[Entrevista] Anfitrião em Destaque de junho 2018

Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

[Entrevista] Anfitrião em Destaque de junho 2018

Anfitrião em destaque.jpg

 

 

Olá a todos!

 

 

Para nossa décima terceira edição da série Anfitrião em Destaque, tenho o prazer de postar a entrevista com a @Beth56, anfitriã em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Fiquem à vontade para postar novas perguntas e comentários aqui no tópico. : ) Agora é só sentar com um café ou chá e aproveitar a ótima leitura abaixo:

 

Como você se tornou anfitriã do Airbnb e quando você começou?

Em 2009 ou 2010, fui visitar minha filha em Paris e ela me apresentou ao Airbnb e ao Couchsurfing. Achei ambas propostas interessantes. Queria saber mais e experimentar os dois. Mas enfrentava a resistência do meu companheiro. Foi só lá por 2012 ou 2013 que usamos pela primeira vez como hóspedes. Fomos para Buenos Aires e alugamos um charmoso apartamento em Palermo. Adorei a experiência de estar na cidade como "moradora". Conhecer as padarias e minimercados do bairro, cumprimentar vizinhos, etc. Bem diferente de hospedar-se em um hotel, em que tudo está preparada para a gente ter a experiência de turista, mas não conhecer propriamente as cidades.
Morávamos só nós dois no Rio de Janeiro, na época, em um apartamento de três quartos, em Botafogo. Super bem localizado. 
Sempre gostei de receber hóspedes. Em geral, amigos que vinham à cidade. Quando meu marido ficou desempregado, achei que seria uma boa oportunidade de receber pessoas e fazer algum dinheiro para pagar as despesas da casa. Eu dava aulas na universidade e, para viver no Rio, isso não era suficiente.
Decidimos, então, fazer o anúncio no airbnb. Dei uma pesquisada nos anúncios que já existiam, e, com nossa câmera, fizemos fotos. Ficaram tão boas que, mesmo depois da fotógrafa do airbnb vir para fotografar o quarto, continuaram usando as nossas no anúncio. 
Desde o início, procurei ser o mais verdadeira possível nas fotos e nos textos que escrevia a nosso respeito. 
No Rio, recebemos gente de muitos lugares diferentes do mundo. Foi uma oportunidade fantástica de trocar ideias e conviver com gente bem mais jovem, com ideias e expectativas de viagem muito variadas e culturas diferentes. 
Quando viver no Rio ficou praticamente impossível (não pela violência, mas pelo alto custo de vida), em 2016, resolvemos voltar para Floripa, onde temos dois apartamentos. Um foi colocado para aluguel anual e no outro vivemos. Temos três quartos também e moramos ao lado da Universidade Federal. Localização perfeita para receber pessoas que vêm para atividades acadêmicas. Arrumamos o quarto de hóspedes com carinho, fotografamos o apartamento e fizemos novo anúncio. Sucesso! O calendário ficou praticamente lotado no segundo semestre de 2017. 
Gosto tanto da experiência de receber pessoas, entendê-las, dar liberdade, ouvir suas histórias, torcer para que tenham uma boa estada, que atinjam seus objetivos de viagem, compartilhar uma refeição, fazer um bolo e oferecer, ajudar com dicas da cidade, que vira e mexe penso em me tornar profissional da área. Abrir uma pequena pousada, quem sabe?
Ao mesmo tempo, cada hóspede é um processo de ansiedade. Será que dormiu bem? Gostou do espaço? Ficou satisfeito? Falei bobagem? ... Mas aí vem as cinco estrelinhas na avaliação e eu fico contente. Fiz bem o trabalho.
Desde o início, estabeleci que recebo hóspedes como recebo amigos em casa. Com o mesmo cuidado e dedicação. Mas, convenhamos, as pessoas que alugam um quarto na sua casa são menos cansativos do que os amigos. Estes a gente tem que alimentar, entreter, levar para passear. Com hóspedes pagantes eu só faço essas coisas se tiver vontade e perceber que o hóspede está disposto.

 

Fale um pouco sobre o seu anúncio.

Floripa - https://www.airbnb.com/rooms/18391986
Vivo neste apartamento há uns vinte anos, com excessão dos 4 anos que passei no Rio. Aqui meus filhos cresceram, eu fiz mestrado e doutorado, conheci meu atual companheiro, recebi muitos amigos, ou seja, é um lugar cheio de histórias da minha vida. Gosto dele, embora seja meio barulhento. Tem a minha cara e não paro de pensar em possíveis reformas. Não é grande, não tem luxo. Mas tem uma suíte onde durmo e os hóspedes usam o banheiro social, que fica ao lado do quarto. Assim, é praticamente uma suíte. Estar ao lado da universidade é uma das grandes vantagens deste apartamento.

 

No seu anúncio, qual foi a sua foto favorita?

https://a0.muscache.com/im/pictures/e68212b2-f682-4e16-bedf-5f34038249fd.jpg?aki_policy=x_large

.

 

Qual foi a sua melhor experiência como seu hóspede do Airbnb?

Não tive experiências ruins como hóspede! Fiquei em apartamentos em Buenos Aires, Lisboa e Valência e todas foram ótimas. Fiquei num quarto em Vitória do Espírito Santo e a anfitriã era dez! Só um apartamento que alugamos nos Pirineus, com minha filha e o marido, me deixou meio de cara, não tinha lencois, toalhas, nem papel higiênico. Era um apartamentinho em um hotel, numa estação de esqui. Lindinho, mas não limpinho e sem ítens básicos. Ainda assim, a estada lá foi ótima! Como a casa de Garopaba, que aluguei para ficar um fim de semana perto do meu filho que mora lá. A casa não era super limpa, não tinha lençois e toalhas, mas a cozinha era bem equipada e passamos um tempo ótimo por lá. Quase prolonguei a estada.

 

Qual é sua atividade favorita como anfitrião?

Receber. Prestar atenção nas expectativas dos hóspedes. Se querem conversar, converso. Se querem ficar na deles, fico na minha. Se ficam no quarto estudando o tempo todo (acontece muito aqui em Floripa. O quarto é preparado para tal), ofereço um café. Se querem dicas da cidade, eu dou. Mas procuro não ser invasiva e respeitar o espaço deles.

 

Qual evento do Airbnb você mais gostou de participar?

Comecei a participar da comunidade no Rio de Janeiro. Achei a experiência muito interessante. As pessoas abrindo suas casas para receber outros anfitriões era uma coisa que me encantava e me enchia de curiosidade. Participar de eventos oficiais do Airbnb, como voluntariado para arrumar uma praça da Rocinha ou o Host Day, também foram oportunidades para, além de conhecer outros anfitriões, me fazer pensar a respeito da atividade. Resolvi, então, pesquisar academicamente a tal "economia de compartilhamento", fazendo uma etnografia desses encontros comunitários. Escrevi um projeto de pesquisa e mandei para várias instituições aqui no Brasil e em Barcelona. O projeto foi aceito em Barcelona, mas não obtive a bolsa de estudos do governo brasileiro. Acabei deixando de lado. Publiquei um artigo a respeito dessa etnografia e depois disso, parei de pesquisar (embora permaneça sempre analisando e questionando a comunidade, observando as transformações por que passa, etc). Aqui em Floripa, comecei participando das reuniões oficiais de formação do clube de anfitriões e depois daquelas organizadas pela própria comunidade. Confesso que não gostei do rumo que as coisas estavam tomando. Estranhei o "poder" dado pelo Airbnb para um dos membros que, hoje, se comporta como o "dono da comunidade" e decidi não participar mais. Acompanho os grupos de hatsapp, pq sempre tem o que aprender ali. 
Não tem um evento que eu tenha gostado mais. De todos tirei algum aprendizado.

 

O que você mais gosta aqui na Central da Comunidade?

Das trocas de informações, de conhecer as experiências dos outros anfitriões, da disposição da Gaby em manter a comunidade ativa.

 

Quais são seus interesses e hobbies?

Gosto de estudar. Sou doutora em Ciências Humanas e tudo que se relaciona ao comportamento e à cultura me causam curiosidade. 
Gosto também de fazer doces, embora ande com preguiça ultimamente. 
Gosto, muito, de sair com os amigos ou de fazer festas em casa (na minha não, pq não cabe uma festa).
Amo viajar. Não viajo mais por falta de recursos rsrsrs
Em resumo: amo conhecer.

 

Se você pudesse voltar no tempo para quando começou como anfitrião, que conselho você ofereceria para você mesmo?

Acho que não faria nada diferente. De qualquer forma, acredito ser importante: a) conhecer a plataforma e o que ela pode ou não pode te oferecer. b) ser humana com os hóspedes e entender que eles são humanos. c) entender que cada experiência é unica e não é pq alguém lida com as coisas de um jeito que este é o jeito certo. O mais importante é absorver o conhecimento que é compartilhado em todos os níveis da plataforma e da comunidade.

 

 Beth, que delícia ler sua entrevista. A sua jornada é muito muito interessante.  Muito obrigada por ter aceitado o convite. Fico muito feliz que você tenha topado compartilhar informações sobre sua vida particular e também sua vida como anfitriã do Airbnb. 

 

Fiquem à vontade para fazerem perguntas para a Beth! : )

 

-----

 

Por favor consulte as Normas da comunidade

9 Respostas 9
Gladis3
Level 10
Rio Grande do Sul, Brazil

 

Que maravilha de entrevista, quantas experiências sensacionais!

Adorei o seu espaço Beth, otimizado, bem decorado com um toque jovial, alegre e de bom gosto.

Desejo sucesso e que consiga abrir a sua pousada em breve!! 

Você demonstra ser uma excelente anfitriã!!

Me vi e ri muito aqui quando você comenta sobre as coisas que lhe passam pela cabeça, como “será que os hospedes estão bem?, será que estão gostando? Será que falei demais?” Kkkkk...partilho das mesmas incertezas e ansiedades, depois vem a alegria de ver as 5 estrelinhas brilhando : D 

Eu espero ansiosa pelas avaliações e comentários. Acho que é bem o que se passa com você também hehehe... 

 

E você @Gaby mais uma vez de parabéns por sua intensa atuação dentro da comunidade, sempre nos trazendo temas importantes, histórias fantásticas, aproximando anfitriões, nos estimulando a aprender a lidar com essa ferramenta maravilhosa e nos motivando a sermos cada vez melhores, só tenho a agradecer muito e te dar meus parabéns!!

 

Grande abraço

Sucesso meninas!!!

 

Gladis

 

 

Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

Que prazer ler a sua trajetória Beth! A sua foto favorita nos remete ao aconchego e bem receber que vc expressa em sua entrevista! Parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo!

Acho muito legal @Gaby,  nessas entrevistas a unanimidade no PRAZER EM RECEBER ! Quando a gente gosta do que faz, faz com sucesso!! Temos visto muitos anunciarem na plataforma sem estuda-la antes e sem a menor vontade em  "receber"...é uma pena, a troca é tão positiva não é?? Positiva com o hóspede, positiva com outros anfitriões e super positiva aqui na central da comunidade!

Beatriz
Tania-Ligia0
Level 2
Salvador, BR

Boa noite Beth! Parabens pelo sucesso! Me identifiquei muito com sua história no Airbnb e de como você tambėm se preocupa com os hóspedes!! Realmente é muito gratificante esta troca! Sua morada( aqui em Salvador é assim que falamos) é muito linda e aconchegante! 

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Olá Beth
Primeiramente parabens pela sua interessante entrevista e história no Airbnb e também pelo seu novo espaço que oferece.
Eu me lembro de você da comunidade de anfitriões RJ, certamente as uma das participantes mais inteligentes e perspicazes daquele espaço, que agora está um pouco abandonado. Recentemente apareceu um "grosseirão" que na falta de argumento, critica a forma do texto, chamando texto dos outros de "testão", etc. Uns dos ultimos grandes tópicos (tempos atrás) teve boas e ricas participações, inclusive do host (esqueci o nome no momento e estou com preguiça de pesquisar) que por sua experiência e tempo no Airbnb, possui uma merecida e incontestável aura de pontifix maximus entre os hosts Airbnb.
Não sei se me encontro exatamente no perfil de "sharing economy", pois alugo espaços inteiros. Mas existe correlações quanto à alguns critérios que se aplicam a todos os hosts. Acho interessante que você pesquise a dita "econômia compartilhada", não somente Airbnb como Uber, empresas do setor que tem coisas em comum, como a pratica de procurar aumentar cada vez mais a oferta e no rigor de avaliação dos hosts. Existe muita coisa a ser estudada, pontos ótimos e positivos, como também pontos que ainda devem ser entendidos. Já lí em uma comunidade em outra lingua, uma opinião de uma host que me chamou a atenção, quando disse que o Airbnb é Uber do setor de acomodações!

Não sei exatamente se a comparação é correta. O certo é que, acho que o Uber é um bom modelo de transporte para século 21 e uso muito. Assim como você, também já usei Airbnb, no meu caso duas vezes e gostei, uma das vezes em Buenos Aires e outra em Santiago no Chile. Preço e local e acomodações  foram super convenientes. Enfim, incentivo a tentar continuar com sua pesquisa, pois certamente é um campo interessante de ser explorado.
Abraços e tudo de bom!

Beth56
Level 10
Florianópolis, Brazil

Valeu, Renato!! Demorei mas respondi. Quem sabe um dia eu volto a pesquisar...

Veronica387
Level 4
São Caetano do Sul, Brazil

olá, ou receber meu primeiro hospede semana que vem, e quase não estou dormindo de ansiedade. O apartamento está certinho, espero que tudo corra bem. Li sua entrevista e até fiquei mais tranquila , parabéns, muita coragem receber em casa, pessoas estranhas não é? abraço

Gustavo216
Level 2
Brasília, BR

Simplesmente sensacional Beth. Compartilhar suas experiências e as espectativas, alimenta ainda mais o trabalho que desenvolvemos com nossos hóspedes. Entendo que cada um é diferente do outro, porém a satisfação deles é nossa alegria. Parabéns e continue trilhando este caminho de sucesso!!!

Cristina886
Level 3
State of Rio Grande do Sul, Brazil

Olá Beth,

adorei a entrevista. Estou iniciando como anfitriã e super insegura , amei saber dos detalhes, estou mais tranquila rsrs..

As dicas são importantes para quem está chegando na plataforma..

Parabéns!!!

abraços.

Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

@Cristina886 @Gustavo216 @Veronica387 @J-Renato0 @Tania-Ligia0 @Beatriz98 @Gladis3 @Beth56

 

Obrigada pelos comentários!

A nova entrevista foi postada hoje, fiquem à vontade para participar. : )

[Entrevista] Anfitrião em Destaque de julho 2018

-----

 

Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias