Negociação x Expectativas

Luciana472
Level 2
Camaçari, Brazil

Negociação x Expectativas

Boa noite, anfitriões!

 

Quando um hóspede pede um desconto muito específico, por exemplo: quero pagar R$ X por semana, ou R$ Y por mês... O que você entende? 

Como brasileira, entendo que estou negociando um valor com uma pessoa e que, sobre o valor que negociarmos, terei que pagar a taxa padrão que me cabe pelo uso da plataforma do Airbnb). Estou errada?

 

Em minha experiência com hóspedes estrangeiros, em 100% das vezes que a conversa com um hóspede se iniciou assim, a expectativa deles era de que o valor total final fosse R$ X ou R$ Y (já incluindo, inclusive, a taxa do Airbnb que seria cobrada deles). Já tiveram esta experiência? 

 

A solução é baixar mesmo o preço e pagar a taxa para eles - ou perder a reserva?

 

7 Respostas 7
Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

@Luciana472 ,

Acho que esse tipo de abordagem quero pagar X é um mal começo de conversa. Respondo tranquilamente que não me interessa, e sugiro que utilize o filtro de preço para a busca dentro das possibilidades que pretende gastar . Quando me perguntam se eu poderia melhorar o preço, aí já é outro tipo de abordagem, envio uma oferta especial dentro do meu limite de preço. Cada um sabe do seu custo, não acho nada educado colocar preço na acomodação do outro.
Tem anfitrião que aluga sem fazer conta, acha q está ganhando , que a acomodação não pode ficar vazia e quando chegam as contas de energia água e gás  , percebe que «  pagou « para hospedar .
 

Beatriz

Os casos que tive assim foram com estrangeiros. Ele costumam informar o quanto querem gastar - e esse "gerenciamento da expectativa" deles é que (me) dá dor de cabeça... 

 

Os brasileiros tem mais "jogo de cintura" quando querem negociar, realmente, @Beatriz98 . Obrigada pelo retorno!

Dejanira0
Level 7
Rio de Janeiro, Brazil

 Concordo contigo Beatriz, a abordagem é tudo. Esta abordagem pago X já ganha a minha antipatia imediata. Assim como aqueles que dezem. Vou chegar as 6 da manhã e partir as 21 h, quando o check-in é a partir das 15 h e o check-out até sa 11h. Este tipo de abordagem já mostra um hóspede indelicado e arrogante. Problema na certa.

Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

@Dejanira0 não tive este problema com hóspedes obtei por flexível tanto entrada como saída até hoje

tranquilo

quanto questionamento quanto pagar falo que isso não é comigo o preço e com o aplicativo

não tive problema ainda!!

@Dejanira0, neste caso dos horários, eu verifico se é possível, porque às vezes há reservas para chegar no mesmo dia da saída e complica, certo?

 

Daí respondo sempre confirmando a informação do horário de check-out e informo o motivo: caso haja uma outra reserva para aquela data precisamos do tempo para aprontar o imóvel para os novos hóspedes, etc. Deixo sempre claro que, se for possível, informaremos posteriormente. Daí não criamos polêmica na chegada e ganhamos tempo para:

 

1 - eles se organizarem melhor para sairem no horário certo (já que não tem garantia de que poderão ficar até mais tarde no dia do check-out); ou

2 - decidirem pagar mais uma diária para manter a data exclusiva para eles (já aconteceu também); ou 

3 - informo na véspera se não houve solicitação de reserva e até que horário poderemos aguardar.

 

Normalmente funciona e todo mundo fica contente 😉

Minha preocupação é como deve ser concedido o desconto ao hóspede, para estadias que não estão preestabelecidas e p que isso fique registrado na plataforma do Airbnb 

@James2907 ,

O  hóspede seleciona as datas de entrada e saída, e vc pode enviar uma "oferta especial " com o valor para a estadia que vc acordou via chat.

 

https://www.airbnb.com.br/help/article/35/como-fa%C3%A7o-para-enviar-uma-oferta-especial-a-um-h%C3%B...

Beatriz

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias