O valor da diária é muito importante, pois a partir dele criarmos expectativas quanto à qualidade da hospedagem.
Para estipular o valor da minha diária, eu me coloco no lugar do hóspede e comparo - pesquiso os preços do meus concorrentes, ponderando valores dos anfitriões que fazem um serviço igual e melhor do que o meu, segundo uma perspectiva impessoal e sincera, na medida do possível. Afinal, não faz sentido eu cobrar $150,00 na minha diária, oferecendo o básico ou muito pouco, se meu vizinho oferece o mesmo ou ainda mais do que eu por R$ 70,00. Ora, nesse caso, nem mesmo você optaria por reservar o seu espaço, não é verdade? É uma questão de bom senso, lembrando que a relação custoxbenefício será avaliada pelo hóspede ao final da hospedagem.
Isso não significa, claro, que se os preços praticados estiverem muito baixos, eu deva me nivelar por eles, pagando para hospedar... Nesse caso, reconheço que ofereço contrapartidas, que humanizo e individualizo minhas hospedagens, que meu ambiente está sempre limpíssimo e agradável e, assim, estipulo um valor mínimo de diária, abaixo do qual eu prefiro nem hospedar.
Quanto ao valor da taxa de limpeza, eu calculo o custo total do mês anterior, divido por 30 e dobro esse valor como margem de erro. Por exemplo, no mês anterior, tive um custo total de hospedagem de 750 reais; 750/30=25; 25x2= 50. R$ 50,00 reais então é a minha taxa de limpeza. E pq margem de erro? Pq cada hóspede irá consumir uma quantidade de energia e água, uns com responsabilidade, outros não.
Não sou especilista, mas, Graças a Deus, vem dando muito certo.
Obrigado @May pela excelente postagem!
Bom dia a todos!