Nova funcionalidade! Como criar um guia de Check Out

Dandara3
Host Advisory Board Member
Maceió, Brazil

Nova funcionalidade! Como criar um guia de Check Out

Olá! Para aqueles que ainda não me conhecem, meu nome é Dandara, moro em Maceió e sou membro do Conselho Consultivo de Anfitriões do Airbnb. 

 

O Airbnb me pediu para escrever sobre minha experiência com as instruções de checkout atualizadas, que é um dos vários novos recursos que o Airbnb lançou para a versão de Maio de 2023.Essa ferramenta é super útil para para mim como anfitriã e também para os meus hóspedes, pois alinha as expectativas e esclarece as informações que os hóspedes devem levar em conta.

 

Como líder de comunidade, ouço muitos Anfitriões dizerem que os hóspedes não deixaram a casa da maneira que gostariam. Muitos Anfitriões esperam que o lixo seja levado até a lixeira principal do prédio, enquanto outros Anfitriões encontram, por exemplo, toalhas penduradas na janela em vez de no banheiro. 

 

Muitas vezes, o hóspede simplesmente não sabe onde estão as coisas ou o que o Anfitrião prefere. Temos a tendência de pensar que o hóspede deve agir de uma determinada maneira, sem precisar de instruções.

 

A fim de reduzir essa barreira de comunicação, temos agora as instruções de checkout! 

 

Lembre-se de que instruções claras de check-out podem fomentar avaliações positivas e hóspedes que podem reservar com você novamente. Vamos começar!



Um checkout claro e simples

 

Existem vários campos a serem escolhidos para detalhar as instruções de checkout. Esses campos estão visíveis para qualquer pessoa antes de efetuar a reserva, mas somente os hóspedes confirmados terão acesso aos detalhes personalizados que você fornecer. Eles serão compartilhados na noite anterior ao check-out como forma de lembrete.



  • Recolha as toalhas usadas

 

Nesse campo, eu gosto de dizer exatamente o que eu espero que o hóspede faça com as toalhas utilizadas.Alguns exemplos: 

 

  • Por favor, coloque as toalhas usadas no cesto de roupa suja localizado no banheiro antes de fazer o checkout;
  • Por gentileza, pendure as toalhas usadas no gancho ou varal fornecido, localizado na varanda para que elas possam secar antes de serem lavadas.

Laura_5-1688472311365.png

 

  • Tire o lixo

 

Também gosto de informar claramente aos hóspedes como lidar com o lixo e a reciclagem durante sua estadia. Por exemplo:

 

  • Separe o lixo reciclável. (I forneço sacos ou lixeiras separadas para lixo reciclável e não reciclável e explique nas instruções onde colocar cada tipo de lixo.)
  • Recolha todo o lixo e leve-o até as lixeiras localizadas na frente do prédio. 
  • Recolha os resíduos de seu animal de estimação e descarte-os na lixeira do quintal.

Laura_6-1688472374597.png

 

  • Desligue tudo

 

Se for importante que os hóspedes verifiquem se as luzes e determinados aparelhos estão desligados, gosto de fornecer instruções simples para que eles saibam exatamente o que fazer.Por exemplo:

 

  • Desligue todas as luzes,incluindo as luzes dos quartos, dos banheiros, da cozinha, da sala de estar e do quintal. 
  • Desligue todos os aparelhos eletrônicos. Verifique se os condicionadores de ar e as televisões estão desligados antes de sair.
  • Desligue todos os aparelhos da cozinha. Verifique se o fogão, o forno e o micro-ondas estão desligados.

Laura_7-1688472463633.png

 

  • Tranque tudo

 

Você sabe que o seu bairro exige um cuidado a mais com as portas e janelas a fim de garantir a segurança do imóvel? Mais uma vez, gosto de ser clara e objetiva. Por exemplo:

 

  • Feche todas as janelas ao sair. Por favor, certifique-se de utilizar a tranca das janelas. 
  • Feche todas as portas. Por favor, lembre-se de colocar o cadeado na porta do quintal e trancar a porta da frente ao sair. 

Laura_8-1688472476200.png

 

  • Devolva as chaves

Se eu tenho instruções específicas para devolver as chaves,  posso esclarecer como fazê-lo aqui. Por exemplo:

 

  • Entregue as chaves para o Anfitrião, que estará disponível durante o horário de check-out no saguão do edifício.
  • Deposite as chaves na caixa de correio localizada na entrada principal.
  • Há alguém responsável por receber as chaves? Se for o caso, você pode escrever algo como "As chaves devem ser entregues ao porteiro". 

Laura_9-1688472543091.png

 

  • Pedidos adicionais

Este campo é para quaisquer instruções que não se enquadrem nas categorias acima. É aqui que eu explico como manter minha acomodação segura e em bom estado.Por exemplo: 

 

  • Feche a válvula do cilindro de gás colocando o pino sinalizado em vermelho para baixo.
  • Cubra a jacuzzi.

Laura_10-1688472562184.png

 

Espero que minha experiência com as instruções de checkout tenha sido útil para você! Lembre-se de sempre buscar feedback dos seus hóspedes e estar aberto a sugestões para melhorar a experiência deles. 

 

E você, o que achou? Já usou essas instruções ou tem outras dicas para compartilhar?

 

*Dandara Buarque é membro do Conselho Consultivo de Anfitriões do Airbnb em 2023.

14 Respostas 14
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Dandara3 

Pois é...

Poderia ser realmente muito funcional SE (sempre tem um SE, né?)

SE o Airbnb não inventasse tanto e seguisse um pouco mais o "be a bá".

 

Sabemos que o problema maior é que muitos não leem. 

Mal leem o que está no anúncio, alí na cara deles. 

Aí vem o Airbnb e lança uma ferramenta que irá:

1. Enviar uma notificação via push (ou seja, somente via App);

2. Para o hóspede receber um link;

3. Ter que acessar esse link;

4. Para chegar às orientações de check-out. 

É sério isso???!!!

 

Ah, e a cereja do bolo!!!

Só recebe aquele que ativar a função!!!

Realmente... 🤦🏼‍♀️

 

Até dei um crédito e fiz uso da ferramenta. 

Mas jamsis recebi um retorno de check-out pelo hóspede. 

Nem faço ideia SE, QUAL, COMO, QUANDO algum dos meus hóspede recebeu a tal "notificação via push". 

 

Quilômetros da ideia que se tem qdo o Airbnb apregoa o lançamento de uma ferramenta facilitadora e de automatização do check-out.

 

Já temos as "Mensagens Programadas" por onde podemos enviar orientações de check-out (e quaisquer outras), esta sim uma ferramenta muito mais funcional e assertiva pois vai diretamente via chat (aquele que o Airbnb nos orienta a usar SEMPRE).

Na boa, custo a entender tamanho desperdício de energia em "criar" e lançar uma ferramenta com ainda mais restrições e menos alcance que a já existente.

Será que vc poderia me explicar???!!!

Será que alguém conseguiria me explicar???!!!

Atenciosamente, 

Denise

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Bom dia @Dandara3 , vim te agradecer primeiramente por ter criado esse guia tão detalhado e prático para os anfitriões, essa é mais uma forma de garantir que os hóspedes estejam cientes das instruções de check out e deixar tudo mais explicado de forma mais simples.

 

Tenho certeza de que será muito útil para outros anfitriões, esse é um ótimo lembrete de quais pedidos são mais comuns de serem feitos aos hóspedes 😉

 

Agradeço também o seu feedback em relação à essas atualizações @Denise583 , esse tipo de resposta é importante para entendermos a experiência dos anfitriões com a ferramenta, a @Dandara3 quis compartilhar como funciona no caso dela na perspectiva e experiência como anfitriã, cabe lembrar de que muitos anfitriões que estão começando agora (ou não ) podem estar inseguros ou sem saber oque vale a pena colocar no guia de check out e isso pode ser muito válido para eles. 

 

Essa troca positiva e construtiva é muito importante para o bom funcionamento da CC 🥰

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi cumadi @Laura 

Vc me conhece e sabe que não tenho "papas na língua", sabe que sou justa e tanto elogio qto aponto erros. Entendo e respeito o fato de vcs precisarem ter algum tipo de lealdade com a plataforma, porém eu não preciso.

Meu feedback foi justamente pra mostrar a experiência que nós, anfitriões, temos com esta atualização e, principalmente, servir de contraponto à narrativa de que "é super útil, alinha expectativas e

esclarece informações", por que NÃO É.

 

O que a @Dandara fez foi somente compartilhar as orientações que ela usa no seu check-out (coisa que já fizemos no post seu 👇🏻 https://community.withairbnb.com/t5/Otimize-seu-an%C3%BAncio/Quais-tarefas-voc%C3%AA-deixa-nas-instr...).

 

Não temos ali SUA EXPERIÊNCIA. 

 

Qdo muito funciona como sugestão, mesmo porque cada acomodação é unica em sua dinâmica, localização e etc.

O que funciona pra um, não serve pro outro, e vice-versa.

 

Experiência seria seu relato acerca de quantos hóspedes ativaram a função, quantos receberam as instruções, quantos lhe deram o retorno de check-out, quantos cumpriram as orientações tendo como único informe, a notificação através dessa função. 

Tampouco ficou claro se ele usa outro tipo de envio para as orientações de check-out (mensagens programadas ou WhatsApp) ou se seus hóspedes têm apenas a notificação através da função.

Para divulgar uma experiência REAL sobre uma função, seria necessário que somente ela fosse usada, nenhum outro meio.

Aí sim saberíamos se a função realmente funciona. 

Porque o que experimentamos no dia a dia é que não funciona, não mais que colocarmos nossas instruções nas Mensagens Programadas, estas sim funcionam, chegam direitinho no dia e hora programados, vai pelo chat e temos a informação se foi ou não lida pelo hóspede. 

Entende qdo digo que já tinhamos uma ferramenta para isso, ferramenta automatizada e bastante funcional?

Aí vem o Airbnb e lança uma que promete fazer o que já tínhamos. 

E detalhe promete mas tá longe de cumprir. 

 

Portanto cumadi, o Airbnb está novamente passando pano para uma função disfuncional lançada por ele. 

Não assume que essa e várias outras precisam ser revistas, ajustadas. 

 

Vc me agradece e diz que esse tipo de resposta é importante para entendermos a experiência dos anfitriões. 

Aí eu pergunto,

"QUEM entender"?

 

Não temos uma só resposta concreta do "time" ou de qqr outro setor responsável.

Aqui tbm só temos NARRATIVAS. 

 

 

Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

@Dandara3 , adorei você por aqui!!  Muito  bom ver um post rico em detalhes, como você elaborou! Estou utilizando essa ferramenta, acho  que é um ótimo facilitador, mas mesmo assim mantive a minha mensagem programada para o checkout. Acho que a boa comunicação na entrada e na saída, é fundamental para evitar aborrecimentos, e será lembrado no momento da avaliação. 

Beatriz
Isabela75
Level 2
State of Bahia, Brazil

Conteúdo rico e prático.  Obrigada, @Dandara3 

Victor3469
Level 1
State of Rio de Janeiro, Brazil

@Dandara3 , muitíssimo obrigado por compartilhar esse conteúdo. Muito rico em detalhes e ajuda muito a pessoas novas como eu nesse segmento a não ter problemas no checkout.

Ana-Paula150
Level 2
Aracaju, Brazil

Muito interessante.  Bom saber. Estou começando e espero aprender com todos!!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Ana-Paula150 , seja bem vinda aqui na Comunidade de anfitriões querida!

 Conta pra gente, há quanto tempo você iniciou na plataforma?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Marcelo951
Level 10
Florianópolis, Brazil

Olá @Dandara3 , essa é uma ferramenta que já tenho usado a algum tempo, mas mesmo assim as reforço via msg programada, e percebi que tenho um retorno, as pessoas cumprem o que eu peço com maior frequência.

Acho sim que a ferramenta é valida, principalmente aqueles que estão iniciando na plataforma.   

Dandara3
Host Advisory Board Member
Maceió, Brazil

Muito legal, @Marcelo951 ! Concordo contigo. A ferramenta ajuda, mas se sentimos que precisamos reforçar, acredito que vale super a pena! O anfitrião falando pode tornar a experiência mais pessoal e fazer com que o hóspede entenda de uma forma mais leve e positiva. 

Li98
Level 2
State of Santa Catarina, Brazil

Amei! 

Sou super organizada, mais nova neste segmento! 

Que bom não me sentir tão sozinha😊

Comecei faz pouco tempo e consegui minhas 5 estrelas até um hóspede que não consegui me comunicar com ele...e o pior que foi embora sem pagar o estacionamento do lado do meu vizinho ...e já fiz o pix de 9 noites...

 

Concordo absolutamente em todas as guias possíveis, assim o hóspede não se sente ferido e o anfitrião frustrado 

 

Así Regras devem ser super claras para evitar todo tipo de incomodação de todas as partes . 

 

Bom descanso! 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Li98 , caramba, que coisa isso do estacionamento...

 

Você fez o pedido desse valor extra diretamente pela plataforma?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Li98
Level 2
State of Santa Catarina, Brazil

Não fiz, mais ontem outro anfitrião me informou que posso pedir na Plataforma esse dinheiro 

 

Obrigada 🤍

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Sim @Li98 , você pode fazer a solicitação disso diretamente para o hóspede e deixar isso informado no anúncio também 😉

 

Acredito que com essa experiência você vai ficar muito mais atenta para isso não acontecer de novo!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias