver "dar a volta" no site. Eles são muito corretos. Apesar de não jogarem para perder. Segundo, porque vc pode acabar penalizada.

 

Sou anfitriã desde 2014 e penei muito para me familiarizar com o site. Que, por sinal, consiste, apenas, em um programa de computador extremamente "duro" (nada "amigável"), difícil de navegar e confuso. Gastei centenas de horas para aprender o mínimo, e ainda continuo aprendendo. Tentem, TODOS VCS, fazer o mesmo, bem como ler tudo que vcs puderem ler sobre o sistema do site.

 

Espero que esta longa explicação seja útil para todos vcs.

 

Abç,

Christina

 

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias