Mudei de país, devo mudar a moeda?

Respondido!
Angélica41
Level 3
São Paulo, Brazil

Mudei de país, devo mudar a moeda?

Olá comunidade! Como vocês estão?

Recentemente, me mudei de país, tenho um apartamento no Brasil, então agora vou passar a receber em euros, só que estou com uma dúvida cruel, eu devo mudar a moeda? 

A minha dúvida decorre pois eu vi que quando mudo a moeda o valor em reais sobe um pouquinho e mesmo que eu diminua um euro não fica exatamente no valor que gostaria, a questão é se eu deixar em reais ganharia menos, seria bom mudar as moedas e ficar olhando como está o preço em reais decorrente as variações cambiais?

A taxa da airbnb muda quando a moeda é mudada?

Eu tentei ler nos tópicos de ajuda da airbnb e não achei muita coisa, por isso vim aqui. Ah, outra coisa que está me incomodando um pouco a falta de noção de quanto realmente vou ganhar na nova moeda.

Obrigada e abraços

17 Respostas 17
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Angélica41 

 

Independente da moeda, você continuará quando  mesmo (97% do valor total da diária).

 

A questão que você precisa ficar atenta é se houve mudança do banco onde você recebe estes recursos. O valor das diárias continuarão sendo depositados no Brasil?

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Angélica41
Level 3
São Paulo, Brazil

@Ricardo85 

Desculpe a demora é que não sei porque a sua resposta foi para minha pasta de Spam. Bom, como estou em Portugal agora passarei a receber através de um banco português, ou seja, não continuaram sendo depositados no Brasil.

Teria diferença? Eu estou um pouco confusa.

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Angélica41 

 

Sim, terá diferença por conta da conversão.

 

Pelo o que eu entendi você tem um anúncio de uma acomodação no Brasil com valores em Reais, mas sua conta bancário é em Portugal (Euros).

 

Veja este item do ToS.

 

Ricardo

 

PS: como você está fazendo para administrar sua acomodação no Brasil estando em Portugal?

 

 

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

@Ricardo85 Isso, e estou perguntando se compensa mudar a moeda para Euros, se ficará mais caro para os hospedes brasileiros e se eu deixar em reais perderei muito dinheiro.

Sobre a pergunta do PS, minha mãe que é minha confritriã, ela está coordenando tudo no Brasil, me mudei sozinha para cá, as entregas das chaves, ficou por conta da portaria e a limpeza é a funcionaria da limpeza que já fazia antes de me mudar daquele apt, ai mando mensagem quando ela tem ir e tal, como ela trabalha há anos confio nela e minha mãe faz o pagamento do Brasil, e eu daqui fico respondendo as dúvidas, enfim as tecnologias ajudam muito!

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Angélica41 

 

Você está em uma situação muito particular em que a moeda não é a mesmo do país onde a acomodação está localizada.

 

Uma sugestão seria você converter o valor que vocês cobrava em Reais para Euros e deixar em Euros como a moeda do anúncio.

 

O único problema seria os hóspedes perceberam que o valor não é em Real.

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

@Ricardo85 eu cheguei a mudar, mas vi que os preços tinham subido e quando diminui um euro não ficou no preço que eu queria, minha dúvida também é, mudando a moeda as taxas do Airbnb ficam mais caras? Se compensa mudar, se perco dinheiro deixando em reais... Como precisei contatar a Airbnb por pequeno problema com hóspede, aproveitei que já estava falando com eles por mensagem e uni o gancho para não abrir muitas solicitações, porém o atendimento por mensagem está bem ruim, eles não estão prestando atenção no que pergunto, ficam repetindo passos que já fiz, só sei que nessa confusão to bem perdida e confusa

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Angélica41 

 

Não sei com a mudança exista a cobrança de algum imposto local, como por exemplo o VAT.

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

@Ricardo85 Então estou tentando conversar com a Airbnb sobre, mas acho que terei que abrir uma nova solicitação para conversar sobre, pois na solicitação já aberta a pessoa que me atende, eu coloquei a questão 3 vezes e o atendente ignorou. Vou tentar abrir uma nova solicitação e se quiserem eu atualizo aqui!

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@Pedro-Vinicius1 você tem algo para compartilhar sobre esse assunto? Talvez você possa ajudá-la...

 

@Angélica41 que bom ver você novamente por aqui 🙂

Angélica41
Level 3
São Paulo, Brazil

@May Oi! Voltei de novo com uma questão complicada hehe só volto para isso! Quem sabe ele não pode me ajudar? Que eu já to ficando doida! hahahaha

Pedro-Vinicius1
Level 8
Florianópolis, Brazil

@Angélica41  Oi Angelica, tudo bem? Prazer!! 🙂

@May essa ta dificil mesmo! hahahaha

Entao, vamos la vou tentar te ajudar um pouco com algumas situacoes que ja vi por aqui dando uma bisbilhotada nas ferramentas do app. 

Primeiro vamos partir do principio que se voce nao quer perder dinheiro de jeito nenhum e quer manter tudo organizadinho de uma maneira perfeitamente controlada e metodica, nao abandone a agenda de papel e uma caneta para estar sempre acompanhando valores e conversoes de moeda, faz parte e nao tem erro.

Sobre mudar a moeda do seu anuncio nao tem necessidade, o Airbnb se encarrega de ajustar os valores de acordo com o local do qual a pessoa realiza o acesso, por exemplo voce quando criou seu perfil, preencheu alguns dados e dentre esses dados colocou a moeda na qual voce quer que seja cobrado o seu aluguel assim como a moeda que voce vai utilizar para pagar, entao sempre vai aparecer tudo convertido em REAL pra voce, voce pode pesquisar um airbnb na Russia que eles vao te converter para o valor em reais. Assim sendo voce pode manter o seu valor em Real pois o airbnb automaticamente realiza a conversao para a moeda da pessoa que estiver olhando seu apartamento e com isso voce nao perde dinheiro nenhum com as conversoes, esse "gap" na taxa acaba sobrecaindo ao guest. 🙂

Agora uma dica quanto a essa burocracia monetaria e de conversao e perda de dinheiro,Etc:

- Mantenha sua conta no BR;

- Tenha alguem de confianca para "administrar";

- Crie uma conta no Western Union;

- Tire uma data todo mes e realize a transferencia de todos os seus ganhos.

 

Espero que tenha ajudado em algo, mas realmente voce vai estar sempre "esquentando" a cabeca cuidando das conversoes e valores para manter-se sempre competitiva.

Boa Sorte querida! 🙂

 

@Pedro-Vinicius1 Então, os rendimentos estava na conta da minha mãe que está no Brasil, mas ela me pediu para eu trazer para minha conta europeia para ajudar me manter aqui, pois ela que está me mantendo aqui por agora, ai para não ficar entre vai e volta e tal, ela achou que assim ficaria mais fácil deixar o dinheiro vir direto para mim e ela diminuiria os valores que ela tiraria da própria conta.

Consegui falar com Airbnb, realmente mudar a moeda não muda muito, os hospedes sempre serão cobrados em reais, mas sim se eu mudar sou afetada pelo câmbio e serei obrigada a mudar os preços se eu colocar em euros.

Então, deixarei como está com a moeda em real, e o dinheiro vindo diretamente para mim, farei uns testes por um tempo se eu ver que não está legal devolvo os rendimentos para ela e voltaremos ao método que falou.

Agradeço a resposta!

@Angélica41 , vai dar certo com certeza.

Bom fazer uma planilha pra ver o quanto vai oscilar esse cambio automatico que vai recair sobre voce. (chato mas faz diferenca).

Boa sorte. abc. 🙂

@Angélica41 , eu vivo uma experiência parecida com a sua, por isso acho que compreendi exatamente o seu dilema. Se coloca o preço em Euro, a variação de preço em Real acaba sendo um fator relevante. Estabelecer o preço em Euro te dá a certeza de que vc receberá o que considera justo, mas quando vc converte para reais, fica insatisfeita. Incomoda se você pensar que quem está reservando são brasileiros, que vão ver o preço em Real, talvez com a variação cambial o seu preço não fique atraente. Um europeu, por exemplo, ao abrir o Airbnb para reservar, verá o preço na moeda que tiver cadastrado, provavelmente Euro, então não rola essa impressão, né? Você vai ter que verificar com o tempo se quem procura sua propriedade são mais brasileiros ou estrangeiros. É isso que poderá nortear melhor a tua escolha. Eu decidi usar o Real porque, além de ter muitos hóspedes brasileiros, me facilita administrativamente. Pago uma pessoa como co-anfitriã e ficava trabalhoso ter que  converter a comissão dela em real no dia do pagamento. Mas às vezes me aborreço quando faço a conversão e vejo que o Real tá tão desvalorizado... De qq forma, não tem como escapar: vc terá que dar uma olhada sempre na plataforma, ver quanto os seus concorrentes estão cobrando e ir ajustando o seu de acordo com o mercado, e a sazonalidade. É um trabalho necessário para se tornar competitiva.

A outra questão é que você está recebendo o rendimento em Euros, no seu banco em Portugal. Eu tb recebo no meu banco no exterior. Pelo que tenho conferido, a conversão é Ok, não percebo perda de dinheiro  (você perderia dinheiro se o Airbnb depositasse o seu dinheiro no Brasil e vc tivesse que transferir o dinheiro pra Portugal).  Outra dúvida sua é a respeito da taxa do Airbnb. Não varia, são 3% de comissão. Bem, espero ter ajudado. Um abraço e sucesso!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias