Comentario e avaliação do hospede

Pamella1
Level 5
Penha, Brazil

Comentario e avaliação do hospede

Pessoal, alguns hospedes fazem comentarios magnificos mas na avaliação colocam 4 estrelas, o que fazer nesses casos, tratamos bem, acho que ate bem demais, e por isso meio que se sentem mto intimos e fazem isso, nao sei se é, mas tem acontecido com os hospedes que mais dedicamos tempo sendo atenciosos... o que vcs sugerem pra diminuir issa divergencia, eles dizem que querem retornar nos coments mas dao avaliação abaixo. me sinto desmotivada e nao sei como tratar isso.

39 Respostas 39

@@Pamella, eu acredito que existam pessoas que pensam que um 4 seja nota excelente e que  já está de bom tamanho. Dar 5, na cabeça delas, seria determinar algo absolutamente perfeito, quase inatingível. Tive um professor na universidade que dizia:  "Não dou nota 10, porque 10 só Deus tira". É mole? Acredito ser algo mais ou menos por aí. Eu tirei uma nota 4 estrelas e o "infeliz" colocou: Não tem Wi Fi. Mesmo tendo me perguntado isso antes de fazer a reserva dele. Enfim... O lado bom da coisa é que parece estar acontecendo com muitos de nós. Minha dica para o Airbnb é: Deixar bem claro ao hóspede, a importância das boas avaliações (explicando ranking etc e tal) e vice-versa, ao anfitrião. E, no caso debuta nota "não máxima", a razão para tal. Boa sorte a todos nós ! 

Natália2
Level 10
Canela, Brazil

Eu acho que em primeiro lugar as pessoas não tem idéia do quanto é importante para nós, anfitrões, ganhar 5 estrelas.

Outro aspecto é que o Airbnb ainda é algo relativamente novo para a maioria dos usuários e eles não sabem muito bem como funciona.

Um dos meus problemas por exemplo é no quesito "valor". Cada cidade é diferente e eu penso que alguns hóspedes interpretem mal a palavra "valor" na hora de avaliar. Talvez essa palavra devesse ser substituída por "custo x benefício", não sei...

 

Mas eu acho @Pamella1 que não tem uma resposta certa para o teu caso... Eu acho que tens que observar o comportamento de vocês como anfitriãs para tentar achar um meio termo.

Eu aprendi muito a partir do momento em que fui hóspede! Eu vi que costumávamos encher os hóspedes de informações e dicas logo na chegada... e quando fui hóspede percebi que as vezes a gente só quer chegar e descansar, ou chegar e tomar um banho primeiro, pra depois conversar e pedir dicas!

Então agora, primeiro deixamos as pessoas se acomodarem e ficamos na sala, a disposição para quando quiserem conversar.

É apenas um exemplo, mas espero que ajude! 

@Natália2 Então, pode ser que eles nao saibam avaliar mesmo, nao sabem separar a viagem da hospedagem, acho é mais esse aspecto essa incoerencia na avaliação. Eu sempre deixo eles bem a vontade, esse nao seria o meu problema, eu sei quanto é ruim vc querer descansar e alguém ficar te segurando, mesmo que seja mto gentil. Enfim, espero que o Airbnb faça algo com relação a isso, deixar mais claro pros hospedes a que se refere a avaliação, porque somos de certa forma penalizados, isso afeta nosso ranking e tal. Eu sinceramente, fico com receio de aceitar esse hospede na minha casa novamente, se eu puder nao aceitaria mais, nao queo ficar tendo pontuação negativa mesmo eles tendo sido cuidadosos e tal.

Pamella, eu também fico muito brava com isso. E de fato, isso acontece exatamente com as pessoas para as quais fazemos favores. Teve um troglodita que fez isso e ainda por cima é anfitrião! Encontrei uma maneira excelente de responder sem parecer grosseria, para que pelo menos na próxima hospedagem ele não faça o mesmo. Veja a minha mensagem para ele:

 (cortei propositalmente o link para poder enviar esta mensagem).

"Olá, [fulano]! [Como você também é anfitrião,] gostaria de compartilhar um artigo sobre o Airbnb com você. Achei ele muito interessante! Tome um minuto para ler o item 8, em especial.
https : // 1viagem2visoes.com/2016/12/01/o-guia-definitivo-pra-ser-um-bom-hospede-no -airbnb/
Sucesso!

Parabens Pamella, sua engenhosa  sua idéa . Obrigada por compartilhar. Abç

 

 

Leda13
Level 10
Rio Grande do Sul, Brazil

@Pamella1, Perfeitamente colocado. Esperamos q o Airb faça algo sobre esta situação. Estou aqui com a problema que já acontecia há 2 anos atrás.

Eu faço o seguinte @Pamella1:

 

Meu último contato com o hóspede é no Check-in.

Entrou no espaço, não falo mais nada com o hóspede.

Só informo que estou a disposição para qualquer eventualidade, dúvidas e dicas. 

Se o hóspede não me procurar, só mando mensagem no dia do Check-out. 

Após eu realizar a limpeza envio uma mensagem agradecendo a hospedagem e peço que faça o comentário na plataforma contando como foi a experiência dele em meu espaço. 

 

Mais uma coisa. Os hóspedes não tem pena de nos avaliar e descem o pau mesmo por qualquer probleminha que acontecer na hospedagem.

Então, eu aprendi também que não é para passar a mão em hóspedes que não respeitam as regras da casa e no meu caso também o Regimento do Condomínio. 

É isso aí, @Jordana--E-Marcelo0 . Eu adoto o mesmo procedimento. Envio para os hóspedes com antecedência as instruções de check-in via mensagem automática, e confirmo os horários, e durante a estadia, evito contato com o hóspede, mas me coloco à disposição, caso precisem de ajuda. E hóspedes que não respeitam as regras da casa, serão negativados. 

Bons negócios e uma ótima semana!!!!!!!

Raquel13
Level 10
Miami, FL

@Pamella1@Natália2

 

Oi Pamella, eu vi o seu perfil e voce tem recebido 5 estrelas, por isso nao estou entendendo a sua preocupacao.  Sua avaliacao tem sido muito boa, esta de parabens.  Em tambem sou anfitria relativamente nova e sempre 'e dificil determinar quanto de atencao eu devo dar aos hospedes.  Eu dou as boas vindas na frente do predio, mostro o apartamento, converso por uns 5 minutos, esclareco alguma duvida e...vou embora.  Horas depois envio uma mensagem para confirmar que esta tudo bem, e depois mantenho contato diario ou a cada poucos dias (tipo, "oi, tudo bem, espero que voces estejam comfortaveis e curtindo sua estadia"). De vez em quando envio alguma informacao interessante sobre um novo restaurante, uma area legal para caminhadas, etc.  

@Raquel13, sim minhas avaliações são boas até, nao sao todas 5. Minha queixa nao é com relação a isso, sei que nao temos como agrader gregos e troianos, mas é sobre essa divergencia entre o que eles me passam no feedback privado ou por whats e depois o resultado nas estrelas que acaba afetando meu ranking, e nao consigo identificar o que mudar pra melhorar. 

De qq modo, obrigada a todos pelos comentários.

Sucesso, forte abraço.

Miguel239
Level 1
Porto, Portugal

Viva Pamella,

 

Nós temos praticamente sempre notas 5, mas recentemente tivémos uma família francesa que gostou tanto, tanto da estadia que nos ofereceu uma garrafa de bom Champagne (passe o pleonasmo francês).

Deram nota 5 a tudo com comentários excepcionais e na avaliação geral deram 4.

Eu compreendo perfeitamente a sentimento da Pamella e fiquei "doido" com esta nota

Oi, Miguel

A gente agradava bastante bo início, estamos bem empolgados com a plataforma e tb com a possibilidade de fazermos amizades e tal. Mas aqui no Brasil pude perceber que o povo prefere quando vc deixa eles mais a vontade e nao "bajule" tanto.

Eu parei de ser tão atenciosa e só tenho notas 5. Nem eu espera esse tipo de resultado. Mas aqui, pra mim, foi o que deu certo. Vai entender né.

Abraços

Viva Pamella,

 

Concordo consigo e vou seguir o seu conselho.

Penso que aqui na Europa os comportamentos e preferências são análogos ao Brasil.

Já agora por curiosidade, pode enviar-me o link do airbnb para o seu alojamento? 

 

Um abraço, 

Miguel

Pra ver meu anuncio é so entrar aqui na minha foto e ver o perfil do airbnb.

Abraço

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias