Problema na cobrança do pagamento da reserva

Lucio23
Level 1
Curitiba, Brazil

Problema na cobrança do pagamento da reserva

Olá a todos,

 

Logo após a confirmação de uma reserva, recebi um email do Airbnb dizendo o seguinte:

 

"Olá, Lucio,
 
Nossa tentativa de cobrar de [Nome da Pessoa] o valor devido pela reserva XXXXXXXXXX durante 23 de Março de 2017 - 27 de Março de 2017 não foi bem sucedida. A reserva ainda está ativa, e nós enviamos um email de notificação para Mozara com uma opção direta para efetuar o pagamento.
Se o seu hóspede enviar o pagamento com sucesso, lhe enviaremos um email de confirmação imediatamente. Se você tem dúvidas sobre o problema de pagamento, você pode entrar em contato com o hóspede.
Se o seu hóspede não enviar o pagamento com sucesso ou se ele cancelar a reserva antes de fazer o pagamento, o Airbnb não se responsabiliza em emitir o pagamento ao anfitrião. Se você preferir cancelar a reserva, você pode [link: cancelar sem sofrer penalidades]  a qualquer momento antes do início da viagem. Se a reserva começou e você quer cancelar, por favor, [link: envie-nos um aviso].
Agradecemos a sua compreensão.
Atenciosamente,
A Equipe do Airbnb"
 
 
 O hospede, nesse mesmo momento me mandou uma mensagem dizendo que o pagamento não foi confirmado pois ela tentou realizar um pagamento parcial. Ela queria pagar apenas uma parte, e deixar para pagar o resto em um segundo momento.
Respondi dizendo que isso não é possivel, e que a politica do Airbnb não permite tal coisa, etc.
O Problema, é que após essa contato o hospede não responde mais minhas mensagens, dizendo se irá ou não efetivar o pagamento!
Seguindo as informações do email, se clico no link "cancelar sem sofrer penalidades", existe uma mensagem dizendo que "Penalidades de anfitrião podem ser aplicadas."!
E pra piorar meu entendimento quanto ao funcionamento da política do site, o status da reserva continua aparecendo como ACEITO, ou seja, fora o email do Airbnb, e fora a mensagem que a hospede me enviou, tudo parece bem pois o status continua como "ACEITO".
 
Minhas dúvidas são o seguinte:
 
1) Quando um hospede confirma uma reserva, o valor integral não é automaticamente debitado em seu cartão de crédito?
2) Ao realizar uma reserva, o hospede pode escolher em algum momento o valor que quer pagar, como parece ter havido nesse caso?
3) Quando um pagamento NÃO FOI BEM SUCEDIDO, o site Aibnb não deveria se responsabilizar em alterar o status de "Aceito", para outro que mostre ao anfitrião que houve um problema no pagamento e que a reserva não foi concluida?
4) Como pode o site não se responsabilizar pelo pagamento, ou, ao menos se responsabilizar em informar se uma pagamento foi ou não realmente efetivado?
5) Se nesse caso eu realizar o cancelamento, irei sofrer algum tipo de penalidade como as descritas no site?
 
 
Realmente o funcionamento do site Airbnb tem muito a melhorar, pois em momentos como este não temos como realmente saber o que está acontecendo.
Em relação a resolução de problemas, o site também deixa muito a desejar, pois ficamos completamente sem ter a quem recorrer!!!
Não sei se devo ou não cancelar a reserva, com medo de sofrer as penalidades impostas sobre "cancelamento de anfitrião"
Está é minha quarta locação via Airbnb, e em 50% delas tive problemas!!! Estou realmente pensando em desistir de utilizar o site Airbnb!
 
Agradeço se alguém que já tenha passado por esse problema me ajudar.
 
Grato
Lucio
 
6 Respostas 6
Brux0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Lucio,  tem algumas coisas estranhas.  Quando alguem paga nao tem como mudar o valor no site tentando pagar 50%.  Ou seja, a hospede no momento do pagamento nao pode ter mudado o valor e o site dado erro.  E se o pagamento nao e' efetivado, a reserva nem entra.  O que a hospede provavelmente fiz e' ou parcelar no cartao, ou emitir um boleto.  Se emitiu um boleto, e nao pagou dentro de 24 horas, a reserva vai cair automaticamente dentro de 3 dias e o calendario vai ser liberado.  Se ela pagou no cartao parcelando, nao tem como voce receber essa mensagem aos menos que o cartao dela fosse invalido.  Nesse caso a reserva cai em 24 horas.

 

Agora, pela minha experienca o fato que a moca nao esta respondendo mais, e' porque e' golpe mesmo por parte dela.  Eu fosse em voce ligaria para airbnb e perguntaria porque uma reserva entrou se o pagamento nao foi efetivado.  Eles tem como cancelar assim voce nao vai ter penalidades.

Rodolfo123
Level 1
State of São Paulo, Brazil

Recebi a mesma mensagem, porém com uma reserva ativa de longa duração, ou seja, o hóspede já está hospedado e recebi uma parte (30 dias) e agora faltam 10 dias para receber e o Airbnb diz que não pode fazer nada se ele não pagar e que eu poderia cancelar a reserva.

Sempre entendi que o Airbnb cobra o valor total da reserva e repassa de forma dividida.

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@Rodolfo123 eu achei alguns links na Central da Ajuda que podem te ajudar a entender como funciona as reservas de longa-duração. Espero que te ajude 🙂

Brux0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Reservas de longo prazo são cobradas mensalmente.  É só falar com seu guest e falar para resolver que deu problemas 

Rodolfo123
Level 1
State of São Paulo, Brazil

Eu sempre achei que o pagamento era total e depois liberados mensalmente. Cobrar parcialmente não vejo problema se o Airbnb me desse alguma garantia e que agora entendi que não ser o caso.
O que acho pior é o Airbnb que faz a intermediação, vir me solicitar para que eu entre em contato com o hóspede para resolver problema de pagamento, sendo que o mesmo deve ser feito via sistema do Airbnb. Além disso, indica que eu poderia cancelar a reserva, sendo que o hóspede já está há 30 dias no meu espaço.
Não é um problema de pagamento, mas não tenho garantia alguma por parte do Airbnb.

Fica o aprendizado e a partir de agora farei sempre um contrato direto entre as partes (locador e locatário) para ter pelo menos um papel para situações diversas.

Já vi que depender do intermediador Airbnb não vai me ajudar em nada.

Brux0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

O pagamento de reserva é sempre antecipado em todos os casos, só no caso de reservas com mais de 30 dias Airbnb recolhe os primeiros 30 dias e depois cobra mensalmente como é lógico fazer.  

 

So que as vezes, o cartão bloqueia o segundo pagamento, o cartão expirou, da erro etc.... 

 

se não acontecem erros Airbnb cobra normalmente e o hóstnem se da conta das cobrancas.  Se da algum erro Airbnb envia uma mensagem para o hóspede regularizar o pagamento, porém não tem controle se o hóspede não ver a mensagem ou não responder ao telefone.  Por isso sugere que também o anfitrião que tem hóspede na própria casa lembre ele de regularizar o pagamento.  

 

Comigo sempre deu deu certo e era bloqueio do cartão quase sempre.  Avisei o hóspede ele ligou para Airbnb que nos atendeu otimamente e tudo foi resolvido em menos de 5 minutos.

 

Eu sempre acho mais rápido enviar um zap para o hóspede e ligar para Airbnb ao invés que escrever textão aqui, onde de fato posso receber informações mas ninguém pode resolver meu problema.

 

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias